SóProvas


ID
919324
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale as razões que justificam a escolha da pesquisa-ação como estratégia de pesquisa no lugar da pesquisa convencional.

1) O objetivo de descrição e de intervenção sem exigência de explicitação do quadro teórico e de controle das variáveis.
2) A intervenção gerada a partir da pesquisa-ação possibilita descobrir o que os participantes dizem e fazem em situações controladas e que não são de seu interesse.
3) O rigor metodológico, validade e confiabilidade das teorias construídas e consolidadas, no processo de pesquisa.
4) Os objetivos de mudança e busca do comprometimento e envolvimento direto de todos os agentes envolvidos.
5) A promoção do crescimento do senso crítico dos participantes e de sua capacidade de solucionar problemas.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • É um texto da área de Administração, não sei pq cargas d'água foi colocado numa prova de SS:

    A Pesquisa-ação como Método de Intervenção nas Organizações: Uma Aplicação Prática Autoria: Janaina Macke.

    1) O objetivo de descrição e de intervenção sem exigência de explicitação do quadro teórico e de controle das variáveis. (O caráter dinâmico da pesquisa-ação pode acrescentar novos elementos ao referencial teórico. Esta dinamicidade, porém, não exime o pesquisador de definir um referencial teórico logo no início da pesquisa.)

    2) A intervenção gerada a partir da pesquisa-ação possibilita descobrir o que os participantes dizem e fazem em situações controladas e que não são de seu interesse. Na intervenção, é possível descobrir o que os participantes realmente dizem e fazem “em situações que realmente interessam a eles”, ao invés do que eles podem dizer ou fazer em situações controladas (Eden & Huxham, 1996b, p.535, grifo no original)

    3) O rigor metodológico, validade e confiabilidade das teorias construídas e consolidadas, no processo de pesquisa. (Um aspecto importante a ser lembrado é como a objetividade científica é alcançada na pesquisa-ação. As pesquisas convencionais, normalmente, exigem princípios de objetividade do tipo: completa separação entre observador e observado, total substituibilidade dos pesquisadores e quantificação das informações. Sem abandonar a cientificidade, a pesquisaação pode observar aspectos como, compreensão do problema, priorização dos problemas, busca de soluções e aprendizagem dos participantes. Estas características qualitativas não são anticientíficas (Thiollent, 1994)

    4) Os objetivos de mudança e busca do comprometimento e envolvimento direto de todos os agentes envolvidos. (Também não basta analisar somente os aspectos técnicos e econômicos do processo de mudança. O atual diferencial competitivo das organizações está intimamente ligado ao comprometimento das pessoas, as suas expectativas, motivações, necessidades e níveis de satisfação. Dessa forma, cada vez mais a participação efetiva das pessoas implicadas no processo de mudança constitui fator fundamental para o sucesso do mesmo. Neste sentido, métodos de condução de pesquisas participativas, como a pesquisa-ação, buscam através do comprometimento e envolvimento direto de todos os níveis organizacionais, soluções criativas adaptadas a partir de teorias construídas e consolidadas na prática das organizações)

    5) A promoção do crescimento do senso crítico dos participantes e de sua capacidade de solucionar problemas.  (Além disso, métodos participativos, como a pesquisa-ação, promovem a capacitação tecnológica dos participantes, permitindo um crescimento do senso crítico e da capacidade de solucionar problemas)