-
Solo grampeado é uma técnica empregada para a estabilização e contenção de taludes escavados ou naturais. O processo construtivo consiste na introdução de inclusões passivas “chumbadores” no maciço a ser estabilizado. Estas inclusões são compostas por barras de aço envolvidas por calda de cimento e trabalham essencialmente à tração e são aliadas a um revestimento de concreto projetado combinada a drenos horizontais profundos “DHP’s” e barbacãs instalados à face.
R: (D)
OBS: Como não existe uma norma específica para a técnica de solo grampeado, recomenda-se adotar a proposta da norma NBR-5629 – Execução de Tirantes Ancorados no Terreno, esta norma traz a classificação para determinar o tipo de proteção a ser utilizada em cortinas atirantadas.
-
Técnica de solo grampeado
https://www.youtube.com/watch?v=-I3TfrusHo8
Bons estudos
-
Observem esse trecho da questão: "através da inserção de barras de aço envolvidas por calda de cimento no maciço de solo natural", teremos:
a) Geogrelhas
b) Pedras
c) Utiliza-se barras/tiras de aço, porém, não há calda de cimento, mas sim o preenchimento com a terra (como o nome já diz "terra armada")
d) Os muros de arrimo dividem-se em muros de gravidade e muros de flexão. Os de flexão podem até ter ancoragem da base, que necessitaria de tirantes e calda de cimento. Mas acho que a opção e) está mais correta.