SóProvas


ID
916060
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que concerne às hipóteses de Ciclo de Vida e de Renda Permanente (HCV-RP), todas as informações a seguir estão corretas, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Erro da alternativa B:

    Aumento da renda permanente aumenta o consumo na teoria da renda permanente. Acho que o peguinha foi trocar consumo por poupança ou trocar ciclo de vida por renda permanente. A teoria do ciclo de vida é a de suavizar o consumo, não se relaciona tanto com a mudança por conta da renda permanente, eu acho.

    http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=337325
  • O ciclo de vida tem a ver com a faixa etária da população e não com relação direta entre renda e poupança.

  • O erro é que no modelo de ciclo de vida a taxa de poupança varia conforme a faixa etária da pessoa, não conforme sua renda permanente. Um aumento da renda permanente alterará o quantum poupado, mas não a taxa de poupança.


    Ademais, cabe destacar que a alternativa C está correta: se o aumento do preço das ações for permanente e um indivíduo possuir grande parte do seu patrimônio em ações, ele poderá elevar (mas não necessariamente) o seu nível de consumo.

  • Analisando a questão:

    Segundo a Teoria da Renda Permanente alterações no consumo são devidas a alterações na renda permanente, ou seja, aquela renda que as famílias esperam receber ao longo de sua vida. Pode, todavia, ocorrer oscilações temporárias na renda, mas isso não significa que o consumidor consumirá mais ou menos conforme a alteração na renda temporária, e sim ele irá nivelar o consumo ao longo do tempo, poupando nos períodos de abundância e despoupando nos períodos de escassez, mantendo, assim, um padrão estável de consumo ao longo do tempo.

    Pela Teoria do Ciclo de Vida as pessoas decidem o quanto poupar e o quanto consumir baseado nas expectativas de renda durante todo o período de vida, já que, ao longo da vida, a renda dos consumidores tende a sofrer variações significativas, por exemplo, quando jovem a pessoa possui uma renda menor, no entanto com o desenvolvimento da vida profissional a renda aumenta, na velhice, contudo, a renda tende a sofrer queda significativa. Consequentemente, quando jovens tendem a despoupar ou contrair empréstimos, no auge da vida profissional, pagam os empréstimos e poupam para continuar com mesmo padrão de vida quando idosos.

    Passemos à análise da questão:

    A)    Correto. Os indivíduos tendem a consumir mais da renda permanente , visto que a renda transitória é destinada para poupança; assim a propensão marginal a consumir da renda permanente é superior à propensão marginal a consumir da renda transitória.

    B)    Errado. Segundo o modelo de Ciclo de Vida, um aumento da renda permanente das famílias levará a um aumento do consumo.

    C)    Correto. No modelo de Renda Permanente, uma valorização das ações em bolsa de valores pode elevar o nível de consumo, pois se essa valorização for percebida como aumento da renda permanente, poderá, sim, aumentar o consumo.

    D)    Correto. Entende-se como restrição da liquidez quando a família ou indivíduo tem a percepção correta da renda futura, mas há poucas oportunidades de conseguir empréstimos por qualquer período longo de tempo com base na renda futura esperada.

    E)     Correto. Conforme explanação acima.


    Gabarito: Letra “B".