Um Op-Ed é um texto escrito expressando uma opinião. O nome veio de uma tradição de posicionar tal material na página oposta à página de editorial; derivar isso de Op-inião e Ed-itorial é uma falsa etimologia. Trata-se de um empréstimo linguístico direto da abreviação de "opposite" e "editorial", no inglês, "oposto" e "editorial", referindo-se à posição destes textos no jornal.
A página de editorial contém editoriais e a página Op-Ed contém colunas de opinião e possivelmente uma ilustração acompanhando. Editoriais são artigos de opinião (normalmente curtos) escritos pelo conselho editorial do periódico. Eles refletem a posição do periódico e não são assinados.
As opiniões expressas nas páginas Op-Ed refletem aquelas dos autores individuais, não as do periódico, e os artigos são assinados.
A maioria dos artigos op-ed vem na forma de um ensaio ou tese, usando argumentos para demonstrar um ponto de vista. Tal ponto de vista é geralmente alinhado à linha editorial do jornal, embora muitas vezes seja dado espaço a opiniões divergentes para promover discussão.
Op-Ed tornou-se uma categoria geral para diferenciar opinião de fato independentemente do meio. Por exemplo, páginas web contendo artigos de opinião são intituladas Op-Ed ainda que o sentido original não seja relevante.
Op-Ed em design jornalístico
O espírito jornalístico do Op-Ed se reflete muitas vezes no design gráfico, ou seja, na diagramação e na ilustração da página. O New York Times notoriamente utiliza-se, na página Op-Ed, de uma diagramação diferenciada com ilustrações realizadas por profissionais consagrados. Muitos jornais e revistas brasileiras adotam uma abordagem semelhante na Op-Ed, optando por ilustrações expressivas ao invés de charges políticas.
As ilustrações dessas páginas expressam uma opinião assim como o artigo, mas de uma forma mais subjetiva, enriquecendo o sentido conceitual do texto escrito.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Op-ed
Eu particularmente nunca tinha ouvido falar.