SóProvas


ID
922549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGER-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No que se refere às classificações orçamentárias, essenciais à programação, à execução, ao acompanhamento, ao controle e à avaliação da atividade financeira do Estado, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C- CORRETA!

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:xQo1C2g0hdkJ:portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/gestao_orcamentaria/programacao_orcamentaria/Conceitos%2520Or%25C3%25A7ament%25C3%25A1rios.doc+&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a
  • LETRA A (ERRADA): A natureza da despesa será complementada pela informação gerencial denominada “modalidade de aplicação”, a qual tem por finalidade indicar se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de Governo ou por outro Ente da Federação e suas respectivas entidades, e objetiva, precipuamente, possibilitar a eliminação da dupla contagem dos recursos transferidos ou descentralizados.
    Fonte:http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/020000/020300/020332/
     
    LETRA B (ERRADA): As dotações orçamentárias, especificadas por categoria de programação em seu MENOR nível são consignadas às unidades orçamentárias, que são as estruturas administrativas responsáveis pelos recursos financeiros (dotações) e pela realização das ações.
    Fonte:http://www.camara.gov.br/internet/interacao/orcamento/resumo_topico_orcamento.asp
     
    LETRA C (CORRETA)
     
    LETRA D (ERRADA). A subfunção representa uma partição da função, visando agregar determinado subconjunto de despesas do setor público. Na nova classificação a subfunção identifica a natureza básica das ações que se aglutinam em torno das funções.
    As subfunções poderão ser combinadas com funções diferentes daquelas a que estão relacionadas, segundo a Portaria n.º 42.
    Fonte:portal2.tcu.gov.br/portal/page/.../Conceitos%20Orçamentários.doc
     
    LETRA E (ERRADA): Atividade concorre para a manutenção da ação do governo.
    Atividade: é um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo.
    Projeto: é um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, que se realizam num período limitado de tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo.
    Fonte:portal2.tcu.gov.br/portal/page/.../Conceitos%20Orçamentários.doc
  • a) >>> Grupos de Natureza de Despesa – entende-se por grupos de natureza de despesa a agregação de elementos de despesa (não modalidades de aplicação) que apresentem as mesmas características quanto ao objeto do gasto.


  • e) A construção detrecho rodoviário em uma rodovia federal constitui exemplo de ação do orçamentodenominada PROJETO que concorre para expansão de açãogovernamental.


  • A função Encargos Especiais engloba as despesas que não podem ser associadas a um bem ou serviço a ser gerado no processo produtivo corrente, tais como dívidas, ressarcimentos, indenizações e outras afins, representando, portanto, uma agregação neutra.

    Fonte: MTO 2020, página 33.

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

     Fonte: Gilmar Possati - Estratégia 

    Vamos analisar as assertivas.

    a. Errada. O Grupo de Natureza de Despesa (GND) é um agregador de elementos de despesa com as mesmas características quanto ao objeto de gasto.

    b. Errada. As dotações orçamentárias, especificadas por categoria de programação em seu menor nível, são consignadas às unidades orçamentárias, que são as estruturas administrativas responsáveis pelos recursos financeiros (dotações) e pela realização das ações.

    c. Certa. Nos termos do MCASP, a função “Encargos Especiais” engloba as despesas orçamentárias em relação às quais não se pode associar um bem ou serviço a ser gerado no processo produtivo corrente, tais como: dívidas, ressarcimentos, indenizações e outras afins, representando, portanto, uma agregação neutra. Nesse caso, na União, as ações estarão associadas aos programas do tipo "Operações Especiais" que constarão apenas do orçamento, não integrando o PPA.

    d. Errada. Nos termos do MCASP, a subfunção, indicada pelos três últimos dígitos da classificação funcional, representa um nível de agregação imediatamente inferior à função e deve evidenciar cada área da atuação governamental, por intermédio da agregação de determinado subconjunto de despesas e identificação da natureza básica das ações que se aglutinam em torno das funções. As subfunções podem ser combinadas com funções diferentes daquelas às quais estão relacionadas na Portaria MOG nº 42/1999. Deve-se adotar como função aquela que é típica ou principal do órgão. Assim, a programação de um órgão, via de regra, é classificada em uma única função, ao passo que a subfunção é escolhida de acordo com a especificidade de cada ação governamental.

    e. Errada. Segundo o MCASP, o orçamento Federal está organizado em programas, a partir dos quais são relacionadas às ações sob a forma de atividades, projetos ou operações especiais, especificando os respectivos valores e metas e as unidades orçamentárias responsáveis pela realização da ação.

    Atividade: É um instrumento de programação utilizado para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto ou serviço necessário à manutenção da ação de Governo. Exemplo: “Fiscalização e Monitoramento dasOperadoras de Planos e Seguros Privados de Assistência à Saúde”.

    Projeto: É um instrumento de programação utilizado para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de Governo. Exemplo: “Implantação da rede nacional de bancos de leite humano”.

    Operação Especial: Despesas que não contribuem para a manutenção, expansão ou aperfeiçoamento das ações de governo, das quais não resulta um produto, e não gera contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços.