SóProvas


ID
9172
Banca
ESAF
Órgão
TJ-CE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Além da fase intermediária, em que não são muito consultados, os documentos de arquivo passam pela fase:

Alternativas
Comentários
  • Também chamada de ciclo vital, documentos pertinentes á arquivos, passam apenas por 3 fases.

    1.Corrente ( documentos no uso funcional).

    2. Intermediária ( documentos que já ultrapassaram seu prazo de validade jurídica administrativo mas que ainda podem ser utilizados pelo produtor).

    3. Permanente ( documentos de preservação definitiva)
  • Alternativa correta:E

    Arquivo Corrente - Conjunto de documentos com tramitação ou não, que pelo seu valor primário é objeto de consultas frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração.

    Arquivo Intermediário - Conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequente que aguarda destinação.

    Arquivo Permanente - Conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor probatório, informativo, cultural, de pesquisa por parte da entidade que os produziu ou por terceiros.
  • Gente, o arquivo permanente não é aberto ao público. Pra mim, nenhuma das respostas está correta.
  • organização e seleção não são fases.Os arquivos correntes podem sim ser eliminados,os temporários são consultados sim,só ver o enunciado,que diz: "Além da fase intermediária, em que não são muito consultados",ou seja não é muito,mas é,então pode ser.E o permanente é sim aberto ao público,pelo seu vaor histórico.
  • Arquivo Permanente Está aberto ao público em geral, sem restrições de acesso. O usuário deve se comprometer a utilizar as informações ou documentos em pesquisas. O usuário deverá se credenciar no Arquivo Permanente do Arquivo Central/SIARQ através do Cadastro de Usuário do Arquivo Permanente
  • Queria lembrar aqui que existe possibilidade d que, mesmo estando em arquivos intermediários, os documentos possam vir a ser consultados POR TERCEIROS. REGRA GERAL: DOCUMENTOS EM ARQUIVO INTERMEDIÁRIO SÓ PODEM SR CONSULTADOS APENAS PELOS SETORES DETENTORES DA POSSE DOS DOCUMENTOS, OU SEJA, AQUELES QUE O ENVIARAM AO ARQUIVO INTERMEDIÁRIO. PORÉM, NO CASO EM QUE EXISTA AUTORIZAÇÃO DA UNIDADE ADMINISTRATIVA QUE TRANSFERIU OS DOCUMENTOS, ESTE PODERÁ SER UTILIZADO POR TERCEIROS.
  • Fui por eliminatória, porém discordo da alternativa. Pois não necessariamente os documentos irão para a fase permanente, um vez que podem ser eliminados tanto na fase corrente , quanto na intermediária.

  • um documento pode passar pelas três idades porém, a questão está mal formulada. A resposta correta deveria conter  "corrente e permantente" e não somente uma. Além disso o arquivo permantente não é aberto a consulta pública. Para isso existe a classificação de ostensivo e sigiloso então não da para generalizar.
  • A questão deveria ter sido anulada (se é que não foi), haja vista que há documentos (a maioria) que não passam pela fase permanente, contrariamente ao gabarito da questão. Segundo Schellenberg (2006, p. 67), "os objetivos de uma administração eficiente de arquivos só podem ser alcançados quando se dispensa atenção aos documentos desde a sua criação até o momento em que são recolhidos para um arquivo de custódia permanente ou são eliminados" - ou seja, não passam pela fase permanente, como afirmou a banca.
    Além do mais, nem era preciso citar Schellenberg, nem nenhum outro autor, já que a gente sabe que os documentos em "fase permanente" (sic) possuem um valor histórico-cultural (valor secundário) - ou seja, a maioria dos documentos, de fato, nunca passarão pela "fase permanente", já que não possuem valor secundário algum.
    Essa é a minha visão.
    Bons estudos!
  • O arquivo permanente é sim de acesso livre. Apenas os arquivos sigilosos que não podem ser acessados.

  • Além da fase intermediária, em que não são muito consultados, os documentos de arquivo passam pela fase onde são abertos e disponibilizados para consulta do público em geral. Nesta fase os documentos não possuem valor administrativo, mas ainda são importantes para a história ou pesquisa científica, razão pela qual devem ser preservados indefinidamente. Esta fase chamamos de permanente.
    Portanto está correta a alternativa de letra "E".
  • Cabe recurso nesse lixo de questão.

  • RECURSO!!!!

  • Gabarito E.

    Existem apenas 2 fases / VALORES PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO.

    As classificações é que são três.

    Sendo que as classes :

    . CORRENTE e TEMPORÁRIA possuem: . . VALOR PRIMÁRIO

    . Frequências de uso: alta / mediana respectivamente;

    .Possuem acesso restrito, mediante autorização.

    . PERMANENTE possuem:.

    . VALOR SECUNDÁRIO

    .São inalienáveis e imprescritíveis;

    .Documentos ostensivos;

    .Acesso liberado ao público.

  • Pergunta muito vaga e sem sentido