SóProvas


ID
925729
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma grande empresa recebeu autorização da Receita Federal para depreciar, em 10 anos, um equipamento que custou R$ 30.000.000,00, sob dois métodos à escolha da empresa: método das quotas constantes ou método da soma dos dígitos dos anos.
O contador, seguindo a diretriz da empresa de gerar valor sempre que possível, optou pelo método

Alternativas
Comentários
  • Método de quotas constantes: A depreciação por esse método é calculada dividindo-se o valor depreciável pelo tempo de vida útil do bem. Esse método, impropriamente chamado linear, devido sua simplicidade, é o utilizado pela grande maioria das empresas.

    Método da soma dos dígitos dos anos: Esse método proporciona quotas de depreciação maiores no início e menores no fim da vida útil. Esse método (que também é linear) é calculado como segue........

    Fonte FIPECAFI

    Letra: D


  • O colega explicou os métodos e não a justificativa da resposta. 

    O método a ser escolhido visando a obter valor para a empresa é o Método da Soma dos Dígitos ou de Cole. Isso se justifica na medida em que é um método de depreciação ACELERADA, isto é, a depreciação ocorre mais rapidamente no começo e se reduz no fim da vida útil. Isso gera valor, uma vez que é positivo a aceleração da depreciação do ponto de vista do fisco, uma vez que o IR sobre o valor do bem será menor já que este vale menos. Assim, o gabarito correto é a LETRA D, pois a depreciação acelerada é benéfica para o contribuinte. 

  • Victor Hugo, discordo de sua justificativa quanto ao seu conceito de "gerar valor". O método de depreciação da soma dos dígitos não é aceita pelo fisco. Portanto, não gera valor.

    RIR/99:

    "Art. 309. A quota de depreciação registrável na escrituração como custo ou despesa operacional será determinada mediante a aplicação da taxa anual de depreciação sobre o custo de aquisição dos bens depreciáveis (Lei nº 4.506, de 1964, art. 57, § 1º)."


    Eu tenho uma suposição quanto ao que se considera gerar valor, mas não vale comentar por ser apenas uma suposição particular.