SóProvas


ID
921061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEAD-SE (FPH)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Considere que chegue ao serviço de verificação de óbito cadáver de um indivíduo HIV negativo acometido por tuberculose, sendo necessária a realização da necropsia para se estabelecer o diagnóstico final. Em face dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, que dizem respeito aos procedimentos dos auxiliares de necropsia com relação às normas de biossegurança.

Após a necropsia, tecidos e órgãos não utilizados para os procedimentos histopatológicos poderão ser descartados no lixo hospitalar.

Alternativas
Comentários
  • RDC - 306 : “7 - GRUPO A3 7.1 - Peças anatômicas (membros) do ser humano; produto de fecundação sem sinais vitais, com peso menor que 500 gramas ou estatura menor que 25 centímetros ou idade gestacional menor que 20 semanas, que não tenham valor científico ou legal e não tenha havido requisição pelo paciente ou seus familiares. 7.1.1 - Após o registro no local de geração, devem ser encaminhados para: I - Sepultamento em cemitério, desde que haja autorização do órgão competente do Município, do Estado ou do Distrito Federal ou; II - Tratamento térmico por incineração ou cremação, em equipamento devidamente licenciado para esse fim. 7.1.2 - Se forem encaminhados para sistema de tratamento, devem ser acondicionados conforme o item 1.2, em saco vermelho, que devem ser substituídos quando atingirem 2/3 de sua capacidade ou pelo menos 1 vez a cada 24 horas e identificados conforme item 1.3.3 e a inscrição “PEÇAS ANATÔMICAS” “