SóProvas


ID
925753
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item
que se segue.

Ao ser aplicado o princípio de territorialidade, a proveniência interna dos documentos de arquivo é respeitada.

Alternativas
Comentários
  • Princípio da Territorialidade
     
    Também conhecido como Princípio da Proveniência Territorial.
     
    Trata-se de uma derivação do Princípio da Proveniência, segundo o qual os arquivos devem ser conservados em serviços de arquivo do território em que foram produzidos, exceto os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.
  • Principio da Territorialidade para cespe é:

    Significa que os arquivos devem ser conservados o mais perto possível do lugar de sua criação e aplicação e guardados por quem os acumulou.



    Lembrando que o princípio da proveniência ou respeito aos fundos ( principio basico da arquivologia): segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Eu volto a frizar: É também chamado de principio do respeito aos fundos.


    Fonte: Darlan - LFG e Élvis Correa.
  • Gabarito errado

    Da territorialidade
     
    Este princípio estipula que os arquivos deveriam ser conservados nos serviços de arquivo do território em que foram produzidos.
     
    Proveniência territorial: os documentos deveriam permanecer nos arquivos do território onde foram produzidos. Lembre-se proveniência nos remete a origem, quando territorial esta ligada ao local de origem, ou seja, onde foram produzidos.

    A questão esta errada porque há uma contradição entre os dois princípio
  • Peço aos entendidos da disciplina que, por favor, esclareçam essa questão de uma forma mais simples, pois apesar de os colegas acima terem dado uma explicação, ainda, continuo com dúvidas sobre a questão.
    EX: Se aplicar o princípio da territorialidade em um arquivo, ele será deslocado de um lugar para o outro(no caso de o local onde esteja ser diferente de onde foi produzido)?? Porém, a proveniencia interna não pode ser mantida??
    Desculpem minha ignorancia e agradeço a atenção
  • Ao meu ver, "Ao ser aplicado o princípio de territorialidade, a proveniência interna dos documentos de arquivo nem sempre é respeitada." O "é" deixaria o gabarito da questão errada.
    Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, do Arquivo Nacional (http://www.portalan.arquivonacional.gov.br),  o princípio de territorialidade,  comporta exceções. Por este dicionário, os arquivos devem ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.
  • Ao ser aplicado o princípio de territorialidade, a proveniência interna dos documentos de arquivo é respeitada.

    fazendo a ordem direta fica mais facil de identificar o erro:


     A proveniência interna dos documentos de arquivo é respeitada ao ser aplicado o princípio de territorialidade.

    O erro da questao foi a troca de conceito, pois mesmo aplicando o principio da territorialidade a proveniencia interna deve ser respeitada...
  • ERRADO.
    Por Territorialidade
    entende-se a abrangência territorial do documento. Os poderes de pertença, onde foi produzido e/ou recebido (nacional, regional, institucional). Já por Proveniência o respeito à sua separação por pessoa, setor, divisão, departamento e instituição de origem com o objetivo de facilitar o acesso, a consulta e o manuseio para acelerar o processo.
  • Questão - Ao ser aplicado o princípio de territorialidade, a proveniência interna dos documentos de arquivo é respeitada.

    Foi assim que entendi a questao: 
    Ao ser aplicado o princípio de territorialidade (digamos que seja um orgão do Poder Judiciário, ex.: STF). Os documentos que lá estao presentes (de sua circunscricao ou jurisdicao) podem ser de varios setores. Esses documentos (processos, requisicoes, requerimentos etc..) podem vir de outros poderes, orgaos e instituicoes (Poder legislativo, DPF, DPRF etc.) cuja a proveniência interna dos documentos de arquivo NÃO é respeitada, pois sao documentos de arquivos de outras circunscricoes ou juridicoes.

    ERRADA.

    #AVANTE!!
  • A questão está errada, pois há dois tipos de territorialidade. VEJAMOS:

    Proveniência Territorial: permanece no arquivo do território ONDE foram os documentos foram produzidos.

    Pertinência Territorial: permenece no arquivo do território os documentos que remetem-se ao mesmo assunto.


    Logo, o princípio da territorialidade não só abrange a proveniência, como a pertinência, fazendo com que a questão fique incompleta e por isso ERRADA!
  • Se um órgão situado em São Paulo envia um documento à  um órgão situado no Pará, respeitando o princípio da territorialidade, onde este arquivo será arquivado?... 

  • O princípio é da proveniência... não existe especificação do tipo "proveniência interna ou externa". ERRADO

  • Ao ser aplicado o princípio de territorialidade, a proveniência interna dos documentos de arquivo é respeitada. ERRADA


    O fato de se aplicar um princípio não garante que seja respeitado o outro princípio. Os documentos foram arquivados próximos do local onde foram criados, mas isso por si só não garante que os documentos do órgão estão juntos e que não estejam misturados com os documentos de outros órgãos.


    Princípio da territorialidade: Significa que os arquivos devem ser conservados o mais perto possível do lugar de sua criação e aplicação e guardados por quem os acumulou.

    Proveniência (respeito aos fundos ou procedência): os arquivos devem ser organizados por fundos de documentos, de modo a respeitar a origem dos documentos, e não podem ser misturados a outros fundos. Os documentos provenientes de mesmo órgão devem ser arquivados juntos.

  • Errado, outra questão com conceito correto do princípio da territorialidade ajuda  responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - IBAMA - Técnico Administrativo Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Princípios Arquivístivos; 

    Considere que a manutenção de um documento tenha sido realizada no local em que ele foi acumulado. Nessa situação, a ação realizada obedece ao princípio da territorialidade.

    GABARITO: CERTA.

  • Segundo o dicionário de termos arquivísticos, o princípio da pertinência territorial: 

    Conceito oposto ao de princípio da proveniência e segundo o qual documentos ou

    arquivos(1) deveriam ser transferidos para a custódia de arquivos(2) com jurisdição

    arquivística sobre o território ao qual se reporta o seu conteúdo, sem levar em conta o

    lugar em que foram produzidos."

  • ??????????????????

    Se um documento é criado pelo TJ-AM e preserva o Princípio da Territorialidade, então lá ele ficará.

    Se um documento é criado pelo TJ-AM ele pode sair do TJ-AM e ir para o STF. Se no STF for preservado o Princípio da Proveniência, ao STF caberá reservar um espaço exclusivo para arquivos do TJ-AM.

    Mas e se o STF respeita o Principio da Proveniência e o TJ-AM respeita o Princípio da Territorialidade, aonde vai ficar este documento?

    Existe uma hierarquia de Princípios?? Quem manda em quem? Pra mim venceria o Princípio da Proveniência...

    Pode o STF obter uma cópia desses documentos para ser arquivado? 

    Alguém me ajude? 

  • Acredito que o erro dessa questão está em fazer uma ligação entre os conceitos, mas eles não se relacionam. O princípio da proveniência se refere à fonte geradora do arquivo, já o da territorialidade afirma que o arquivo(fundo) deve permanecer no território de sua criação. Vejam:


    Princípio da proveniência, procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds): segundo esse princípio, os arquivos devem ser organizados por fundos ou núcleos de uma mesma fonte produtora/geradora, não devendo, portanto, serem misturados aos de outras fontes;


    Princípio da territorialidade: segundo esse princípio os arquivos públicos devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo, portanto, a ele pertencer;


  • O principio da Territorialidade determina que os documentos de arquivo devem permanecer o mais próximo possível do local onde foram produzidos. Isto por que esses documentos trazem informações não somente da entidade produtora, mas também do ambiente onde está inserida (bairro, cidade, estado, etc).

    O princípio da Proveniência determina que os documentos produzidos por uma instituição não devem ser misturados aos produzidos por outras instituições diferentes. Isso por que a razão de existir do arquivo é guardar informações a respeito da instituição produtora e suas atividades, o que não será possível se esses documentos forem misturados e/ou dispersos.

    Então, caso seja aplicado o princípio da Territorialidade, ainda deve ser observado os princípio da Proveniência. Ex: os documentos produzidos por um escritório regional do INPI, de acordo com o princípio da Proveniência, deveriam ser guardados na sede do mesmo, ou no Arquivo Nacional, quando do recolhimento. Contudo, supondo que estes documentos do escritório regional tenham informações relevantes para o Estado, para a cidade onde está localizado, ou para uma determinada área de interesse local (desenvolvimento científico, por exemplo), ele deve manter-se ali. Contudo, mesmo devendo manter-se ali, não pode jamais ser misturado aos conjuntos de documentos de outras instituições. Ou seja, ainda será respeitado o princípio da Proveniência.

    Errada a afirmativa.




  • O principio da Territorialidade determina que os documentos de arquivo devem permanecer o mais próximo possível do local onde foram produzidos. Isto por que esses documentos trazem informações não somente da entidade produtora, mas também do ambiente onde está inserida (bairro, cidade, estado, etc).

    O princípio da Proveniência determina que os documentos produzidos por uma instituição não devem ser misturados aos produzidos por outras instituições diferentes. Isso por que a razão de existir do arquivo é guardar informações a respeito da instituição produtora e suas atividades, o que não será possível se esses documentos forem misturados e/ou dispersos.

    Então, caso seja aplicado o princípio da Territorialidade, ainda deve ser observado os princípio da Proveniência. Ex: os documentos produzidos por um escritório regional do INPI, de acordo com o princípio da Proveniência, deveriam ser guardados na sede do mesmo, ou no Arquivo Nacional, quando do recolhimento. Contudo, supondo que estes documentos do escritório regional tenham informações relevantes para o Estado, para a cidade onde está localizado, ou para uma determinada área de interesse local (desenvolvimento científico, por exemplo), ele deve manter-se ali. Contudo, mesmo devendo manter-se ali, não pode jamais ser misturado aos conjuntos de documentos de outras instituições. Ou seja, ainda será respeitado o princípio da Proveniência.

    Errada a afirmativa.
    Professor Mayko Gomes

  • Marquei errado por relacionar o princípio da proveniência ao conteúdo interno do arquivo, mas na CESPE tudo pode acontecer!

  • Carlos Dumaresq, obrigada... só após seu comentário, puder elucidar melhor.

  • O principio da Territorialidade determina que os documentos de arquivo devem permanecer o mais próximo possível do local onde foram produzidos. Isto por que esses documentos trazem informações não somente da entidade produtora, mas também do ambiente onde está inserida (bairro, cidade, estado, etc).

    O princípio da Proveniência determina que os documentos produzidos por uma instituição não devem ser misturados aos produzidos por outras instituições diferentes. Isso por que a razão de existir do arquivo é guardar informações a respeito da instituição produtora e suas atividades, o que não será possível se esses documentos forem misturados e/ou dispersos.

    Então, caso seja aplicado o princípio da Territorialidade, ainda deve ser observado os princípio da Proveniência. Ex: os documentos produzidos por um escritório regional do INPI, de acordo com o princípio da Proveniência, deveriam ser guardados na sede do mesmo, ou no Arquivo Nacional, quando do recolhimento. Contudo, supondo que estes documentos do escritório regional tenham informações relevantes para o Estado, para a cidade onde está localizado, ou para uma determinada área de interesse local (desenvolvimento científico, por exemplo), ele deve manter-se ali. Contudo, mesmo devendo manter-se ali, não pode jamais ser misturado aos conjuntos de documentos de outras instituições. Ou seja, ainda será respeitado o princípio da Proveniência.

    Errada a afirmativa.

    FONTE: Professor QConcursos

  • ERRADA

    PROVENIÊNCIA EXTERNA = territorial, geográfica (princípio da territorialidade)

    PROVENIÊNCIA INTERNA = funcional, orgânica (princípio da proveniência)

  • A proveniência interna diz respeito à organicidade dos documentos, ou seja, leva em consideração as suas funções para o seu agrupamento.

    Já a proveniência externa não leva em consideração a organicidade dos documentos, não se interessa na inter-relação dos arquivos, importando-se apenas com a territorialidade.

    Logo, o princípio da territorialidade, que também pode ser chamado de proveniência territorial, está ligado à proveniência externa.