SóProvas


ID
923290
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2002
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A década de 30 assinala o início da modernização brasileira. As circunstâncias que envolveram a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) também contribuíram para que a fisionomia do país fosse sendo alterada. Na segunda metade da década de 50, correspondendo aos “Anos JK”, aprofundou-se esse processo modernizador, além de se ter estimulado a sociedade brasileira a acreditar em sua capacidade de criar e de produzir. Ao aprofundamento das contradições e da crise política do início dos anos 60 correspondeu o golpe militar de 1964, inaugurando uma era que conheceu momentos de grande êxito econômico, em meio a um quadro geral de autoritarismo político, experiência que se esgotaria em cerca de vinte anos. Relativamente a esse quadro da evolução brasileira contemporânea, julgue o item a seguir.

Ao concluir seu segundo mandato, Fernando Henrique Cardoso inscrever-se-á como um dos presidentes que mais se envolveu com a política externa: além de ter feito inúmeras viagens ao exterior, tomou medidas de grande impacto para o Brasil, tais como o afastamento do MERCOSUL, a negativa formal de integrar-se à ALCA e o rompimento de relações diplomáticas com Israel.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada;

    O Presidente FHC não se afastou do Mercosul, pelo contrário, nesse período houve um grande incentivo ao incremento do bloco. Quanto a ALCA, ocorreram impasses e entraves durante as negociações durante o governo FHC, mas nunca ocorreu uma negativa formal ao processo de integração por parte do governo brasileiro.

  • Mais se que envolveu em politica externa? FHC? marquei errado por isso.

  • FHC deixou uma enorme divida EXTERNA com o FMI.

  •  o ex-presidente do Brasil, Lula, passou parte de sua vida e como entrou na política, Lula se tornou líder sindicalista com objetivo de defender os direitos dos trabalhadores, em vista da necessidade de um partido que tivesse uma ideologia centro-esquerda ele fundou o Partido dos Trabalhadores, já inserido na política, Lula chegou à presidência e por lá ficou oito anos. Após a breve biografia, o Mercosul será o foco da descrição e por fim será tratado a relação de Lula no Mercosul, que será inicialmente dividida em temas mais gerais como: Características do comércio exterior brasileiro; As estratégias entre Brasil e Argentina, etc. para depois entrar nos feitos e resultados alcançados por ele.

    PALAVRA-CHAVE:Política Externa, Economia, Relações Internacionais, Mercosul

     

    Já a Politica FHC

    FHC buscou-se substituir a agenda reativa da política externa brasileira, dominada pela lógica da autonomia pela distância, por uma nova agenda internacional proativa, determinada pela lógica da autonomia pela integração. Segundo essa agenda, o país deveria ampliar o poder de controle sobre o seu destino e resolver seus problemas com uma adesão ativa à elaboração das normas e das pautas de conduta da gestão da ordem mundial. No entanto, essa política de integração, adesão e participação não foi plenamente acompanhada de tomadas de posições que implicassem responsabilidades práticas, em virtude de debilidades estruturais. As responsabilidades teriam como função preparar tanto o governo como a sociedade civil para uma inserção internacional de perfil mais elevado no pós-Guerra Fria. Os ganhos ocorridos nos governos FHC não foram suficientes para alterar significativamente o peso brasileiro no contexto mundial.

    Palavras-chaves: Governo Fernando Henrique Cardoso; Política externa do Brasil; Autonomia pela integração; Multilateralismo.

    ESPERO TER AJUDADO!!!

  • questão aplicada em 2002, fiquem atentos nisso...

  • FHC fazia inumeras viagens para o exterior e procurou o fortalecimento do Mercosul

  • Gabarito: Errado.

    Pelo contrário, ele consolidou o MERCOSUL.

  • Alca é a sigla de Área de livre Comércio das Américas, um bloco econômico criado no final da década de 1990. O continente americano possui extensão territorial de aproximadamente 42 milhões de quilômetros quadrados, divididos em 35 países autônomos, que juntos abrigam uma população de 925,2 milhões de habitantes.