Paranoide
– A esquizofrenia paranoide tem os seguintes sintomas: ansiedade, propensão a ataques de fúria e a brigas, e a falsa sensação de que as pessoas que os rodeia lhe querem fazer mal, a si ou aos seus familiares mais próximos.
Desorganizada
– A esquizofrenia desorganizada tem os seguintes sintomas: comportamento infantil, apatia e ausência de emoção, e dificuldade de raciocínio e em organizar expressar pensamentos lógicos.
Catatónica
– A esquizofrenia catatónica tem os seguintes sintomas: músculos e postura tensa e rígida, apatia física, expressões faciais fora do normal, caretas, e a quase ausência de resposta às interpelações de outras pessoas.
Indiferenciada
– A esquizofrenia indiferenciada pode ter sintomas de alguns dos outros tipos de esquizofrenia.
Residual
– A esquizofrenia residual, como o nome indica, refere-se a pessoas que já tiveram episódios completos de esquizofrenia, e que agora só mantém alguns dos sintomas.
Refere-se a uma esquizofrenia que já tem muitos anos e com muitas consequências. Neste tipo de esquizofrenia podem predominar sintomas como o isolamento social, o comportamento excêntrico e emoções pouco apropriadas.
http://www.especialista24.com/esquizofrenia/