SóProvas


ID
923572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2002
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Julgue o item abaixo, relativo a infrações de trânsito e à habilitação de condutores de veículos automotores, com base no CTB.

Considere a seguinte situação hipotética.

Deslocando-se pela BR-050 em veículo utilitário, ao qual fora acoplado um trailer, Gabriel atendeu ao comando para parar, advindo de policial em um posto da PRF. Constatada a regularidade da documentação do veículo e do condutor, a viagem prosseguiu normalmente.

Nessa situação, o condutor apresentou ao policial, certamente, uma CNH, da categoria C, já que ele não poderia ter apresentado uma Permissão para Dirigir, pois esta é concedida, previamente à obtenção da CNH, somente na habilitação inicial, qual seja, às categorias A ou B.

Alternativas
Comentários
  •  Art. 143.

    V - Categoria E - condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares.        (Redação dada pela Lei nº 12.452, de 2011)

     

    OU

     

    § 2o  São os condutores da categoria B autorizados a conduzir veículo automotor da espécie motor-casa, definida nos termos do Anexo I deste Código, cujo peso não exceda a 6.000 kg (seis mil quilogramas), ou cuja lotação não exceda a 8 (oito) lugares, excluído o do motorista.           (Incluído pela Lei nº 12.452, de 2011)

     

    Espero ter ajudado!

  • Na minha humilde opinião o que deixa a questão errada é só palavra "CERTAMENTE"

    Nessa situação, o condutor apresentou ao policial, certamente, uma CNH, da categoria C, já que ele não poderia ter apresentado uma Permissão para Dirigir, pois esta é concedida, previamente à obtenção da CNH, somente na habilitação inicial, qual seja, às categorias A ou B. 

    Não dá pra poder afirmar se ele portava a CNH C, pois ele poderia estar com uma B, C, D ou E para conduzir o motor home

    1. Categoria A: Diz respeito aos veículos motorizados com duas ou três rodas.

    Ex: motos, motonetas e triciclos. Para obter esse documento, é necessários fazer o processo completo para a obtenção da 1ª habilitação e não precisa ter experiência e outras categorias.

     

    2. Categoria B: Condutor de veículos cujo peso NÃO ULTRAPASSE 3,5 toneladas e/ou cuja lotação NÃO EXCEDA 08 LUGARES fora o motorista.

    Ex: automóveis e caminhonetes.
    As categorias A e B podem ser tiradas juntas no mesmo processo. Como na categoria A, não há obrigação de experiência prévia.

     

    3. Categoria C: para condutores de veículos de carga com peso total SUPERIOR a 3,5 toneladas.

    Exemplo: caminhões e tratores. Para adquirir uma carteira de categoria C é necessário, ao menos, um ano de experiência com a carteira B, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem reincidido em infrações médias durante o último ano.

    ➱ Cabe observar, que conforme a resolução 210/06 do CONTRAN, o PBT de um VEÍCULO NÃO ARTICULADO NÃO PODE ULTRAPASSAR 29 TONELADAS. Sendo assim está consignado os limites mínimo (3500 Kg) e máximo (29000 Kg) da categoria “C”.

     

    4. Categoria D: Condutores de veículos destinados a transporte de MAIS DE OITO PASSAGEIROS sem contar o motorista. Abrange todos os veículos das categorias B e C.

    Exemplos: ônibus e micro-ônibus. Para retirar a carteira na categoria D o motorista precisa ter ao menos dois anos de experiência com a carteira da categoria B e ao menos um ano de experiência na categoria C.

     

    5. Categoria E: Para condutores de COMBINAÇÃO DE VEÍCULOS em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D, como unidade acoplada cujo peso NÃO ULTRAPASSE 6 TONELADAS.

    condutor deve ter 21 anos completos e estar habilitado na categoria C por no mínimo um ano.

      Art. 145.   b) no mínimo há um ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria E;

    Exemplo: veículos com reboque. 

     

    6. Categoria ACC: Condução de ciclomotores. Os requisitos são os mesmos das categorias A e B.

     

    7. Categoria Motor-casa

    - ATÉ 6 TONELADAS compete à categoria B

    - Se o motor-casa tiver MAIS DE 8 PASSAGEIROS excluindo o motorista, categoria E.

     

    http://www.detrandicas.com.br/entenda-as-7-categorias-de-habilitacao-cnh/

  • Acrescentando:

     

            TRAILER - reboque ou semi-reboque tipo casa, com duas, quatro, ou seis rodas, acoplado ou adaptado à traseira de automóvel ou camionete, utilizado em geral em atividades turísticas como alojamento, ou para atividades comerciais.

     

            MOTOR-CASA (MOTOR-HOME) - veículo automotor cuja carroçaria seja fechada e destinada a alojamento, escritório, comércio ou finalidades análogas.

     

    Anexo I - CTB

     

     

    Gab. E

  • Gabarito E

    Artigo 143, V do CTB:

    Inciso - V - Categoria E - condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada datenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda 8 (oito) lugares (Redação dada pela Lei nº 12.452, de 2011)

  • ERRADO

    RESPEITANDO TODOS OS PONTOS DE VISTA DOS COLEGAS...ACHO QUE A QUESTÃO ABORDA SE O CANDIDATO TEM O CONHECIMENTO A RESPEITO DISSO:

    A Permissão para Dirigir é fornecida para as categorias A (moto), B (carro) e AB (moto e carro) e possibilita a condução de veículo correspondente apenas à categoria para a qual ela foi emitida.

    OU SEJA,AO RESTRINGIR SÓ A OU B TORNA A QUESTÃO ERRADA. POIS SERÁ TB PERMITIDA A PPD P/ CAT. AB

  • A QUESTÃO DIZ QUE CERTAMENTE ELE PRECISA DE CNH NA CATEGORIA C, O QUE NÃO É VERDADE, POIS ELE PODE DIRIGIR O VEÍCULO EM QUESTÃO COM CNH NA CATEGORIA B, POIS:

    .

    UNIDADE TRATORA: UTILÍTÁRIO - PODE SER CATEGORIA B

    .

    UNIDADE TRACIONADA: TRAILER - SE O SEU PBT FOR MENOR DO QUE 6000 Kg OU LOTAÇÃO ATÉ 8 LUGARES (COMO A UNIDADE TRATORA É B,BASTA A CAT. B)

    .

    - SE A UNIDADE TRACIONADA NÃO SATISFAZER ALGUMA DAS CONDIÇÕES COLOCADAS, OU SEJA, PBT > OU  IGUAL A 6000 Kg OU LOTAÇÃO > 8 LUGARES (EXCLUÍDO O MOTORISTA) - CAT. E

  • ANEXO I
    TABELA DE CORRESPONDÊNCIA E PREVALÊNCIA DAS CATEGORIAS

    CATEGORIA ESPECIFICAÇÃO 

    "A" Todos os veículos automotores e elétricos, de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral. 

    "B" Veículos automotores e elétricos, de quatro rodas cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista, contemplando a combinação de unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, desde que atenda a lotação e capacidade de peso para a categoria. 

    "C" Todos os veículos automotores e elétricos utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas; tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de cargas, motor-casa, combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, não exceda a 6.000 kg de PBT e, todos os veículos abrangidos pela categoria "B". 

    "D" Veículos automotores e elétricos utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 08 (oito) lugares e, todos os veículos abrangidos nas categorias "B" e "C". 

    "E" Combinação de veículos automotores e elétricos, em que a unidade tratora se enquadre nas categorias "B", "C" ou "D"; cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque, articulada, ou ainda com mais de uma unidade tracionada, tenha seis mil quilogramas ou mais, de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, enquadrados na categoria trailer, e, todos os veículos abrangidos pelas categorias "B", "C" e "D".

  • Gab. E

     

    A Unidade Tratora pode ser conduzida com B,C,D e a Unidade Tracionada terá que ter Habilitarção E

  • Questão desatualizada!

     

    A partir da Lei 12.452 de 2011, a redação do inciso V do Art. 142 do CTB passou a ficar assim:

     

    "  V - Categoria E - condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares.        (Redação dada pela Lei nº 12.452, de 2011)"

     

    Ou seja, a unidade acoplada não basta ser trailer para que haja a necessidade do condutor está habilitado na Categoria "E", este trailer deve ter 6.000 kg de PBT  ou mais, ou ter lotação superior a 8 lugares, antes da Lei 12.452/2011 a redação desse inciso era a seguinte:

     

    " V - Categoria E - condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas Categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha seis mil quilogramas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrado na categoria trailer."

    Portanto, para conduzir qualquer trailer acoplado, era necessário o condutor está habilitado na categoria "E"

  • Simples. Nesse caso ele poderia conduzir com a CNH B desde que o pbt combinado não ultrapasse 3,5 T. Caso passe seria C. Caso passe de 6T ou mais de 8 passageiros seria E.
  • Os condutores da Cat. B, estão autorizados a conduzir veículo da espécie MOTOR-CASA. 

     

    Cuja o PBT não exceda a 6000kg OU a lotação não exceda a 8 lugares, excluídos o MOTORISTA. 

     

    EM qualquer outro caso a Cat. será a  '' C '' .

     

    obs: a unidade tratora do veículo é sempre das cat. B, C OU D.

     

    O agente de trânsito deve observar:

     

    Se a unidade acoplada REBOQUE OU SEMI-REBOQUE  OU TREILER, tenha mais de 6.000kg de PBT ou cuja a lotação exceda a 8 lugares. Cabe observar que não há mais na legislação uma categoria especial para conduzir treiler. 

  • Para dirigir veículo utilitário a categoria necessária é B. Como ele tem um trailer acoplado e não especifica se o trailer tem 6.000 kg ou mais então a categoria pode ser B. Se fosse especificado na questão que o trailer tem 6.000 kg ou mais seria a categoria E.

    Categoria C é para carga.

    Categoria D é para passageiros.

    Categoria E combinação de veículos ( que seria o caso se o peso fosse igual ou maior que 6.000 kg)

    Motor-casa é diferente de trailer.

  • Embora haja nova lei, a questão continua errada.

  • Ele poderia ter apresentado D, E não é "certamente" a C

  • Galera... Trailler cat E né? Vide art. 143 - V

  • Trailer... vivendo, errando e aprendendo...

     

    Vamos que vamos!

  • GABARITO: E

    Art. 143. Os candidatos poderão habilitar-se nas categorias de A a E, obedecida a seguinte gradação:

    V - Categoria E - condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares. 

    § 2o São os condutores da categoria B autorizados a conduzir veículo automotor da espécie motor-casa, definida nos termos do Anexo I deste Código, cujo peso não exceda a 6.000 kg (seis mil quilogramas), ou cuja lotação não exceda a 8 (oito) lugares, excluído o do motorista.

  • errado. Ele pode deter um etios 1.5 e acoplar um trailer.

  • Errado, o caso em questão diz respeito à categoria E.

  • tipo de questão que não dá para saber qual seria a categoria, pois ela não falou o PBT do Trailler

  • A categoria será, basicamente, definida de acordo com o peso bruto total (PTB) e lotação da UNIDADE TRACIONADA:


    LOTAÇÃO <= 8 e PTB=<3500kg = cat. B;

    3500 kg < PTB < 6000 kg = cat. C;

    LOTAÇÃO > 8 OU PTB >= 6000kg = E.


    Além disso, se houver mais de uma unidade tracionada a categoria será, obrigatoriamente, a "E".


    obs: a UNIDADE TRATORA deverá se enquadrar na respectiva categoria.

  • O cara estava dirigindo um carro, então não poderia apresentar a carteira de categoria A. Pois, esta é apenas para motos e triciclos.


  • Gab E

    Pegou na exceção do motor-home.

  • Melhor comentário > @ Bruna Tamara

  • Art. 143:

    Inciso V– Categoria E – condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre

    nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada

    tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8

    (oito) lugares.

    A unidade acoplada, reboque, semirreboques, trailer ou articulada, tenha 6.000 Kg ou

    mais de PBT.

    A lotação da unidade acoplada exceda a 8 lugares.

    Seja uma combinação de veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente

    da capacidade de tração ou do PBT.

    Todos os veículos abrangidos nas categorias “B”, “C” e “D”.

  • LOTAÇÃO <= 8 e PTB=<3500kg = cat. B;

    3500 kg < PTB < 6000 kg = cat. C;

    LOTAÇÃO > 8 OU PTB >= 6000kg = E.


    Janmison Renato #PRF

  • LOTAÇÃO <= 8 e PTB=<3500kg = cat. B;

    3500 kg < PTB < 6000 kg = cat. C;

    LOTAÇÃO > 8 OU PTB >= 6000kg = E.


    Janmison Renato #PRF

  • Preciso de alguma categoria de CNH especial para dirigir carro rebocando um trailer ou posso rodar com a B normalmente?

    Você deverá portar a mesma CNH necessária para dirigir o carro. Somente será necessário portar carteira E se o peso bruto total do trailer que será rebocado exceder 6.000 kg. Do contrário, pode rodar com a categoria B. Mas lembre-se, qualquer veículo, mesmo carro, ao rodar com um reboque, vira um veículo de carga, por isso deve manter as faixas da direita e a velocidade de caminhões e ônibus.


    Fonte: https://www.penaestrada.com.br/13-duvidas-sobre-cnh/

  • cat. E

  • Se você não sabe as regras certinhas para cada categoria, lembre-se que de B até E a categoria superior sempre abrange a inferior. Portanto, nunca poderia ser C obrigatoriamente, visto que D ou E também abrangem os veículos dessa categoria.

  • o erro está pelo fato da questão dizer que "o condutor apresentou ao policial, certamente, uma CNH, da categoria C", ou "ele não poderia ter apresentado uma Permissão para Dirigir, pois esta é concedida, previamente à obtenção da CNH, somente na habilitação inicial, qual seja, às categorias A ou B"?

  • § 2o São os condutores da categoria B autorizados a conduzir veículo automotor da espécie motor-casa, definida nos termos do Anexo I deste Código, cujo peso não exceda a 6.000 kg (seis mil quilogramas), ou cuja lotação não exceda a 8 (oito) lugares, excluído o do motorista.  

    MOTOR-CASA (MOTOR-HOME) - veículo automotor cuja carroçaria seja fechada e destinada a alojamento, escritório, comércio ou finalidades análogas.

     TRAILER - reboque ou semi-reboque tipo casa, com duas, quatro, ou seis rodas, acoplado ou adaptado à traseira de automóvel ou camionete, utilizado em geral em atividades turísticas como alojamento, ou para atividades comerciais.

  • ERRADO. O motorista poderia também ter apresentado uma CNH categoria D ou E sem problemas.
  • Pessoal, no caso de MOTOR HOME (trailler), não há que se falar em Categoria E!

    Se o MOTOR HOME tiver o PBT de ATÉ 6T e ATÉ 8 Passageiros, excluindo o motorista --> Será Categoria B!

    Se o MOTOR HOME tiver o PBT MAIOR que 6T e ATÉ 8 Passageiros, excluindo o motorista --> Será Categoria C!

    Se o MOTOR HOME tiver MAIS que 8 passageiros, excluindo o motorista --> Será Categoria D!

    LEMBRANDO QUE:

    Trator Roda ou Maquinários destinados a arrastar equipamentos agrícolas em via pública --> Pode Categoria B!

  • questão passível de anulação.

  • Poderia ter apresentado habilitação B, C, D e E, visto que a questão não informou peso e/ou lotação.

  • Simples...

    Se o Trailer estivesse:

    Abaixo de 6.000kg: C (143, III)

    Acima de 6.000kg: E (143, V)

    Logo, não há parâmetro para justificar correta a assertiva

  • GABARITO: ERRADO.

  • CNH Cat. B - unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada de até 3500kg; (Res. 168/04 - CONTRAN - ANEXO I)

    CNH Cat. C - unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada de até 5999kg;

    CNH Cat. D - unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada de até 5999kg.

    6000Kg ou mais: Cat. E - Art. 143, V, CTB.

    "...apresentou ao policial, certamente, uma CNH, da categoria C..."

    Creio ser o/um erro da questão, pois poderia ser outra categoria sem problema, desde que preenchidos requisitos acima.

  • Acredito que o erro da questão está em " somente na habilitação inicial, qual seja, às categorias A ou B".

    Categoria "A" só da direito a conduzir motocicletas e ciclomotores, mas a assertiva adiciona ela a automotores, principalmente acoplados. Essa é minha humilde opinião.

  • Galera infelizmente o CESPE é isso aí só pegadinha, vamos ter que aprender muita interpretação de texto onde eles ganham todas.

    Nessa situação, o condutor apresentou ao policial, CERTAMENTE, uma CNH, da CATEGORIA C,

    A banca ainda ajudou quando diz CERTAMENTE

    Gabarito CORRETO

  • ERRADO

    Habilitação para dirigir motorhomes e trailers é a categoria 'B'

  • Erro da questão:

    "...pois esta é concedida,... categorias A..."

    Cuidado com a interpretação de texto e como o CESPEANA pensa.

    Bons estudos!

  • E se ocorrer do PBT for inferior a 6000kg?

  • eu deixaria em branco

  • A categoria B já é suficiente. Se >6000kg, seria E

    Não confundir MOTOR CASA com TRAILER.

    Se fosse MOTOR CASA >6000kg seria categoria C

  • A questão está errada, eu posso muito bem ter um veículo utilitário e acoplar um trailer e ser habilitado na categoria B.

    Desde que a soma das duas unidades ( trailer + veículo utilitário) não exceda a 3500kg de PBT e cuja lotação não exceda a 8 lugares. excluído o motorista.

    Imagina um celtinha 1000kg + trailer 2000kg = 3000kg de PBT total ; TUDO OK

    Celtinha 4 lugares + trailer 4 lugares = 8 lugares no total, excluído o motorista = TUDO OK

    Cuidado :

    Trailer é reboque ou semi , vai acoplado

    Motor-home : movimenta-se sozinho, é automotor

  • Em se tratando do veículo mencionado, não é reboque, pois está acoplado na carroçaria, logo trata-se de um motor trailler, motor casa, chamem como quiser , mas para tal veículo é permitido conduzir com Habilitação da categoria B, desde que não ultrapasse os 6.000 kg e não exceda a 8 passageiros, excluído o motorista.

  • Se encontrou o erro marque errado. Se lê a questão toda, ficará confuso e possivelmente errará a questão.

  • Nessa situação, o condutor apresentou ao policial, certamente, uma CNH, da categoria C?

    • Não. Pode ter apresentado uma CNH Cat E, por exemplo.
  • Poderia ter apresentado a categoria B com veículo que pese menos do que 6000kg e de lotação com menos de 8 passageiros.

  • Os comentários nessa questão mais confundem do que ajudam

  • Gente, pela Resolução 789 do Contran, que está no edital da PRF, a categoria B pode dirigir combinações de veículos automotores e elétricos em que a unidade tratora se enquadre na categoria B, com unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada, desde que a soma das duas unidades não exceda o peso bruto total de 3.500 kg e cuja lotação total não exceda a oito lugares, excluído o do motorista.

    Por sua vez, a categoria C poderia dirigir combinações de veículos automotores e elétricos não abrangidas pela categoria B, em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B ou C, e desde que o PBT da unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada seja menor que 6.000 kg.

    Então não existem informações suficientes para dizer se é C, porque a depender do peso pode ser a B tbm.

  • Categoria C?

    essa Categoria é para TRANSPORTE DE CARGA

    Já podemos para por ai !

  • ''Nessa situação, o condutor apresentou ao policial, certamente, uma CNH, da categoria C, já que ele não poderia ter apresentado uma Permissão para Dirigir, pois esta é concedida, previamente à obtenção da CNH, somente na habilitação inicial, qual seja, às categorias A ou B.''

    Pois bem, acabei errando a questão pois interpretei que a banca pedia a informação sobre a necessidade de ter sido habilitado pelo menos um ano na categoria B para poder possuir a categoria C. Como errei a questão, presumo que o erro se encontra, fazendo uma análise mais minuciosa, na parte que a banca diz ''o condutor apresentou, CERTAMENTE, uma CNH de categoria C''.

    Pois bem, certamente não, ele poderia ter apresentado, MINIMAMENTE, uma CNH com categoria C e, certamente, não temos como precisar se ele possui uma CNH C, D ou E, já que quem pode mais, pode menos, logo, se ele possuísse uma CNH de categoria E, ele também poderia estar dirigindo um veículo acoplado à um trailer, pois bem sabemos que para dirigir esse tipo de veículo, basta uma CNH categoria B. Presumo eu, seja esse o entendimento da questão que a banca quer passar.

  • Sabia a resposta mas me deixei levar por este trecho:

    "...já que ele não poderia ter apresentado uma Permissão para Dirigir, pois esta é concedida, previamente à obtenção da CNH, somente na habilitação inicial, qual seja, às categorias A ou B."

    Entendo que, realmente, não existe PPD anterior à categoria C. Portanto, marquei CERTO e quebrei a cara.

  • 1º Não confunda trailer com motor-home como eu vi em alguns comentários.

    2º Certamente CNH C? Não!

    Explico: Se ele estivesse com o seu veículo utilitário com a unidade acoplada (trailer, nesse caso) e a soma dos pesos não excedesse o PBT de 3.5t (3.500kg) e nem a lotação total ultrapassasse +8 lugares (excluído o motorista), ele poderia utilizar a CNH "B".

    Esse final está correto.

    "já que ele não poderia ter apresentado uma Permissão para Dirigir, pois esta é concedida, previamente à obtenção da CNH, somente na habilitação inicial, qual seja, às categorias A ou B."

    PPD só A e B

    Caso o utilitário ultrapassasse 8 lugares já seria D, ou seja, não tem como se certificar que ele apresentou a "C".

    Se houver algum erro, peço que, por favor, me mandem uma mensagem.

  • QUESTÃO TÃO FACIL, QUE DA MEDO DE TER CASCA DE BANANA

  • Eu errei, mas ninguém entrou em um acordo sobre o erro da questão, creio que o erro seja nesse trecho " Nessa situação, o condutor apresentou ao policial, certamente, uma CNH, da categoria C..."

    Não tem como saber, pois há a Cat D ou Cat E que são categoria superiores a C, o qual ele pode ter apresentado.