SóProvas


ID
923884
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e a Missão Rondon, ambas do início do século XX, desempenharam importante papel na ocupação da área hoje pertencente ao estado de Rondônia. É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Para não assinantes:


    Letra D)

  • a) a ferrovia foi construída na fase inicial da mineração e teve como objetivo escoar o ouro extraído das minas para outras regiões do país e para o exterior. ERRADA. Foi na fase do primeiro ciclo da borracha

    b) a integração nacional do oeste brasileiro promovida pelo Marechal Cândido Rondon afetou drasticamente a cultura e a vida dos povos indígenas da região. ERRADA. A construção das rodovias que afetou drasticamente a  vida indígena.

    c) a criação da ferrovia se deu como parte das obrigações firmadas no Tratado de Petrópolis (1903), entre Brasil e Estados Unidos, que visava ao escoamento da borracha para este país. ERRADA. Entre Brasil e Bolívia

    d) a Missão Rondon integrou o oeste brasileiro às outras regiões do país por meio de um sistema de telégrafos, que deu novo impulso à colonização. Correta.

    e) a construção da Madeira-Mamoré atraiu gente de todo o Brasil e do exterior, que já naquela época invadiu as cidades de Porto Velho e Guajará-Mirim, nos extremos da ferrovia, em busca do ouro, recém-descoberto.  ERRADA.

    Tratado de Petrópolis, de 1903.

    Os Estados Unidos do Brasil obrigam-se a construir em território brasileiro, por si ou por empresa particular, uma

    ferrovia desde o porto de Santo Antônio, no rio Madeira, até Guajará-Mirim, no Mamoré, com um ramal que, passando por

    Vila-Murtinho ou em outro ponto próximo (Estado de Mato-Grosso), chegue a Villa-Bella (Bolívia), na confluência do

    Beni e do Mamoré. Dessa ferrovia, que o Brasil se esforçará por concluir no prazo de quatro anos, usarão ambos os

    países com direito às mesmas franquezas e tarifas.  (http://www2.mre.gov.br/dai/b_boli_11_927.htm)


  • Bruna, fiquei em dúvida,na sua justificativa da letra C, sobre o Tratado de Petrópolis. Você comentou que foi entre Brasil e Acre, não seria entre Brasil e Bolívia, "negociando" o Acre?

  • Após longas negociações entre os governos brasileiro e boliviano, em 1903 foi assinado o Tratado de Petrópolis. Por esse tratado, a Bolívia renunciou às terras do atual estado do Acre e ganhou a construção de uma ferrovia no trecho encachoeirado do Rio Madeira, porém em Território Brasileiro, o que facilitaria o transporte de suas mercadorias e o escoamento da sua produção. Assim a Bolívia ( pelo trajeto Rio Mamoré-ferrovia-rios Madeira e Amazonas) chegava ao Oceano Atlântico.

      Para Rondônia, por esse tratado, foi construída a ferrovia Madeira-Mamoré.

      Por esse tratado, o Brasil pagou à Bolívia 2 milhões de libras esterlinas em indenização e comprometeu-se a construir uma estrada de ferro para superar o problema das cachoeiras do Rio Madeira, partindo de Santo Antônio até Guajará-Mirim.

    fonte: http://rondoniaemsala.blogspot.com.br/2012/06/tratado-de-petropolis.html

  • Rita, isso mesmo. Só vi agora. Foi entre o Brasil e a Bolívia.