SóProvas


ID
916048
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

De acordo com o modelo IS/LM/BP com perfeita mobilidade de capitais e regime de câmbio fixo, e admitindo que a economia esteja em equilíbrio (interseção entre as curvas IS, LM e BP), uma elevação do gasto público:

Alternativas
Comentários
  • A politica fiscal no modelo IS-LM-BP com cambio fixo é totalmente eficaz.
    Aumentará a renda e não terá alterações na taxa de cambio pois a curva LM irá se deslocar para a direita, mantendo o nivel de juros e da taxa de cambio.
    Gabarito: A

    Comentando as outras:
    • b) Inicialmente teremos um superavit.
    • c) a política fiscal terá total efeito sobre a renda quando há perfeita mobilidade de capitais e cambio fixo.
    • d) Gasto público sempre aumentará a renda.
    • e) Inicialmente teremos uma depreciação cambial.
  • Não entendi a parte " sem efeito sobre a taxa de juros ", com o deslocamento do ponto de equilíbrio não há uma aumento na taxa de juros?

  • Olá, Adriana. O que ocorre é que, como  a taxa de câmbio é fixa, a elevação da taxa de juros  (resultado da política fiscal expansionista) tende a pressionar no sentido de uma valorização cambial - para simplificar, considere que a elevação de juros atrai capital externo, pressionando a valorização da moeda nacional. No entanto, para garantir o câmbio fixo, o governo precisa agir retirando moeda forte do mercado. Na prática, isso corresponde a uma política monetária expansionista (ao comprar dólares, o governo está injetando reais no mercado). Isso significa um deslocamento da curva LM para a direita, ampliando a renda e diminuindo a taxa de juros para o nível inicial (daí a correção da assertiva). 

  • pessoal, alguém poderia em tirar uma dúvida?
    depreciação cambial é a mesma coisa que desvalorização cambial? a depreciação cambial é a diminuição do valor do dolar em relação ao real ou a diminuição do real em relação ao dolar?
    essas dúvidas sempre me embaralham.

  • Com o aumento dos gastos públicos, haverá uma elevação da renda, o que desloca a IS para cima e para a direita. Isso faz com que os juros externos sejam maiores que os internos, levando a uma depreciação cambial. Como o câmbio é fixo, o BACEN deverá comprar moeda estrangeira e injetar reais na economia, o que desloca a LM para baixo e direita, fazendo com que se atinja um equilíbrio de juros novamente. A política fiscal é eficaz.

  • IS-LM: equilíbrio entre mercado real e monetário da economia (gráfico juros x renda)

    OA-DA: equilíbrio entre oferta e demanda (gráfico preço x quantidade)

    Regime de câmbio fixo: o BACEN atua por meio de políticas monetárias deslocando a curva LM para manter a taxa de juros em equilíbrio.

    Regime de câmbio flutuante: a taxa de juros se mantém em equilíbrio através do deslocamento natural da curva IS (oferta e demanda do mercado real).

     

    No caso da questão, temos taxa de câmbio fixa e aumento dos gastos do governo.

    1. Sob a ótica da curva IS-LM, haverá deslocamento da curva IS para a direita e para cima, aumentanda a renda e o juros.

    2. O BACEN atuará para recolocar o mercado monetário em equilíbrio levando a LM para a direita e para baixo até realcançar a taxa inicial de juros.

    3. Portanto, teremos aumento de renda sem efeito sobre o juros.

     

    Gabarito: A

  • Com perfeita mobilidade de capital o BP é uma linha horizontal. Pense nesta linha como a linha de juros. Qualquer política expansionista ou restritiva em LM ou IS, desconsideradas as outras variáveis, não irá alterar o ponto de BP, logo não altera os juros. O QC deveria permitir a inclusão de figuras no comentário. Isso é básico.