SóProvas


ID
915940
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Entre 1968 e 1973, o PIB real apresentou extraordinário crescimento no Brasil. Relativamente a esse período, conhecido como o do "milagre brasileiro", é correto a? rmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) a taxa média de crescimento foi superior a 14%. ERRADO. A TAXA MÉDIA FOI DE 11.5% O PICO É QUE FOI POUCO MAIS QUE 14%

    •  b) o forte crescimento foi obtido apesar do fraco desempenho da economia mundial no período e da piora nos termos de troca para o Brasil. ERRADO. O Milagre foi combinação de alguns fatores:
      • Melhora do parque industrial promovida em anos anteriores
      • Políticas de estimulo à demanda agregada iniciadas nas décadas de 60
      • Excepcionais condições do mercado internacional

    ·                          c) embora tenha havido crescimento do PIB real, a produtividade total dos fatores não cresceu no mesmo período. ERRADO

    Houve excelente desempenho dos bens de capital

    Os setores agrícolas e de bens não duráveis foram os poucos que não apresentaram desempenhos espetaculares

    ·                          

    ·                          d) foi um importante determinante do “milagre brasileiro” o menor grau de abertura da economia para o exterior que resultou das reformas do Governo Castelo Branco. ERRADO. NÃO REDUÇÃO DE GRAU DE ABERTURA DA ECONOMIA PARA O EXTERIOR NO GOVERNO CASTELO BRANCO.

    ·                          e) foram cruciais para o "milagre brasileiro" as reformas institucionais do Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), entre 1964 e 1966, em particular as reformas fiscais/tributárias e financeira, que criaram as condições para a aceleração subsequente do crescimento. CORRETO



  • Para entender o período do milagre econômico é importante observar um plano anterior a ele, o PAEG.
    PAEG = PLANO DE AÇÃO ECONÔMICA DO GOVERNO - 1964: a política adotada no PAEG obteve grande êxito na redução das taxas inflacionárias e em preparar o terreno para a retomada do crescimento. Este quadro permitiu altas taxas de crescimento ao longo da década de 70, durante o período do chamado Milagre Econômico. Foi o maior êxito do governo Castello. Crescimento moderado do PIB: 4,2% a.a., em média. O crescimento se colocava também como uma necessidade para legitimar o Regime Militar, que procurou justificar sua  intervenção na necessidade de eliminar a desordem econômica e político-institucional, e recolocar o país nos trilhos do desenvolvimento.

    O PAEG visou reduzir o déficit público, aumentar a receita e reduzir os gastos do governo. Este plano tinha, basicamente, duas linhas de atuação: políticas conjunturais de combate à inflação e reformas estruturais.
    O plano trouxe um caminho para o chamado milagre econômico. O período entre 68-73 (Milagre) possibilitou um crescimento de 11,1% a.a. em média, estes índices foram alcançados por conta de reformas institucionais anteriores, crescimento da economia mundial (antes da primeira crise do petróleo - choque de oferta externo), capacidade ociosa da indústria e mudanças no diagnóstico da inflação.

    Espero ter ajudado.
  • Entre 1968 e 1973, o PIB real apresentou extraordinário crescimento no Brasil. Relativamente a esse período, conhecido como o do "milagre brasileiro", é correto a? rmar que:

    a) a taxa média de crescimento foi superior a 14%.FALSO. A taxa de crescimento, segundo Gremaud, foi entre 9,7 e 14%. Ou seja, não foi superior a 14%.
    b) o forte crescimento foi obtido apesar do fraco desempenho da economia mundial no período e da piora nos termos de troca para o Brasil.FALSO. Muito pelo contrário, o desempenho da economia mundial não era fraca (na verdade havia um excesso de liquidez internacional, ocasionado pelos déficits públicos e externo dos EUA, financiados com expansão monetária) e não houve piora dos termos de troca, mas sim, melhora.
    c) embora tenha havido crescimento do PIB real, a produtividade total dos fatores não cresceu no mesmo período. FALSO.
    d) foi um importante determinante do “milagre brasileiro” o menor grau de abertura da economia para o exterior que resultou das reformas do Governo Castelo Branco.FALSO. Um dos determinantes do milagre brasileiro foi o "crescimento das exportações": graças ao crescimento no comércio mundial e à melhora nos termos de troca, bem como às alterações promovidas na política externa do país e aos incentivos fiscais, verificou-se um crescimento  2,5 vezes no valor das exportações (volume e termos de troca), o que representou ampliação significativa na capacidade de importar da economia.e) foram cruciais para o "milagre brasileiro" as reformas institucionais do Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), entre 1964 e 1966, em particular as reformas fiscais/tributárias e financeira, que criaram as condições para a aceleração subsequente do crescimento.VERDADEIRO. A boa performance verificada no período do milagre (1968-1973) foram em decorrência das reformas institucionais e da recessão do período anterior, que geraram uma capacidade ociosa no setor industrial e as condições necessárias para a retomada da demanda.


    FONTE: Gremaud, 2009.
  • alternativa A é pura pegadinha!

    Ter noção desses percentuais é mto importante!