SóProvas


ID
926017
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Governo João Goulart (1961/1964) foi marcado pela interrupção e conseguinte instalação da ditadura militar no país. O governo Goulart, na prática, ficou caracterizado em função das suas ações políticas, como um governo:

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

    João Goulart era vice de Jânio Quadros, que acabou renunciando o cargo. Na época, a oposição fazia empenho em desacreditar João Goulart, afirmando que ele possuía simpatia pelo estilo comunista de governar. Agravou a isto o fato de que na época da renúnia de Jânio, João Goulart estava em viagem à China.
    Os opositores conseguiram desacreditar João Goulart, minorando seu poder através da instauração do Parlamentarismo. Assim, João Goulart perdia seu poder de presidente e se tornava apenas chefe de estado. Fato que foi revertido através de plebiscito que apoiava a volta do presidencialismo.
    No entanto a insatisfação da oposição fez instaurar no Brasil, imediatamente, o Regime Militar.
    (Inicialmente o Regime Militar serviria apenas para tirar o embaraço político que se instaurava, então seria provisório, durando cerca de 180 dias. Porém quando o segundo presidente militar foi eleito, o Regime Militar se transformara em Ditadura Militar)