SóProvas


ID
92041
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considere as seguintes afirmações, relativas a transações e eventos subsequentes à conclusão dos trabalhos de auditoria:

I. O auditor deve considerar em seu parecer os efeitos decorrentes de transações e eventos subsequentes relevantes ao exame das Demonstrações Contábeis, mencionando-os como ressalva ou em parágrafo de ênfase, quando não ajustados ou revelados adequadamente.

II. O auditor é responsável pela execução de procedimentos ou indagações sobre as Demonstrações Contábeis após a data do seu Parecer.

III. Após a divulgação das Demonstrações Contábeis, o auditor tem responsabilidade de fazer indagações sobre transações e eventos subsequentes que possam alterar de maneira relevante o conteúdo de seu Parecer.

IV. Quando a administração alterar as Demonstrações Contábeis, após a data da emissão do Parecer, o auditor deve executar os procedimentos necessários nas circunstâncias e fornecer a ela novo pa- recer sobre as Demonstrações Contábeis ajusta-das.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NBC T 11.04 - *Quando tomar conhecimento de eventos que afetam de maneira relevante as demonstrações contábeis, o auditor deve verificar se eles foram apropriadamente contabilizados e adequadamente divulgados nas demonstrações contábeis. Quando tais eventos não receberam o tratamento adequado nas demonstrações contábeis, o auditor deve discutir com a administração a adoção das providências necessárias para corrigir tal situação. Caso a administração decida não tomar as providências necessárias, o auditor deve emitir seu parecer COM RESSALVA OU ADVERSO.*O auditor não é responsável pela execução de procedimentos ou indagações sobre as demonstrações contábeis após a data do seu parecer. Durante o período entre as datas do parecer do auditor e a de divulgação das demonstrações contábeis, a administração é responsável por informar ao auditor fatos que possam afetar as demonstrações contábeis.*Quando a administração alterar as demonstrações contábeis, o auditor deve executar os procedimentos necessários nas circunstâncias e fornecer a ela um novo parecer sobre as demonstrações contábeis ajustadas.*Quando a administração não alterar as demonstrações contábeis nos casos em que o auditor decidir pela necessidade de sua alteração e o seu parecer não tiver sido liberado para a entidade, ele deve revisá-lo e, se for o caso, expressar opinião com ressalva ou adversa.*Após a divulgação das demonstrações contábeis, o auditor não tem responsabilidade de fazer qualquer indagação sobre essas demonstrações.
  • Comentário objetivo:

    Pela NBC T 11.04:

    Após a divulgação das demonstrações contábeis, o auditor não tem responsabilidade de fazer qualquer indagação sobre essas demonstrações.

    O auditor não é responsável pela execução de procedimentos ou indagações sobre as demonstrações contábeis após a data do seu parecer.

    Com essas duas afirmações presentes na norma, já conseguimos identificar os itens II e III como errados, fazendo com que cheguemos na alternativa E como resposta.

    Com relação às demais alternativas, o comentário abaixo da Belizia está perfeito!

  • O item I está incorreto, pois o parágrafo de ênfase é utilizado para chamar a atenção sobre assunto apropriadamente apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis. Assim, se há uma transação ou evento subsequente não ajustado ou revelado adequadamente, so há que se considerar a possibilidade de opinião com ressalva ou adversa, como, aliás, se depreende do embasamento conceitual apresentado pelos demais colegas.
    Assim, a meu ver, a questão deveria ter sido anulada por falta de alternativa correta.


    NBC TA 706 - Parágrafos de ênfase e parágrafos de outros assuntos no relatório do auditor independente

    Definições
             
    Parágrafo de ênfase é o parágrafo incluído no relatório de auditoria referente a um assunto apropriadamente apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis que, de acordo com o julgamento do auditor, é de tal importância, que é fundamental para o entendimento pelos usuários das demonstrações contábeis.






  • Caro Candello!

    Ao meu ver, o item I está correto sim.

    A sua conceituação está correta, porém a interpretação do item não. Quando a questao diz:

    "mencionando-os como ressalva ou em parágrafo de ênfase, quando não ajustados ou revelados adequadamente "

    Devemos subentender ou correlacionar da seguinte maneira:

    Parecer com Ressalva, quando o evento subsequente não for ajustado e Paragrafo de Enfase, quando o Evento for revelado adequadamente nas DC.

    Forte abraço Juliano!