SóProvas


ID
924970
Banca
MPE-SC
Órgão
MPE-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES
ABAIXO E ASSINALE
“CERTO” - (C) OU “ERRADO” - (E)

A expressão por que deve ser usada quando a conjunção por se combina com um pronome interrogativo (Por que não te calas?) ou quando se combina com pronome relativo (Mesmo assim, ouso dizer que poucos conhecem as causas por que luto).

Alternativas
Comentários
  • O por que  separado e sem acento tem dois empregos diferenciados:

    Quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinidoque, possuirá o significado de “por qual razão” ou “por qual motivo”:

    Exemplos: Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)
    Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)

    Quando for a junção da preposição por + pronome relativo que, possuirá o significado de “pelo qual” e poderá ter as flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais.

    Exemplo: Sei bem por que motivo permaneci neste lugar. (pelo qual)
  • Nobre colega! muito bom e correto seu comentário, porém tu notaste que a banca tratou o "por" como conjunção e não como preposição. Tenho uma dúvida se esse termo usado pela banca: "conjunção por" não tornaria a questão errada?? Se alguém pudesse sanar minha dúvida! Agradeceria!
  • Colega Vagner concordo com você. Achei muito bom o comentário da colega . Mas, fiquei em dúvida  com a questão: Por é conjunção?

     Errei a questão pois respondi com atenção a esse detalhe.
  • Caros colegas, concordo com vocês,  uma vez que a questão trata o 'por' como conjunção e não como preposição. Fiquei na dúvida mesmo!!
     A expressão 
    por que deve ser usada quando a conjunção por se combina com um pronome interrogativo (Por que não te calas?) ou quando se combina com pronome relativo (Mesmo assim, ouso dizer que poucos conhecem as causas por que luto).
  • Pessoal, no site www.brasilescola.com, há explicação da questão (por=preposição). Neste site, aparece exatamente o que foi pedido na questão.
  • Por que não te calas? = advérbio interrogativo de causa, traz os elementos interrogativos separados tanto nas interrogativas diretas e indiretas;

    Mesmo assim, ouso dizer que poucos conhecem as causas por que luto = preposição + pronome relativo  que equivale a pelo qual e flexões.


  • Este vídeo é muito interativo para a fixação do uso dos porquês.

    http://www.youtube.com/watch?v=w3Zd5NSDT6w

    Força e Fé!

  • kkkkkkkkkk Muito bom Wallase

  • Na minha opinião por é preposição e não conjunção como relata a questão, motivo por que a questão estaria errada. Errei a questão por isso.

    Bons estudos!
  • POR = PREPOSIÇÃO E NÃO CONJUNÇÃO NESSE CONTEXTO. QUESTÃO = ERRADA. DEVERIA SER ALTERADO O GABARITO...

  • Concordo  com os colegas que se manifestaram formalmente, o 'por que' tem por nome técnico, a junção da PREPOSIÇÃO 'por' somada a PRONOME RELATIVO 'que' e não uma conjunção como consta da resposta. Essa questão deve ser reavaliada  mantendo-se a credibilidade do site. 

  •                    --------- Locução pronominal:  PELO QUAL

                                                                       PELA QUAL

    Por que                                                       POR QUAL


                     -----------  Adv interrogativo- usado em perguntas diretas (?) ou indiretas (.)


    Ex.:

    - A causa por que luto é nobre.

    - Por que você não se manifestou sobre o fato?

  • por que = por que motivo ou pelo qual ... se substituir e der certo, pode usar!!

  • Certinho! Falou das duas formas usuais do por que.

  • Por que = Até onde aprendi o "Por" é preposição e não conjunção. Então tem-se: 1) Por que = preposição + pronome relativo; e 2) Por que = preposição + pronome interrogativo.