A) ERRADA!
A avaliação busca analisar o DESEMPENHO, e não apenas os aspectos comportamentais, das competências do individuo.
B) CORRETA!
O mapeamento de competências e as etapas da gestão por competências devem iniciar-se na formulação estratégica da organização, no intuito de haver alinhamento entre as competências esperadas e as competências existentes.
C) ERRADA!
Quando há lacuna de competência, mas há mão de obra qualificada disponível, PODE-SE PRIORIZAR a seleção ou a movimentação nas organizações
Seleção EXTERNA -> Uma opção, não obrigação
D) ERRADA!
Quando há lacunas grandes de competências e não há mão de obra qualificada disponível, RECOMENDA-SE o desenvolvimento e a capacitação das pessoas.
DESENVOLVIMENTO INTERNO -> Uma opção, não obrigação
E) ERRADA!
COMPETÊNCIA por si só nada VALE. É Preciso demonstrar Resultado!!
A - ERRADO - SEGUNDO DUTRA, O DESEMPENHO DE UMA PESSOA DIVIDE-SE EM TRÊS DIMENSÕES — DESENVOLVIMENTO, ESFORÇO E COMPORTAMENTO —, QUE INTERAGEM ENTRE SI E QUE DEVEM SER AVALIADAS DE MANEIRAS DIFERENCIADAS.
- DESENVOLVIMENTO: ALCANCE DE UM PATAMAR CADA VEZ MAIS ELEVADO, O QUAL NÃO RETROCEDERÁ.
- ESFORÇO: MOTIVAÇÃO QUE A PESSOA TEM PARA FAZER ALGO.
- COMPORTAMENTO: AÇÃO DEMONSTRADA PELO INDIVÍDUO.
B - CORRETO - UMA QUESTÃO DO CESPE PARA MELHOR COMPREENSÃO DA PROFUNDIDADE DO MAPEAMENTO.
CESPE: "Para alcançar os objetivos propostos, as atividades de treinamento, desenvolvimento e educação devem estar alinhadas às estratégias organizacionais, desde a etapa inicial, denominada análise de necessidade de treinamento, quando se detectam as competências a serem trabalhadas (PELO MAPEAMENTO) e os indivíduos que necessitam de treinamento." (CERTO)
C e D - ERRADO - QUANTO AO TAMANHO DA LACUNA ENCONTRADA NO MAPEAMENTO, O CESPE JA SE MANIFESTOU A RESPEITO.
CESPE: ''Entre os resultados possíveis de um mapeamento de competências, o principal deles é a lacuna de competências. A partir desse resultado, podem-se estabelecer as prioridades da gestão de pessoas. Quando há lacunas grandes de competências e não há mão de obra qualificada disponível, recomenda-se o desenvolvimento e a capacitação das pessoas. Porém, quando há lacuna de competência, mas há mão de obra qualificada disponível, pode-se priorizar a seleção ou a movimentação nas organizações.'' (CERTO).
E - ERRADO - REMUNERAÇÃO POR COMPETÊNCIA: CONHECIMENTO + HABILIDADE + ATITUDE = RECONHECIMENTO. COM ISSO AGREGA VALOR ECONÔMICO À ORGANIZAÇÃO E VALOR SOCIAL AO INDIVÍDUO.
GABARITO ''B''