SóProvas


ID
916054
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um indivíduo pode decidir entre consumir no presente ou postergar seu consumo, com base na sua renda permanente. Considere que sua renda no presente seja y0 e sua renda futura seja representada por y1 . Suponha também que este indivíduo tenha acesso a crédito à taxa de juros r.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.
    Um aumento da renda futura aumenta a renda permanente, o que aumenta o consumo nos dois períodos.


    MACROECONOMIA: Análise do ambiente econômico com casos brasileiros

     Por ALEM,ANA
  • Sobre a alternativa E:

    "A teoria da renda permantente de Friedman afirma que os indivíduos não mudam seu comportamento de consumo em virtude de alterações temporárias da renda. Eles pautam seus gastos com base em período maior de tempo, a renda que as pessoas esperam receber durante as suas vidas.

    Segundo a teoria, as pessoas procuram manter um nível estável de gastos, poupando em períodos de altos ganhos e usando a poupança em períodos de escassez.

    Vamos supor que você é dono de um bar, por exemplo. Não é porque você teve um alto ganho no verão desse ano que vai gastar tudo imediatamente. Provavelmente vai se proteger para outras estações,como o inverno, no qual o nível de vendas será menor. Só vai começar a gastar mais se perceber que seu negócio está expandindo, que você tem mais clentes, que o aumento dos seus ganhos é permanente.

    Por isso, pela teoria, se você ganha um bônus que não faz parte da sua remuneração, a tendência é você poupá-lo. Você só aumentaria os gastos se tivesse um aumento de salário, e não por causa de bônus."  http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=266060

    Diante disso, "De acordo com a hipótese de renda permanente, a propensão marginal a consumir a partir da renda transitória é MENOR que a propensão marginal a consumir a partir da renda permanente."
  • acho que essa questão está mal formulada, o item A e D são basicamente a mesma coisa, e as duas coisas dependem da variação ser esperada ou não. Se é esperada nada acontecesse, já estava precificada, se não fosse esperada, daí sim ocorreria alterações no consumo em cada período. Enfim,....

  • Fábio a questão ta legal

    Questão A: Aumentou a taxa de juros e eu sou um poupador,  to ganhando bem hoje pra consumir na minha velhice, governo aumenta a taxa de juros logo eu que ja era um poupador tenho a minha riqueza futura aumentada, logo aumentarei meu consumo tanto no presente quanto no futuro dada a teoria da renda permanente.

  • Fábio,

    A alternativa D é sempre verdadeira, enquanto a alternativa A "depende":

    D) Aumentou a renda futura -> aumenta a renda permanente -> aumenta consumo presente e futuro.

    A) Aumentou a taxa de juros: acontecem 2 efeitos simultâneos:

    1) Consumo presente diminui e consumo futuro aumenta (efeito substituição).

    2) Renda futura aumenta -> renda permanente aumenta -> consumo presente e consumo futuro aumentam, como pontuado pelo Chris concurseiro (efeito renda).

    Logo, perceba que o consumo presente aumenta por um efeito e diminui por outro. O efeito final vai depender de qual dos efeitos foi maior (efeito substituição ou efeito renda).