Alternativas
descrição clara do projeto e de seus objetivos, prévia listagem dos pressupostos e limitações que se apresentam para avaliação e recomendações para solucionar as dificuldades apontadas.
identificação dos recursos a serem utilizados e, diante dos custos previstos, a participação de uma equipe voluntária que executará as atividades programadas.
descrição do projeto e de seus objetivos, seleção do foco específico para avaliação, formulação das perguntas de avaliação consideradas de maior relevância pela equipe do projeto e detalhamento da abordagem metodológica incluindo o uso de técnicas de amostragem.
formulação do desenho da avaliação com base nos dados disponíveis e construção de indicadores realistas e de acordo com os recursos a serem utilizados, independentemente dos objetivos e aplicabilidade dos resultados da avaliação.
reformulação dos objetivos da avaliação de modo a torná-los específicos e mensuráveis, substituição da metodologia participativa por tratamento estatístico e supressão da interpretação valorativa dos resultados.