A) seria utilizada a mão de obra assalariada, disponível na metrópole em decorrência da mecanização do campo. ➡ ERRADO, MÃO DE OBRA ESCRAVA.
B) era uma especiaria de fácil comercialização na Europa, embora não tenha atraído recursos de outros países para o investimento inicial. ➡ errado, os holandeses desempenharam o papel de financiadores e intermediários na empresa açucareira lusitana.
C) era necessário um gênero que se adequasse às condições ecológicas da colônia e já estivesse incorporado à experiência portuguesa.➡ certo. Os portugueses possuíam experiência, já há algumas dezenas de anos, explorando açúcar nas ilhas do Atlântico (Ilha da Madeira, Açores, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe). O país já dominava a indústria de equipamentos para engenhos de açúcar. O oferecimento do produto ainda relativamente novo na Europa pelas cidades italianas formou consumidores
D) a montagem dessa estrutura produtiva favorecia aos objetivos da metrópole de eliminar toda e qualquer forma de trabalho escravo na colônia. ➡ bem errado, foi baseado em mão de obra escrava.
E) era fundamental que os comerciantes nativos monopolizassem as tarefas de distribuição de açúcar na Europa. ➡ errado. comerciantes lusitanos e não nativos. leia-se comerciante reinol.
bons estudos