Na teoria ecônomica do crescimento, o modelo de Solow-Swan é um modelo neoclássico do crescimento, cujo nome foi dado em homenagem ao Prêmio de Ciências Econômicas Robert Solow.
Este modelo estuda o crescimento da economia de um país em um longo período.
Ele apresentou como fonte de crescimento econômico: a acumulação de capital, o crescimento da força de trabalho e as alterações tecnológicas. Robert Solow preocupou-se em demonstrar que o produto per capita é uma função crescente da razão entre capital e trabalho. A força de trabalho cresce a uma taxa natural (exógena ao modelo) então é necessária uma quantidade de poupança per capita, que deve ser utilizada para equipar os novos trabalhadores com uma quantidade de capital per capita K, igual a dos outros trabalhadores. Outra parte da poupança deve ser utilizada para garantir a não depreciação do capital. A primeira parte da poupança citada acima para equipar os novos trabalhadores é chamada "alargamento do capital" (expansão da força de trabalho) e a poupança utilizada para aumentar a razão capital-trabalho se chama "aprofundamento do capital".
Para alcançarmos a situaçao de steady state (estado estável) é necessário que a poupança per capita seja igual ao alargamento do capital. O capital por trabalhador K, tem um rendimento decrescente então chegando a esse ponto de equilíbrio não adianta investir mais no trabalhador que está na situaçâo da poupança per capita igual ao alargamento do capital porque não se estará maximizando a produtividade deste trabalhador. Assim o condicionante do crescimento econômico é a taxa de crescimento da força de trabalho.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_de_Solow
Atenção, há um equívoco na explicação do colega Felipe Couto.
A alternativa C está errada pq afirma que no estado estacionário, com progresso tecnológico, o produto per capita cresce à taxa g+n. Entretanto, é o produto TOTAL que cresce a essa taxa.
No estado estacionário, com progresso tecnológico, o produto per capita cresce à taxa g. Apenas qdo não há progresso tecnológico o crescimento per capita será zero. É até um pouco lógico né? A tecnologia compensando a falta de crescimento da mão de obra disponível. ;)
Segundo material do professor Héber Carvalho:
"Se houver progresso tecnológico, a renda per capita das pessoas crescerá mesmo que a economia esteja em estado estacionário. Quanto maior o progresso técnico, maior o crescimento da renda per capita."