SóProvas


ID
925507
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um empresário, quando toma um empréstimo bancário, sabe mais sobre a verdadeira condição de sua empresa repagá-lo do que o funcionário do banco que analisa o crédito.

Essa situação gera um problema de assimetria de informação denominado

Alternativas
Comentários
  • SELEÇÃO ADVERSA, é quando as informações assimétricas levam a instituição conceder crédito a tomadores, que, em se conhecendo a real situação, não fariam a referida transação. 

    Espero ter ajudado
  •   Seleção Adversa é a incapacidade de o agente selecionar seus clientes e/ou estabelecer preços diferenciados com base em informações relevantes (risco, situação real, saúde etc), mas que nesse caso não estão disponíveis devido à assimetria de informações. Esta é uma situação ex-ante, ou seja, os contratos já são naturalmente mais caros devido à falta de informação.

    Ex: Carros usados: os compradores adotam tabelas genéricas, a um preço atraente para carros mal conservados, mas pouco atraente para quem cuidou direitinho de seu carro. Logo, a seleção é adversa, seleciona os piores.

    Ex2: Planos de Saúde: com planos padrão estabelecidos pelo Gobierno, ficam atraentes para pessoas que cuidam pouco de sua saúde, mas caros para quem se cuida.

    Ex3: Políticos: como a legislação deve proteger os eleitos de eventuais ataques do judiciário ou de oposições, a situação fica atraente para pessoas que sabem que podem ser condenadas a procurarem proteção como políticos eleitos.

    Ex4: Crédito: txs de juros altas podem acabar selecionando aqueles que sabem que possuem mais riscos.


    Obs: Além da Seleção Adversa, há o problema do Risco Moral, que ocorre tbm devido à Assimetria de Informações, mas de forma "ex-post", ou seja, ocorre após a contratação, como em motoristas que arriscam mais seus carros por saberem possuir um bom seguro, pacientes que não se cuidam por saberem ter uma boa cobertura médica sem gastos adicionais, bancos e empresas grandes que se arriscam mais por saberem que o governo irá socorrê-los em caso de crise.