SóProvas


ID
915946
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação ao Plano Cruzado, não é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B.

    Houve um congelamento dos preços, salário e aluguéis. No entanto, antes de tal medida, os salários foram reajustados e, assim, congelados. Isso implicou um aumento no consumo, o que levou a muitos produtos a serem comprados a base de ágios, por fim o retorno da inflação, ou seja, o fracasso do plano.
  • A data da alternativa D refere-se ao Plano Bresser (1987).

    A questão refere-se ao Plano Cruzado que é de 1986.
  • Cabe recurso:

    Plano Cruzado foi um conjunto de medidas econômicas, lançado pelo governo brasileiro em 28 de fevereiro de 1986, com base nodecreto-lei nº 2.283, de 27 de fevereiro de 1986,[1] sendo José Sarney o presidente da República e Dilson Funaro o ministro da Fazenda. Foi o primeiro plano econômico nacional em larga escala desde o término da ditadura militar.

    As principais medidas contidas no Plano eram:

    • congelamento de preços de bens e serviços nos níveis do dia 27 de fevereiro de 1986;

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Cruzado
  • - Verificou-se no Brasil um significativo aumento da taxa de inflação a partir de 1973, processo relacionado aos sucessivos choques externos e internos – choques do petróleo (73 e 79), choques das taxas de juros internacionais (início dos anos 80), choques agrícolas (quebra de safras), alterações cambiais, etc. – e sua propagação devido aos mecanismos formais e informais de indexação existentes na economia.
     
    - Os primeiros anos da década de 80 mostravam que a taxa de inflação na economia brasileira não estava relacionada com o nível de atividade econômica.
     
    - No Brasil, a taxa de inflação permanecia elevada mesmo com a persistência do quadro recessivo durante o início da década.
     
    - Assim, não se verificava a Curva de Philips, com a inflação se manifestando quer na expansão, quer na recessão.
     
    - Em qualquer ambiente, os agentes conseguiam repassar para seus preços os choques que afetavam suas rendas. Criava-se assim um ciclo vicioso.
     
    - No início a Nova República duas correntes para explicação da inflação brasileira ganham destaque:
     
    1) os inercialistas e 2) os pós-keynesianos
     
    - Da união dessas duas tendências nasce o Plano Cruzado.