SóProvas


ID
924097
Banca
FUNCAB
Órgão
CODATA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Em relação à gestão por projetos, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Letra E. Stakeholder significa público estratégico. Em inglês stakesignifica interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui. Assim, stakeholdertambém significa parte interessada ou interveniente. É uma palavra em inglês muito utilizada nas áreas de comunicação, administração e tecnologia da informação cujo objetivo é designar as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas. O termo stakeholder foi criado por um filósofo chamado Robert Edward Freeman. Ao entender a importância dos stakeholders, o responsável pelo planejamento ou plano consegue ter uma visão mais ampla de todos envolvidos em um processo ou projeto e saber de que maneira eles podem contribuir para a otimização deste. stakeholder é uma pessoa ou um grupo, que legitima as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma organização. É formado pelos funcionários da empresa, gestores, gerentes, proprietários, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores, sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com uma determinada ação ou projeto.

    O erro da questão está em dizer que não há a necessidade de preocupação imediata com as diferentes expectativas dos stakeholders; já que há sim essa necessidade, t
    oda interferência, desde a sugestão de um fornecedor até a reclamação de um consumidor, visa aumentar o nível de satisfação a respeito dos produtos da empresa e aprimorar todos os processos de trabalho. É necessário o envolvimento e capacidade de considerar as opiniões e projetos que  possam cercar e adentrar numa empresa.

    Bons estudos!
  • Um sistema regular de informações contribui para o alcance de maior eficiência na alocação de recursos, de eficácia e qualidade dos serviços prestados à população e produz bases sustentáveis para a tomada de decisões.

    Fonte:http://www.fundap.sp.gov.br/debatesfundap/pdf/Gestao_de_Poi%C3%ADticas_Publicas/INDICADORES_PARA_MONITORAMENTO_DE_PROGRAMAS_E_PROJETOS.pdf

  • Um sistema de informações gerenciais adequado, visando à produção de bases sustentáveis para a tomada de decisões, deve ser especificado e implantado, observando-se as necessidades da organização, sem a preocupação imediata com as diferentes expectativas dos stakeholders.

    Stakeholders- Pessoas que afetam ou são afetadas de alguma forma pelas políticas da empresa.

    Dividem-se em: -Diretos: Acionistas, fornecedores, empregados e clientes.

                                 -Indiretos: Governo, mídia e sociedade


    Portanto não se pode falar em gerenciamento sem a preocupação com as expectativas daqueles que influenciam a organização.


    Gabarito: E

  • Os stakholders, ou partes interessadas, são todas as pessoas ou grupos de pessoas que são influenciadas pelo desenvolvindo do projeto, ou do SIG, e, portanto, fundamentais no desenvolvimento de um SIG, podendo ainda influenciar no seu andamento. Assim, a preocupação com esses elementos é fundamental. Letra E INCORRETA

  • Letra (E).

    ----------

     

    Complementando as diversas informações já citadas pelos colegas, não haveria lógica gerenciar um projeto que não se importe com os stakeholders.

     

    Stakeholders são as partes interessadas em um projeto, eles podem ser divididos em:

          Stakeholders primárias: possuem obrigação contratual ou legal com o projeto.

                                Ex. gerentes funcionais, diretores, equipe, clientes, empregados...

     

          Stakeholders secundários: não têm nenhuma relação formal com o projeto, mas podem exercer poder, através de ações legais, pressões políticas e sociais.

                                Ex. organizações sociais, políticas, concorrentes, comunidade local, mídia, escolas...

     

    ----------

    At.te, CW.

    Fonte:

    ELISABETE DE ABREU E LIMA MOREIRA. Administração Geral e Pública. Pág. 208. Editora JusPODIVM, 2016.

  • essa era a fácil, a unica que remetia a falta de alguma coisa, era SEM a preocupação