SóProvas


ID
919480
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às Emergências, as categorias de triagem durante um incidente com vítimas em massa (IVM), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Triagem secundária hospitalar

    Em sistemas avançados de triagem, a triagem secundária é normalmente aplicada por paramédicos, médicos militares, ou por enfermeiras nos serviços de urgência hospitalares durante desastres. As vítimas são distribuídas por cinco categorias:24

    • Preto / expectante: lesões de tal forma graves que o paciente morrerá em horas ou dias (queimaduras extensas, trauma grave, dose letal de radiação), ou se encontra numa situação de vida ou de morte em que é improvável a sobrevivência sem os recursos necessários (paragem cardíaca, choque séptico, lesões graves na cabeça ou tronco). Devem ser transportados para uma área isolada e serem administrados analgésicos se necessário, de forma a reduzir o sofrimento.
    • Vermelho / imediato: requerem cirurgia imediata ou outra intervenção critica, e são a primeira prioridade no transporte para instalações mais completas; não podem esperar, mas é provável a sua sobrevivência sem tratamento imediato.
    • Amarelo / observação: a sua condição é estável no momento, mas requer observação de pessoal especializado e re-triagem frequente, precisando de cuidados médicos, que receberiam imediatamente em situações regulares.
    • Verde / em espera (paciente ambulatório): requer atenção médica no prazo de horas ou dias, mas não imediatamente; pode estar sujeito à espera por várias horas ou ser dito para esperar em casa (lesões ósseas sem fractura exposta, lesões menores dos tecidos).
    • Branco / dispensado (paciente ambulatório): lesões menores; curativos e cuidados em casa são suficientes, não sendo necessário apoio médico (cortes, escoriações, queimaduras menores).

    Algumas lesões debilitantes, ainda que não constituam uma ameaça de vida, podem subir na escala de prioridades como resultado das especialidades disponíveis. Em tempo de paz, a maior parte das amputações pode ser categorizada como vermelha, uma vez que a ligação cirúrgica deve ser feita numa questão de minutos, embora provavelmente a vítima não morra sem um membro.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Triagem 

  • Preto / expectante: lesões de tal forma graves que o paciente morrerá em horas ou dias (queimaduras extensas, trauma grave, dose letal de radiação), ou se encontra numa situação de vida ou de morte em que é improvável a sobrevivência sem os recursos necessários (paragem cardíaca, choque séptico, lesões graves na cabeça ou tronco). Devem ser transportados para uma área isolada e serem administrados analgésicos se necessário, de forma a reduzir o sofrimento.

    Vermelho / imediato: requerem cirurgia imediata ou outra intervenção critica, e são a primeira prioridade no transporte para instalações mais completas; não podem esperar, mas é provável a sua sobrevivência sem tratamento imediato.

    Amarelo / observação: a sua condição é estável no momento, mas requer observação de pessoal especializado e re-triagem frequente, precisando de cuidados médicos, que receberiam imediatamente em situações regulares.

    Verde / em espera (paciente ambulatório): requer atenção médica no prazo de horas ou dias, mas não imediatamente; pode estar sujeito à espera por várias horas ou ser dito para esperar em casa (lesões ósseas sem fractura exposta, lesões menores dos tecidos).

    Branco / dispensado (paciente ambulatório): lesões menores; curativos e cuidados em casa são suficientes, não sendo necessário apoio médico (cortes, escoriações, queimaduras menores).

    Algumas lesões debilitantes, ainda que não constituam uma ameaça de vida, podem subir na escala de prioridades como resultado das especialidades disponíveis. Em tempo de paz, a maior parte das amputações pode ser categorizada como vermelha, uma vez que a ligação cirúrgica deve ser feita numa questão de minutos, embora provavelmente a vítima não morra sem um membro.