SóProvas


ID
919489
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere aos princípios éticos comuns, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O Princípio da Beneficência é o que estabelece que devemos fazer o bem aos outros, independentemente de desejá-lo ou não. É importante distinguir estes três conceitos. Beneficência é fazer o bem, Benevolência é desejar o bem e Benemerência é merecer o bem.

    Muitos autores propõem que o Princípio da Não-Maleficência é um elemento do Princípio da Beneficência. Deixar de causar o mal intencional a uma pessoa já fazer o bem para este indivíduo. Alguns denominam de beneficência positiva e negativa.http://www.ufrgs.br/bioetica/benefic.htm 

    http://www.ufrgs.br/bioetica/benefic.htm  

  • Existem vários princípios que auxiliam a nortear a questão da ética e bioética, dentre eles, temos alguns apresentados na questão proposta. A autonomia requer que os indivíduos capacitados de deliberarem sobre suas escolhas pessoais, devam ser tratados com respeito pela sua capacidade de decisão. As pessoas têm o direito de decidir sobre as questões relacionadas ao seu corpo e à sua vida. Quaisquer atos devem ser autorizados pelo paciente. Ou seja, não é sinônimo de privacidade, mas sim respeito às escolhas do cliente. A beneficência refere-se à obrigação ética de maximizar o benefício e minimizar o prejuízo. O profissional deve ter a maior convicção e informação técnica possíveis que assegurem ser o ato benéfico ao paciente, ou seja, não é apenas não infligir o mal, é ter conhecimento e minimizar os riscos. A não maleficência é quando o profissional de saúde tem o dever de, intencionalmente, não causar mal e/ou danos a seu paciente, o que é diferente de realizar atos benevolentes, mesmo sem essa promoção ativa o profissional deve não causar malefícios. A fidelidade está relacionada à confiança entre o profissional e o paciente, no qual o profissional de saúde deve cumprir o compromisso de ser fiel para manter-se confiável, ou seja, é a manutenção da promessa. A veracidade está relacionada a dizer sempre a verdade, não mentir nem enganar os pacientes. Resposta D.  Bibliografia Sgreccia E. Manual de Bioética. I- Fundamentos e Ética Biomédica. São Paulo: Edições Loiola, 1996.
  • Princípios Éticos Norteadores da Prática de Enfermagem

    BENEFICÊNCIA ou BENEVOLÊNCIA: fazer o bem e evitar o mal para as pessoas ou sociedade; ajudar os outros a obter o benefício ou o que promova o bem-estar e reduzir riscos maléficos (danos).

    NÃO-MALEFICÊNCIA: não causar mal ou dano ao paciente; distribuir benefícios dabenevolência entre as pessoas.

    FIDELIDADE: criação de confiança entre o profissional e o cliente; compromisso de ser fiel no relacionamento com o outro.

    JUSTIÇA: ser equitativo e justo; igualdade de tratamento entre iguais e tratamento diferenciado entre desiguais, de acordo com a necessidade individual.

    VERACIDADE: dizer sempre a verdade, não mentir e nem enganar; base de confiança entre indivíduos.

    CONFIDENCIALIDADE: manter sob sigilo a informação de caráter pessoal obtida durante o exercício de sua função como enfermeiro e manter o cunho de segredo profissional dessa informação.

    AUTONOMIA: liberdade individual a cada um de determinar suas próprias ações, de acordo com sua escolha; reconhecer sua competência para tomar decisões por parte dosprofissionais; decisões tomadas de acordo com valores e convicções pessoais.

     

  • A questão acima é incoerente, haja vista que os Princípios da Bioética são:

    Não tem nada haver o Gabarito ser a Letra D, que traz a Fidelidade. Questão Errônea.

  • pelo que eu sei e aprendi, são apenas 4 principios da bioética e fidelidade não está incluso.
  • Desde quando Fidelidade é principio da Bioética? Que gafe!