SóProvas


ID
923971
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Nesse sentido, discordamos de uma explicação baseada num só fator – que consideramos, entretanto, muito importante – e sugerimos questionar a estabilidade em torno de três temas fundamentais: o papel dos partidos políticos (especificamente a aliança PSD/PTB); o papel das Forças Armadas (notadamente o Exército, sob a chefia do General Lott) e o papel do Executivo, através de sua política econômica-administrativa.” (BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. O governo Kubitschek – Desenvolvimento e Estabilidade política . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. p. 26).

Com relação à política econômica de Juscelino Kubitschek, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A instrução número 113 da Supertintendência de Moeda e Crédito (SUMOC) previa a importação de máquinas e equipamentos sem cobertura cambial, o que favorecia às empresas estrangeiras. Nesse sentido, o Brasil pode contar com bons resultados em seu Plano de Metas devido ao capital estrangeiro. Importante, porém, ressaltar-se que, o investimento de matrizes estrangeiras em suas filiais brasileiras prejudicou as empresas nacionais.

    A Instrução 113 da SUMOC foi instituída pelo governo de Café Filho com o Ministério da Fazenda sob a batuta de Eugênio Gudin e foi mantida no governo de JK, que vislumbrava nesta, uma alavanca para a industrialização promovida por capital estrangeiro. 

    Resposta Correta: D 
  • Gabarito D

     

    Como fiquei em dúvida na B, vamos lá:

     

    O governo Juscelino Kubitschek rompe com o Fundo Monetário Internacional (FMI) após um ano de negociações. A ajuda financeira solicitada ao Fundo no início do ano anterior tinha sua liberação condicionada a um plano recessivo de ajuste fiscal e contenção salarial.

    [...]

    Entre desacelerar a construção de Brasília e cumprir a orientação do FMI, Juscelino optou por romper relações com o fundo, em junho de 1959, reconquistando a simpatia da opinião pública, àquela altura descontente com a elevação do custo de vida.

     

    http://memorialdademocracia.com.br/card/o-brasil-de-jk-rompe-com-o-fmi

  • foi o famoso 50 anos em 5.