SóProvas



Prova CEFET-AL - 2013 - IF-AL - Professor - História


ID
925954
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No começo do século XX, a Rússia vivia um momento histórico em que as desigualdades sociais instaladas fizeram com que camponeses e operários se mobilizassem politicamente. Nos campos, os trabalhadores rurais viviam em condições lastimáveis legitimadas por um governo que preservava os privilégios feudais da classe aristocrática. Diante desse quadro, diversos grupos políticos e sociais se uniram objetivando a queda do regime czarista e deflagrando a Revolução Russa em 1917. Sobre esses segmentos que participaram ativamente do processo revolucionário russo de 1917, indique a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A) dentro do partido bolchevique, haviam duas correntes, aqueles que queria uma rev limitada ao território russo, para depois estender, o foi chamado de "socialismo/revolução em um só pais", liderada por Stalin; e os que queriam uma revolução mundial, liderados por Trotsky.

    B) partido revolucionário profissional é uma idéia bolchevique. Os mencheviques apoiaram o governo provisório de Kerensky, formado após a rev de março de 1917, o qual optou por não sair da guerra.

    C) os sovietes eram conselhos formados por operários, que, apesar da formação político-ideológica heterogenea no início do movimento, passaram a apoiar os bolcheviques após a revolução de setembro de 1917. Além disso, os camponeses tendiam a seguir uma idéia de socialismo anárquico. 

    D) a demoninacao faz referência a "maioria" e "minoria"


  • letra E!!! gente comenta mas põe o GABARITO!!

  • Não encontrei o erro da letra C. Alguém pode me esclarecer, por favor?


ID
925957
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Russa de 1917 marca o inicio de uma experiência cujos reflexos se fazem sentir ainda hoje. Esse movimento representou uma grande ruptura econômica, politica e social, sem precedentes, possibilitando, apesar das mais variadas pressões externas, a superação de um atraso até então secular do povo russo. Sobre esse fato, considere as seguintes preposições:

I. Embasada ideologicamente nos fundamentos liberais, a Revolução Russa de 1917 consolidou o primeiro Estado socialista, representativo das aspirações do proletariado.

II. O movimento revolucionário agregou em si, diferentes segmentos sociais, da burguesia ao campesinato, tendo neste último o principal mentor do processo de tomada ao poder.

III. Na queda do regime czarista e deflagração da Revolução Russa em 1917, houve a participação de líderes, grupos e organizações de oposição com divergências na estratégia de encaminhamento do movimento.

IV. Stalin e Trotsky divergiram quanto aos rumos da revolução, já que o primeiro defendeu o “socialismo em um só país”, ao passo que o segundo propôs a “revolução permanente”.

Podemos considerar falsas apenas as seguintes afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    I) Embasada ideologicamente nos fundamentos liberais, ERRADO, a Revolução Russa foi baseada nos ideais marxista.

    II) O movimento revolucionário agregou em si, diferentes segmentos sociais, da burguesia ao campesinato, ERRADO, o movimento era contra os ideias da burguesia.


ID
925960
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A estagnação econômica a partir de meados da década de 1970, aliada à corrida armamentista, colocaram em evidência as deficiências e distorções estruturais da sociedade soviética e a necessidade de reformas urgentes. No entanto, foi em 1985, com a entrada de Mikhail Gorbatchev, que a União Soviética passou por bruscas alterações políticas, econômicas e sociais. Ciente dos problemas pelos quais o país passava, Gorbatchev propôs diversas mudanças na União Soviética, que terminaram levando ao colapso do bloco socialista. Acerca da falência desse modelo de Estado implantado a partir da Revolução Russa de 1917, indique a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.


ID
925963
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Iniciada a partir da segunda metade do século XIX, a efetiva partilha da África atingiu seu ponto máximo na Conferência de Berlim (1884-1885), da qual participaram quatorze países europeus, Estados Unidos e Rússia. Já a conquista da Ásia se deu no decorrer do século XIX e início do século XX, onde as nações europeias, Estados Unidos e também o Japão, tomaram territórios, entraram em disputas coloniais e impuseram seu domínio direto ou indireto a essa parte do mundo. Sobre a ação imperialista nesses dois continentes, escolha a alternativa incorreta:

Alternativas

ID
925966
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A partir do século XIX, os Estados Unidos da América do Norte passaram a vivenciar um grande desenvolvimento econômico, fato esse que colocaria essa nação entre as grandes potências no século posterior. Analise as afirmativas abaixo que tratam desse episódio da história norte-americana e julgue-as em certo ou errado:

( ) O grande número de imigrantes provocaram um crescimento populacional e ao trabalharem na agricultura, aplicando novas técnicas provenientes dos seus países de origem, aumentaram a eficiência agrícola.

( ) Institucionalmente estabeleceram-se regras para a apropriação das terras, bem como as regras de convivência entre os vários Estados, que contribuiu para o sucesso da atividade econômica nesse pais.

( ) A ausência de tarifas protetoras contra o mercado externo e a unificação do mercado interno devido à melhoria das comunicações e meios de transporte contribuíram para desenvolvimento econômico nesse período.

( ) A necessidade de grande quantidade de matéria-prima para alimentar a indústria têxtil na Inglaterra fomentou a expansão das lavouras algodoeiras e as exportações dos Estados Unidos da América.

( ) O desenvolvimento econômico norteamericano caracterizou-se pela expansão de seus territórios, pela diversificação de sua agricultura e pelo apoio estatal e municipalidades ao implantar uma vasta rede de transportes, construção de estradas, portagens e canais.

A sequência que se apresenta corretamente é a seguinte:

Alternativas

ID
925969
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Segunda Revolução Industrial aconteceu na segunda metade do século XIX e representou um aprimoramento técnico e científico da Primeira Revolução Industrial da segunda metade do século XVIII. Nessa fase, o processo de industrialização atingiu a Alemanha, Bélgica, França e também outros países fora do continente europeu. São características desse momento do processo de mecanização da produção:

I. Os setores industriais predominantes desse período foram o petroquímico, siderúrgico, bélico, naval e automobilístico;

II. Menor presença do Estado na economia e a internacionalização dos processos de produção;

III. Concentração de empresas, exportação de capitais, busca incessantes de matérias-primas e mercados consumidores e a fusão do capital bancário com o capital industrial;

IV. Na Alemanha e na Itália, verificou-se uma simultaneidade entre a expansão industrial e as unificações politicas, consolidadas na década de 1870;

V. Em relação à classe operária, verificou-se o recrudescimento da exploração da mão de obra com a criação de leis cada vez mais restritivas aos direitos dos trabalhadores.

Estão incorretos apenas os itens:

Alternativas

ID
925972
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A colonização portuguesa e espanhola do século XVI havia se limitado à América. Com raras exceções, as terras africanas e asiáticas não foram ocupadas. Ali, os europeus limitaram-se ao comércio, principalmente o de especiarias e de escravos. Por isso, no século XIX, havia grandes extensões de terras desconhecidas nos dois continentes, que Portugal e Espanha não tinham condições de explorar. Começou então uma nova corrida colonial envolvendo outras potências europeias, sobretudo as que haviam passado por uma transformação industrial, como Inglaterra, Bélgica, França, Alemanha e Itália. É nesse contexto que tem inicio o Imperialismo, que se caracterizou:

Alternativas
Comentários
  • meu irmão tem que ser ninja pra acerta isso

     

  • Letra E 

    a) Pela busca incessante por metais preciosos e mercados abastecedores de produtos tropicais e consumidores de manufaturas europeias; a busca de metais preciosos ocorreu no colonialismo do século XVI. 

     

    b) Pela urgência de desenvolver novos mercados produtores de manufaturados nas áreas periféricas da África; nao se buscava mercados produtores de manufaturados, na verdade se buscava mercados consumidores para os manufaturados europeus. 

     

    c) Pela divisão entre o capital bancário e o capital industrial formando o capital financeiro; houve a união. O século XIX e início do século XX, o capitalismo conheceu uma nova era, sobretudo pela divisão das empresas em ações e pela união entre o capital industrial e o capital bancário. Nascia, então, o capitalismo financeiro, o momento em que a economia passou a estar centrada no mercado de ações e no sistema especulativo de créditos, juros, valorizações, entre outros elementos.​

     

    d) Pelo acirramento das tensões entre as principais potências industrializadas da época, situação que seria determinante para eclosão da II Guerra Mundial; determinante para a Primeira Guerra Mundial 

     

    e) Por uma alteração na economia capitalista, em que a empresa individual tende a ser substituída pelas sociedades anônimas que administram conglomerados transnacionais ou multinacionais.​ Surgimento dos monopólios (do grego monos, um + polein, vender) designa uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo, portanto influenciar o preço do bem comercializado.

     

  •  multinacionais?


ID
925975
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre as consequências oriundas do processo de conquista e colonização por parte das nações industrializadas europeias, Estados Unidos e Japão, conhecido como Imperialismo, julgue os itens abaixo em verdadeiro ou falso:

( ) Foi importante para que o sistema capitalista fizesse a passagem do conteúdo liberal ao monopolista.

( ) A diplomacia do canhão e do fuzil, a ação dos missionários e dos viajantes naturalistas contribuíram para quebrar a resistência cultural das populações africanas, asiáticas e latino-americanas.

( ) impediu a transferência de tecnologia para essas regiões, estimulando a indústria artesanal.

( ) contribuiu para uma melhor distribuição igualitária dos monopólios de capitais e para o aumento sensível da produção industrial nas décadas finais do século XIX e inicio do século XX.

( ) estimulou a implantação da política econômica mercantilista, favorável à acumulação de capitais nas respectivas Metrópoles.

A sequência correta correspondente é:

Alternativas

ID
925978
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre os anos de 1820 – 1850, os Estados Unidos incorporam extensas áreas ao seu território e suas fronteiras estenderam-se do Atlântico ao Pacifico. Esse processo legou ao país sua atual formação territorial. Esse alargamento das fronteiras norte-americanas deveu-se, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Não compreendi muito bem o motivo da afirmativa C estar incorreta. Seria por afirmar que foi um "avanço natural", enquanto o que ocorreu foi a remoção sistemática de indígenas, principalmente no governo de Andrew Jackson? Alguém poderia explicá-la? 

  • também não compreendir o pôrque da letra c

  • A conquista do Oeste não foi natural, medidas governamentais, como o Homestead Act foram decisivas para impulsionar a migração da população.
  • O gabarito está incorreto.

    O item correto é o (A). A Doutrina Monroe não tem nada a ver com expansão territorial, e nem muito menos é o que é descrito no item. Ela é a clássica "América para os americanos", uma política isolacionista.


ID
925981
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A presença dos negros africanos e de seus descendentes na América portuguesa não apenas possibilitou a construção de um processo histórico extremamente singular, como também ressaltou especificidades únicas na formação da sociedade e da cultura brasileira. Sobre esse tema, é possível aferir que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito c)

    Não existem evidências para a afirmativa de que os africanos tivessem como principal intenção a preservação da sua cultura de maneira radical na América lusitana, mesmo porque uma das principais características dos povos africanos foi, sem dúvida, a flexibilidade no que diz respeito à adaptação cultural diante de novos desafios.

    Eu não concordo, mas..............

  • Eu também não concordo com essa afirmativa considerada certa (LETRA C no gabarito). Pra mim isso é bizarro, absurdo e totalmente errado.

    Flexibilidade pra adaptação frente à novos desafios?????? Parece discurso de empresa querendo descer goela abaixo a exploração. Pessoas eram SEQUESTRADAS, tinham seu nome mudado, passavam por violências absurdas pra chegar num lugar do outro lado do oceano e trabalhar compulsoriamente, e isso é um "novo desafio"? Flexibilidade seria RESISTÊNCIA pra poder sobreviver, e não se "adaptar" como se fossem umas férias ou um intercâmbio.

    Que vergonha alheia de ler isso, deprimente pensar que alguém escreveu uma questão dese jeito. Ou leu muito Gilberto Freyre ou  não sabem nada ou tão mal intencionados mesmo. :/

  • "c) Não existem evidências para a afirmativa de que os africanos tivessem como principal intenção a preservação da sua cultura de maneira radical na América lusitana,"

    e isso aqui nem se fala né.

  • PERFEITA QUESTÃO, CORRETÍSSIMA!

    GABARITO C

  • Na certa o quilombo, a capoeira foram uma maneira de flexibilização. Alternativa bem questionável. Eles que saíram do seu país de origem devem ter amado fazer essa flexibilização.

  • Não sei se a alternativa C está certa, pelo menos é a menos errada

  • KKKKKKKK NOVOS DESAFIOS, SER ESCRAVIZADO E SE F#DER POR QUASE 500 ANOS

    GABARITO C

  • A umbanda e a capoeira seriam o que então?


ID
925984
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O movimento revolucionário francês de 1789 conheceu várias fases; uma dessas foi o período conhecido como Convenção nacional (1792-1795), que se caracterizou, exceto:

Alternativas
Comentários
  • exceto: exceto: exceto: exceto: exceto: exceto: exceto: 

  • No período da Assembleia Nacional a Constituição Civil do Clero tomou as terras da igreja e criou ma nova moeda: assignats.

  • Constituição Civil do Clero foi assinada em 1790, ainda pelo Rei Luís XVI. Reorganizou unilateralmente o clero secular na França, instituindo uma nova Igreja (a Igreja Constitucional), o que provocou a divisão do clero em clero constitucional e clero refratário.O objetivo da lei era transformar os sacerdotes em "funcionários públicos eclesiásticos", remunerados pelo Estado.

    GAB: D


ID
925987
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 26 de agosto de 1789, a Assembleia Nacional Constituinte aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, documento que serviu de referência para a elaboração de outros similares, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, formulada pela ONU, no contexto do pós-Segunda Guerra Mundial. Considerando as principais concepções politicas produzidas pelo movimento francês de 1789, pode-se afirmar que este documento expressou:

Alternativas

ID
925993
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Foi a partir do século XV, com as grandes navegações, que a história dos povos africanos sofreu uma mudança radical. Afinal entre os séculos XVI a XIX, aproximadamente 12 milhões de indivíduos nascidos no continente africano, ao serem desenraizados e transplantados para diversas regiões da América no contexto do tráfico atlântico, foram vitimas da maior migração forçada da história da sociedade. Sobre a presença africana nas terras do Novo Mundo, analise as seguintes afirmativas:

I - A transfusão de padrões culturais africanos para a América ocorreu à revelia do elemento colonizador.

II - É incorreto afirmar que a presença africana na América espanhola teve a mesma equivalência que na América portuguesa.

III- A presença do elemento africano na porção americana do Império português, com exceção da parte sul do território, ajudou a forjar a sociedade colonial nessa parte do continente.

IV- Assim como ocorreu com os povos indígenas, cujo desenraizamento de múltiplas etnias não eliminou tradições, costumes e rituais, homens e mulheres africanos trazidos para América foram capazes de preservar na integra elementos de sua cultura ancestral.

V – A diversidade das complexas e heterogêneas sociedades africanas foi dissolvida, na perspectiva dos colonizadores, no contexto do tráfico atlântico e da própria escravidão.

Estão corretas apenas:

Alternativas

ID
925996
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca da África e dos povos africanos no contexto do tráfico atlântico, indique a única proposição incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe dizer por que é a Letra E?


ID
925999
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A incorporação da América Latina ao sistema capitalista mundial se dá após os movimentos de independência e ocorre dentro de um contexto histórico e estrutural. A partir da segunda metade do século XIX, ocorre a entrada maciça de capitais estrangeiros na região, notadamente ingleses e posteriormente norteamericanos; colocando a América latina sob a hegemonia do capital internacional. A ideia de independência nessa parte do continente torna-se então, relativa e a região entra diretamente na rota dos interesses imperialistas que caracterizou esse século. Analise as proposições sobre esse fato e assinale a que for falsa:

Alternativas
Comentários
  • Doutrina Monroe (1823): EUA se colocou contra a presença europeia na América. Idéia de que "não vamos deixar a Europa intervir na América e nós não interviremos nos assuntos europeus", demonstrando o aspecto isolacionista dos EUA nessa época. Diferentemente do corolário Roosevelt, de caráter imperialista.

    A doutrina Monroe não pode ser visto como imperialismo americano, uma vez que os EUA ainda era fraco.


    Portanto, acho que não se pode falar de "interferência na América latina através da doutrina Monroe"

  • Eu acredito que a resposta seja C. Mas diferente do colega Filipe,  acho que a parte incorreta da opção está no seguinte trecho: "SEM no entanto legitimar atitudes intervencionistas dos Estados Unidos nessa região", pois desde o momento que o presidente Monroe  propunha que os EUA protegessem todas as nações independentes das Américas contra a interferência das potências européias criou-se sim  um pretexto para o intervencionismo norte-americano em diversos países latino americanos.

  • A Doutrina Monroe e a teoria do Destino Manifesto serviram de base ideológica para que os Estados Unidos assumissem a tutela sobre toda a América, especialmente a América Central. Adaptados pelo presidente Theodore Roosevelt (1901-1909), os fundamentos da Doutrina Monroe tornaram-se conhecidos como Corolário Roosevelt e foram utilizados para justificar intervenções em países do continente, como se os Estados Unidos fossem os “salvadores da América”. Era a política do Big Stick (‘grande porrete’), sintetizada na frase de Roosevelt: “Devemos falar macio, mas carregar um grande porrete”. Entre as várias intervenções norte-americanas na América Latina, desde o final do século XIX até as últimas décadas do século XX, destacaram-se as efetuadas em Cuba, no Panamá e na Nicarágua. (VICENTINO, p. 225).


ID
926002
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A história moderna termina em 1789, com aquilo que a Revolução batizou de ‘Antigo Regime’. [...] 1789 é a chave para o antes e para o depois. Separe-os, e, portanto, os define, os ‘explica.”
(FURET, François. Pensando a Revolução Francesa. São Paulo: Paz e Terra, 1989. P. 17)

Através do texto acima, de François Furet, nos é possível perceber que, passados mais de 200 anos da Revolução Francesa, não há duvidas sobre o seu significado histórico e sua importância, particularmente para o mundo ocidental.

Acerca desse episódio da história ocidental, considere as afirmativas abaixo e escolha a que for verdadeira:

Alternativas
Comentários
  • Apesar da resposta certa ser a letra "d", acertei por eliminação. 

    O problema é que a resposta considerada certa entende que "a revolução significava (...) a democracia". Que eu saiba, só se pode falar em movimentos democráticos a partir da primavera dos povos em 1848, antes disso, a ideologia revolucionária era o liberalismo.  Ademais, como a questão fala explicitamente em queda do antigo regime, temos em Rémond a demonstração de que não houve tal relação: A democracia não é um começo; não foi ela quem derrubou o Antigo Regime. São raros os contatos entre o Antigo Regime, que se acaba, e a democracia, que se inicia (RÉMOND, p. 43)
  • Concordo Felipe... Fiquei meio perdido na questão e fui por eliminação também


  • "Democracia" é um termo extemporâneo, portanto estaria errada também. A princípio, os ideais da Rev. Francesa baseavam-se na igual jurídica e social (esta defendida mais pelos jacobinos). A democracia como forma de organização política, embora já abordada por alguns nomes da época (Montesquieu, Rousseau), mas colocá-la entre os significados do movimento, achei meio forçado.


ID
926005
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a Conspiração dos Iguais ocorrida durante o governo do Diretório, (1795-1799) um movimento dos sans- culottes, liderado por Graco Babeuf, NÃO é possível afirmar que:

Alternativas

ID
926008
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A era Vargas foi marcada por períodos conturbados e contraditórios, assim, podemos afirmar que no período Vargas ocorreu:

Alternativas
Comentários
  • Foto: Pierre VergerCom a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, na noite de ontem, que Estabelece o combate a discriminação racial e as desigualdades estruturais e de gênero que atingem os afro-brasileiros, incluindo a dimensão racial nas políticas públicas e outras ações desenvolvidas pelo estado. 

    DA CULTURA
    ART. 21 O poder público garantirá o registro e proteção da capoeira, em todas as suas modalidades, como bem de natureza imaterial e de formação da identidade cultural brasileira. 
    Parágrafo único. O poder público buscará garantir, por meio dos atos normativos necessários, a preservação dos elementos formadores tradicionais da capoeira nas suas relações internacionais. 

    Do Esporte e Lazer 
    ART. 23 O poder público fomentará o pleno acesso da população negra ä prática desportivaconsolidando o esporte e o lazer como direitos sociais. 

    ART. 24 "A capoeira é reconhecida como desporto de criação nacional nos termos do art. 217 da CF." 
    Parágrafo 1 A atividade de capoeira será reconhecida em todas as modalidades em que a capoeira se manifesta, seja como esporte, luta, dança ou música, sendo livre o exercício em todo o território nacional
    Parágrafo 2 Ë facultado o ensino da capoeira nas instituições públicas e privadas pelos mestres tradicionaispública e formalmente reconhecidos.


    Leia Mais: Capoeira é reconhecida como desporto de criação Nacional | Notícias - Atualidades - Capoeira no portalcapoeira.com

    DA CULTURA
    ART. 21 O poder público garantirá o registro e proteção da capoeira, em todas as suas modalidades, como bem de natureza imaterial e de formação da identidade cultural brasileira. 
    Parágrafo único. O poder público buscará garantir, por meio dos atos normativos necessários, a preservação dos elementos formadores tradicionais da capoeira nas suas relações internacionais. 

    Do Esporte e Lazer 
    ART. 23 O poder público fomentará o pleno acesso da população negra ä prática desportivaconsolidando o esporte e o lazer como direitos sociais. 

    ART. 24 "A capoeira é reconhecida como desporto de criação nacional nos termos do art. 217 da CF." 
    Parágrafo 1 A atividade de capoeira será reconhecida em todas as modalidades em que a capoeira se manifesta, seja como esporte, luta, dança ou música, sendo livre o exercício em todo o território nacional
    Parágrafo 2 Ë facultado o ensino da capoeira nas instituições públicas e privadas pelos mestres tradicionaispública e formalmente reconhecidos.


    Leia Mais: Capoeira é reconhecida como desporto de criação Nacional | Notícias - Atualidades - Capoeira no portalcapoeira.com

     
     

  • Jânio Quadros condecorou CHE em 1961
  • a)O primeiro empréstimo externo do Brasil foi obtido em 1824, no valor de 3 milhões de libras esterlinas e ficou conhecido como "empréstimo português", destinado a cobrir dívidas do período colonial.

    b)em 1937, o então presidente Getúlio Vargas, revogou a lei Sampaio Ferraz, liberando a capoeiragem. Esta apresentação deixou Getúlio Vargas muito impressionado com a beleza da arte da capoeira, dando licença a Mestre Bimba para registrar sua “escola”, tornando-se o primeiro a sistematizar o ensino da capoeira no Brasil.

    c)A fundação do Partido Comunista do Brasil se deu 1922 na república velha.

    d)condecoração aconteceu em 1961 com Janio.

    e)a primeira universidade brasileira, a Universidade do Rio de Janeiro (URJ), em 1920, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).





  • A primeira universidade brasileira foi  Universidade do Paraná, de 1912, atual UFPR.

    Por isso a E) está errada.

  • Para desencargo de consciência:
    No Brasil, a primeira instituição de ensino superior foi a Escola de Cirurgia da Bahia, criada em 1808. “Depois vieram as faculdades de Direito de Olinda e São Paulo, em 1827”, diz a historiadora Maria Lígia Coelho Prado, da USP. Já a primeira universidade a oferecer cursos variados foi a do Rio de Janeiro, fundada em 1920.

  • Minha Dica, estude cada período da História com profundidade, sabendo que é impossível saber tudo. Assim como é importante conhecer o"espírito da banca, é necessário também compreender o "espírito" de cada período histórico. Recomendo essa play list de Era Vargas.

  • Minha Dica, estude cada período da História com profundidade, sabendo que é impossível saber tudo. Assim como é importante conhecer o"espírito da banca, é necessário também compreender o "espírito" de cada período histórico. Recomendo essa play list de Era Vargas.

  • Onde e quando surgiu a primeira universidade?

    No Brasil, a primeira instituição de ensino superior foi a Escola de Cirurgia da Bahia, criada em 1808

  • Tanta coisa do governo Vargas para falar a questão pede capoeira kkkkkkkkkkkk

  • ta de sacanagem né


ID
926011
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Para muitos cientistas econômicos, os anos 80 foram chamados de “década perdida”. Todavia, politicamente a sociedade brasileira vivenciou significativos avanços do ponto de vista da democracia.
Leia e assinale a alternativa que evidencia as contradições ocorridas na década citada.

I. A prioridade dada pela constituição de 1988 aos direitos de cidadania e o malogro dos planos de estabilização econômica.

II. A intensa participação da sociedade civil no debate político e a derrota na emenda Dante de Oliveira.

III. Exigências de saneamento do Estado e as expectativas de atendimento das demandas sociais.

IV. A liberalização política e a discussão das demandas sociais e das políticas públicas destinadas a resolução de problemas sociais secularmente existentes.

Alternativas
Comentários
  • Qual a contradição presente no item IV?


ID
926017
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Governo João Goulart (1961/1964) foi marcado pela interrupção e conseguinte instalação da ditadura militar no país. O governo Goulart, na prática, ficou caracterizado em função das suas ações políticas, como um governo:

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

    João Goulart era vice de Jânio Quadros, que acabou renunciando o cargo. Na época, a oposição fazia empenho em desacreditar João Goulart, afirmando que ele possuía simpatia pelo estilo comunista de governar. Agravou a isto o fato de que na época da renúnia de Jânio, João Goulart estava em viagem à China.
    Os opositores conseguiram desacreditar João Goulart, minorando seu poder através da instauração do Parlamentarismo. Assim, João Goulart perdia seu poder de presidente e se tornava apenas chefe de estado. Fato que foi revertido através de plebiscito que apoiava a volta do presidencialismo.
    No entanto a insatisfação da oposição fez instaurar no Brasil, imediatamente, o Regime Militar.
    (Inicialmente o Regime Militar serviria apenas para tirar o embaraço político que se instaurava, então seria provisório, durando cerca de 180 dias. Porém quando o segundo presidente militar foi eleito, o Regime Militar se transformara em Ditadura Militar)


ID
926023
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O período da história brasileira marcada pela presença do autoritarismo estatal (1964 -1985) também foi palco para movimentos de resistências e, dentre eles, podemos associar no interior do território alagoano.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra D


ID
926026
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Minha profissão é ser alagoano, já que, no momento, estou sem trabalho e passo os meus dias jogando baralho. Sou um homem do povo. Meu nome é ninguém.
Ledo Ivo, Calabar (Um poema dramático)

Analisando a formação e povoamento de Alagoas, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • De fato, Penedo foi primeiro núcleo de povoamento.

     

    Há controvérsias acerca da fundação de Penedo.

     

    Uns dizem que foi o Donatário Duarte Coelho, outros dizem que foi o Duarte de Albuquerque (este deu início ao primeiro núcleo de povoamento, que seria penedo).

     

    Duarte Coelho era donatário da capitania de pernambuco. Ele começou uma excursão á região sul da capitania, então ele estabeleceu engenhos de açúcar e as base do Porto Fluvial de Penedos no Rio São Francisco. Então, ás margens do nosso rio São Francisco.

     

  • Dando início à civilização do couro? 

  • Acerca da referida "Civilização do Couro"


    A civilização do couro, conforme definição do historiador Capistrano de Abreu, objetivava abastecer com os produtos da pecuária o mercado interno, pois as áreas valorizadas pelo capital mercantil não tiveram condições concretas de cumprir qualquer ênfase à própria sobrevivência, seja de oprimidos ou de opressores.

    No sertão nordestino, o couro passou a fazer parte do dia-a-dia, pois quase tudo era feito dessa matéria-prima de origem animal. As cadeiras, os alforjes, as mesas, os gibões, os chapéus, enfim, a cultura sertaneja passou a utilizar o couro em quase tudo que era confeccionado, usado cotidianamente pelos sertanejos em afazeres, alimentação, conforto etc.

    Diferenciada das demais formas civilizatórias que fomentaram a ocupação do território nacional, a formada no sertão nordestino assumiu compleição própria em função das condições adversas de clima e vegetação que propiciada pela razão econômica da expansão em direção aos sertões distantes, repletos de perigos e incertezas, moldou o caráter do homem sertanejo ao longo dos séculos que embasaram a formação da civilização do couro.


    Fonte: http://www.caldeiraodochico.com.br/a-civilizacao-do-couro/


ID
926029
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Movida por disputas pelo controle político da província de Alagoas, Maceió assistiu a um conflito, em que não houve participação popular, mas que promoveu grandes tumultos para a população. O fato narrado acima pode ser descrito como:

Alternativas
Comentários
  • Revolta dos Lisus x Cabeludos = Conservadores x Liberais.

  • GAB: D

    Alagoas sempre foi palco de conflitos e sua fama de terra violenta correu o país. No século XIX, surgiram vários desses conflitos. Na briga pela disputa da capital entre Marechal Deodoro e Maceió, consagrou-se dois alagoanos: Cansanção de Sinimbu e Tavares Bastos. Surgiu daí a chamada Guerra dos Lisos e Cabeludos, respectivamente conservadores e liberais. Era uma espécie de partidos políticos. 

    Os Lisos, comandados por Tavares Bastos, denunciavam que Cansanção de Sinimbu queria dominar Alagoas, formando uma verdadeira oligarquia. O dia 4 de outubro de 1844, foi “um dia de cão” em Maceió. Os Lisos invadiram Maceió e comandaram um tiroteio no Centro, que durou duas horas. 

  • Revolta dos Lisus x Cabeludos:

    -Não houve participação popular;

    -É uma revolta eletista (revolta das elites = grande proprietários de terras);

    -Objetivava de ampliar o espaço político deles;

    -Ocorreu durante o 2º reinado.

    Gabarito: D

    #PMAL2021


ID
926032
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Cenário da mais contraditória, talvez das insurreições populares da história social. Nesse longo espaço de matas que findava, ao oriente, de encontro aos salgados marinhos, ladeado de rios, ao sul, de águas claras ou barrentas, e, ao norte, de águas escuras, e ao poente se estendia em hemiciclo de velhos sertões secos, já superadas as antigas matas mucambeiras dos Palmares, irrompeu a Guerra dos Cabanos, a Cabanagem alagoano-pernambucana.“
Fonte: Dirceu Lindoso, A UTOPIA ARMADA, edUFAL, 1982.

Analisando o movimento histórico Guerra dos Cabanos, podemos afirmar :

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    A Guerra dos Cabanos ou Cabanada foi inicialmente um movimento restaurador cujo objetivo era restituir ao trono do Brasil o Imperador D. Pedro I, que renunciara ao posto após a morte de D. João VI. Entretanto, a revolta desenvolveu uma feição popular sob a liderança de Vicente Ferreira de Paula, caracterizando-se como uma luta antiescravagista.

    Em 1831 o imperador D. Pedro I abdicara da coroa do Brasil em nome de seu filho D. Pedro II, e viajara para a Europa com o objetivo de manter os direitos dinásticos de sua filha, Maria da Glória em Portugal.

    Para garantir a manutenção do poder real, a Constituição definia a nomeação de uma Regência Trina. Descontentes com as decisões da corte no Rio de Janeiro, os grupos populares aproveitaram o momento de instabilidade política do período regencial para expor suas inquietações.

    Num primeiro momento, a revolta foi capitaneada por proprietários de terras como Domingos Lourenço Torres Galindo e Manuel Afonso de Melo. Alguns participaram do levante de abril do mesmo ano em Recife, a “Abrilada”, defendendo a restauração de D. Pedro I ao trono do império. Esse grupo era vinculado à sociedade lusitana “Coluna do Trono do Altar”. O movimento sob comando de Vicente Ferreira de Paula, no entanto, rompeu as “alianças” com os senhores-de-engenho e transformou-se numa revolta antiescravagista.

    FONTE: HISTORIADEALAGOAS.COM.BR


ID
926035
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A construção de Brasília e a transferência da capital federal ficaram registradas como o grande impacto do governo de Juscelino Kubitschek. Os quatro anos de governo foram marcados por ações embasadas no PLANO DE METAS, em que as seguintes realizações marcaram o governo citado.

Alternativas
Comentários
  • desenvolvimentismo econômico que o Brasil viveu durante o mandato de JK priorizou o investimento nos setores de transportes e energia, na indústria de base (bens de consumos duráveis e não duráveis), na substituição de importações, destacando a ascensão da indústria automobilística, e na Educação. Para JK e seu governo, o Brasil iria diminuir a desigualdade social gerando riquezas e desenvolvendo a industrialização e consequentemente fortalecendo a economia. Sendo assim, estava lançado seu Plano de Metas: “o Brasil iria desenvolver 50 anos em 5”.

    Para ampliar o desenvolvimentismo econômico brasileiro, JK considerava impossível o progresso da economia sem a participação do capital estrangeiro. Para alcançar os objetivos do Plano de Metas era necessária uma intervenção maior do Estado na economia, priorizando, então, a entrada de capitais estrangeiros no país, principalmente pela indústria automobilística. Ressalta-se que nesse período o Brasil iniciou o processo de endividamento externo.

    Os setores de energia e transporte foram considerados fundamentais para o desenvolvimentismo econômico, ressalta-se a importância do governo Vargas neste processo, com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda-RJ no ano de 1946 e da Petrobras no ano de 1953. Outros setores que ganharam relevância foram o agropecuário; JK procurou aumentar a produção de alimentos e o setor energético, construindo as usinas Hidrelétricas de Paulo Afonso no rio São Francisco e as barragens de Furnas e Três Marias.

  • Os setores de energia e transporte foram considerados fundamentais para o desenvolvimentismo econômico, ressalta-se a importância do governo Vargas neste processo, com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda-RJ no ano de 1946 e da Petrobras no ano de 1953. Outros setores que ganharam relevância foram o agropecuário; JK procurou aumentar a produção de alimentos e o setor energético, construindo as usinas Hidrelétricas de Paulo Afonso no rio São Francisco e as barragens de Furnas e Três Marias.

    Gab C


ID
926038
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O período monárquico atravessou um momento de maior decadência a partir de 1870,contrastando com o apogeu do Império até 1850. Podemos afirmar como fatores constitutivos da decadência imperial no período citado:

Alternativas
Comentários
  • descapitalizar-significa gastar ou perder os bens.
  • Marquei na pressa sem ler as demais e errei. Erro da A está na última palavra.

  • Descapitalização dos latifundiários em função das excessivas fugas de escravos e o crescimento do movimento republicano.muita atenção na alternativa A.


ID
926041
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O historiador Caio Prado Júnior analisou a economia colonial da seguinte forma.

“É aliás esta exigência da colonização que explica o renascimento, na civilização ocidental, da escravidão em declínio desde os fins do Império Romano e já quase extinta de todo neste século XVI em que se inicia aquela colonização.”

A qual exigência do colonizador o autor se refere?

Alternativas
Comentários
  • achei a resposta meio vaga em relação à Pergunta.

  • Platation e o cultivo para a comercialização. Fato que ocorreu no passado com a produção do açucar voltada para Portugal, como podemos ver atualmente nos dias atuais.

  • Enunciado meio vago, questãozinha triste que não traz emoção!
  • Problemático. As plantations de cana começam apenas a partir de 1530. O "renascimento" da escravidão é anterior a isso, sendo que ao longo do "périplo africano" no século XV os portugueses já vão criando feitorias e lucrando muito com o comércio de pessoas escravizadas. Antes mesmo de Cabral chegar ao Brasil.


ID
926044
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Governo Vargas foi marcado por interrupções e retorno, governou sucessivamente por 15 anos (1930 - 1945), foi deposto e retornou em 1950. Apesar da descontinuidade, Vargas implementou um padrão ideológico, que podemos explicitar, no campo educacional, pela melhor alternativa abaixo.

Alternativas
Comentários
  • Capanema herdara do governo provisório a preocupação dos tenentes com a educação. A própria criação deum Ministério com essa função é exemplo disso. O ministro Francisco Campos, que deixa a pasta em 1934, implementou a mais significativa reforma do Ensino Secundáriojamais feita. Amplia-se este ensino de seis para sete anosem dois ciclos, o primeiro de formação humanista e o segundo para prepará-lo para o Ensino Superior. O EnsinoSecundário não chega a se democratizar, mas amplia-sesignificativamente quadruplicando o número de alunosentre 1930 e 1936. O número de escolas tanto primáriasquanto secundárias aumentou em cerca de 40% até o início do Estado Novo e em 1939 havia 3,5 milhões de alunosmatriculados no Brasil, com uma população de 38 milhões. No campo da Educação Superior o Estado de SãoPaulo foi o pioneiro. Ideia defendida por Júlio de Mesquita e outros expoentes da elite paulista foi levada a caboem 1934 pelo interventor e depois governador ArmandoSalles de Oliveira congregando escolas tradicionais preexistentes com outras escolas recém-criadas como as deFilosofia e Ciências Humanas e a de Ciências Naturais eQuímica. Foram contratados 13 professores estrangeiros (França, Portugal, Alemanha e Itália) dentre os quais ClaudeLévi-Strauss, Giuseppe Ungaretti e Roger Bastide. Era umareafirmação intelectual paulista após a derrota de 1932. No Rio de Janeiro, foi criada por Anísio Teixeira em1935 a Universidade do Distrito Federal que, a exemplo daUSP criada no ano anterior, congregava cinco escolas (Faculdade de Filosofia e Letras, Faculdade de Ciências, Faculdade de Ciência Política e Direito, a Escola de Educação e oInstituto de Artes). Seu primeiro reitor, Afrânio Peixoto iria aEuropa contratar professores como fora feito em São Paulo. Com o Estado Novo, a Universidade do Distrito Federalseria absorvida pela Universidade do Brasil. 

  • À época do governo Vargas a Administração Pública brasileira estava pautada no modelo burocrático, que tinha como ideal a centralização das atividades do serviço público.

    Gab.: LETRA B

  • sugiro essa playlist de Era Vargas, que trata, inclusive do período Capanema.


ID
926047
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No inicio da década de 60, os movimentos populares como as Ligas Camponesas e suas ações como sindicalização rural e ocupação de terras ganharam mais impactos. Do ponto de vista político, o acontecimento que fez acentuar as ações para além da legalidade foi a:

Alternativas

ID
926050
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Brasil, a partir do processo de redemocratização (1985), definiu-se por medidas econômicas que foram significativamente adotadas. Podemos afirmar que entre as medidas citadas consta:

Alternativas
Comentários
  • Opção A

  • Questão confusa, dá a entender que desde a redemocratização todos os governos brasileiros têm seguido o modelo de privatizações. Não é verdade, os governos do PT trabalharam sem focar em privatizações.

  • Plano Cruzado II (Governo Sarney):

    Medidas de redução da participação do estado na economia - "privatizações".

  • De fato, é uma questão confusa.As privatizações começam no governo de Collor .A primeira estatal privatizada,por exemplo, foi a USIMINAS no dia 24 de outubro de 1991.

  • Principais privatizações em diferentes governos:

    Governo Collor

    Usiminas;

    Companhia Siderúrgica Nacional.

    Governo FHC

    No decorrer de seu mandato, o presidente Fernando Henrique Cardoso arrecadou 22,23 bilhões de dólares na privatização de empresas do setor elétrico e 29,81 bilhões de dólares das telecomunicações.

    Governo Lula

    Durante o governo Lula, o alvo das privatizações foram as rodovias, pelo menos 2.600 km de estradas federais passaram para as mãos do capital privado.


ID
926053
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Presidente brasileiro acusado de “abrir a porta para o comunismo internacional”, com um rápido crescimento político, discursava em defesa da moralidade e em nome do combate a corrupção.

Alternativas
Comentários
  • Lembrei da música: Varre, varre vassourinha...item que ajudou matar a questão.

  • Até condecorou io Argentino Chê Guevara

  • Grande Jânio Quadros... conhecido nas quebradas como Delegado de Costumes, apelido ganhado devido a politica voltada regras polêmicas como por exemplo, proibição do uso de biquines, proibição venda de bebidas alccolicas em determinados dias e horas e proibição de cassinos de jogos de azar

  •  A música dele fala tudo kkkk. "Varre, varre,varre vassourinha, varre ,varre, varre a bandalheira"


ID
926056
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No processo crescente que levou à abolição dos escravos (1888), o Brasil passou a instituir uma legislação que iria culminar com a abolição. Em 1850 foi sancionada a Lei Euzébio de Queiróz (proibição do tráfico de escravos). Em contrapartida o império instituiu a Lei das Terras, que significou:

Alternativas
Comentários
  • Até 1850 o sistema fundiário brasileiro ainda tinha como herança o sistema de capitanias hereditárias e as sesmarias. 
    A lei nº 601 de 1850, a famosa Lei das Terras, possibilitou a legitimação da posse das terras por parte de quem as ocupava e decretava a devolução ao poder público de todas as terras que haviam sido doadas em Sesmarias e que não tivessem sido cultivadas (daí o termo devolutas), passaram a pertencer ao patrimônio público. 
    A Lei 601 confiscou terras e mexeu com a estrutura fundiária de uma época, muitas fortunas rurais forma feitas a base da violência, principalmente na região sul, sudeste e Bahia. 

    Muitos fazendeiros, depois de 1850, tentaram legitimar a posse de suas terras apresentado documentos que, além de falsos , propunham limites desencontrados de demarcação. E para tanto usaram expedientes nada convencionais. 

    Monteiro Lobato, no livro "O Príncipe ***** e a Onda Verde" (Editora Brasiliense, 1948), relata que no oeste paulista era comum a falsificação de títulos de propriedade e a maneira astuciosa para envelhecer as escrituras (era uma exigência da lei 601) era colocá-las numa gaveta fechada com um monte de grilos vivos. Eles apodreciam e suas toxinas envelheciam os documentos. Dai surgiu o termo "grileiro". O grande problema hoje no Estado de São Paulo, localiza-se no Pontal do Paranapanema onde a história de grilagem de terras remonta a 1856. 
    Os documentos eram tão mal feitos que o governo Prudente de Moraes, em 1890, não reconheceu a propriedade das maiores fazendas da região.....
  • e) Visando a aumentar os valores das terras, a lei foi criada dificultando, assim, a compra por parte dos libertos, favorecendo a permanência dos libertos como trabalhadores nas fazendas já existentes.

     

     

     

    A Lei de Terras, sancionada por D. Pedro II em setembro de 1850, foi uma lei que determinou parâmetros e normas sobre a posse, manutenção, uso e comercialização de terras no período do Segundo Reinado. A Lei buscou dificultar a compra ou posse de terras por pessoas pobres, favorecendo o uso destas para fins de produção agrícola voltada para a exportação. Este objetivo foi alcançado pelo governo, pois esta lei provocou o aumento significativo nos preços das terras no Brasil.


ID
926059
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O processo de organização escolar, na gestão democrática participativa, dispõe de funções que são propriedades comuns ao sistema organizacional de uma instituição, a partir das quais se definem as ações e as operações necessárias ao seu funcionamento. Em relação às funções dos elementos da organização e gestão escolar é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A escola necessita formular objetivos , tendo como referência as suas necessidades e em articulação com o projeto político-educacional do sistema de ensino do qual faz parte. É necessário que a escola elabore planos de trabalho ou planos de ação onde são definidos seus objetivos e sistematizados os meios para a sua execução bem como os critérios de avaliação da qualidade do trabalho que realiza.

    Referencia : http://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=10197&chapterid=9400


ID
926062
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O artigo 12 da LDB 9.394/96 atribui às escolas incumbências que podem revelar certa autonomia. Dentre essas incumbências, podemos relacionar:

I. Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;

II. Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola;

III. Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;

IV. Prover meios para recuperação dos alunos de menor rendimento;

V. Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.

São afirmativas corretas:

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA.

    Segundo a LDB :

    Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

    I - elaborar e executar sua proposta pedagógica;

    II - administrar seu pessoal e seus recursos financeiros;

    III - assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas - aulas estabelecidas;

    IV - velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;

    V - prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;

    VI - articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola;

    VII - informar pai e mãe, conviventes ou não com os filhos,e,se for o caso, os responsáveis leais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como a execução da proposta pedagógica da escola;

    VIII - notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei.


ID
926065
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a tendência pedagógica liberal tecnicista, é falso afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A tendência Liberal Tecnicista surge no século XX, com o objetivo de implementar o modelo empresarial na escola, ou seja, aplicar na escola o modelo de racionalização típico do sistema de produção capitalista. Com forte influência das teorias positivistas e da psicologia americana behaviorista, o tecnicismo busca ensinar o aluno por meio do treinamento


  • Muito usada na ditadura militar e não no governo populista.

  • D ou E então.


ID
926068
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia

O início dos anos 80 é marcado por um cenário socioeconômico brasileiro que apresentava uma tendência neoliberal, indicando o Estado mínimo de direitos que desobrigava o poder público em oferecer serviços como saúde e educação. Nesse sentido, a política neoliberal acenava para uma educação brasileira em que:

I. A oferta de escola é democratizada, visto que o poder público e sociedade civil organizada poderiam atender a população;

II. A escola pública mantém o monopólio do ensino;

III. A formação do trabalhador, para atender as demandas do avanço tecnológico, torna-se competência do setor privado;

Pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
926071
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As relações de poder são questões centrais das teorias críticas do currículo, visto que o poder se manifesta em relações sociais em que os indivíduos ou grupos são submetidos às decisões arbitrárias de outros e que podemos constatar essas relações no âmbito escolar. Nesse sentido, podemos afirmar que:

I. O currículo oficial, reconhecido como válido e importante na escola, expressa os interesses dos grupos e classes menos favorecidos, colocando-os em vantagem nas relações de poder;

II. A tarefa de teorização curricular crítica deve estar em um esforço contínuo de identificação e análise das relações de poder envolvidas na educação e no currículo;

III. O currículo oficial contribui para o fortalecimento de identidades heterogêneas e, consequentemente, para a representação dos interesses individuais dos sujeitos, não subjugando-os às relações de poder existentes na escola.

Pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
926074
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a Resolução n° 06/2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, analise as seguintes afirmativas:

I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio, em que a primeira é integrada e a segunda concomitante a essa etapa da Educação Básica.

II. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio possibilita a avaliação, o reconhecimento e a certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

III. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação do Campo, e com as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura.

IV. A oferta de curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em instituições privadas, em quaisquer das formas, deve ser precedida da devida autorização pelo órgão competente do respectivo sistema de ensino. Para as instituições públicas não há necessidade dessa autorização, devido ao processo de autonomia na oferta de cursos das instituições públicas federais.

Assinale a alternativa com as afirmativas verdadeiras:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRETA:d

    Segundo a RESOLUÇÃO N° 6:

    Art. 3° A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio, podendo a primeira ser integrada ou concomitante a essa etapa da Educação Básica.

    Inciso 1° A Educação profissional Técnica de Nível Médio possibilita a avaliação, o reconhecimento e a certificação para o prosseguimento ou conclusão de estudos.

    (...)

    Art. 4° A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e com as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura.

    (...)

    Art. 10° A oferta de curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em instituições públicas e privadas, em quaisquer das formas, deve ser precedida da devida autorização pelo órgão competente do respectivo sistema de ensino.

  • d)

    Apenas II;


ID
926077
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação emancipatória caracteriza-se como um processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade educacional, visando transformá-la. A partir dessa perspectiva, análise os itens abaixo:

I. A avaliação emancipatória está situada numa vertente político-pedagógica cujo interesse primordial é analisar a participação ativa do individuo no seu processo avaliativo, permitindo que ele copie os modelos educacionais existentes.

II. Os conceitos básicos envolvidos nessa proposta de avaliação são: emancipação, conformação, decisão democrática, transformação, reprodução e crítica educativa.

III. Os procedimentos da avaliação emancipatória caracterizam-se por métodos dialógicos e participantes, fundamentados pela ótica da abordagem educacional qualitativa.

IV. Nessa perspectiva de avaliação, a emancipação prevê que a consciência crítica da situação e a proposição de alternativas de solução para a mesma constituam-se em elementos de luta transformadora para os diferentes participantes da avaliação.

Tendo como base os itens acima descritos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários

  •  

    Ninguém aprende pelo

    outro, ninguém dá do seu

    conhecimento a outro,

    aprende-se por intermédio

    da ação, da atividade. O

    conhecimento é construído

    pelo sujeito e, portanto, a

    sua avaliação também.

    Ninguém melhor do que o

    próprio aluno para dizer o

    que está aprendendo ou

    não, POR ISSO, A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO EMACIPATORIA.

  • Educação emancipatória é aquela em que os conhecimentos sejam apropriados, construídos de forma dinâmica, coletiva, interdisciplinar, democrática e participativa, a fim de que todos construam sua aprendizagem, sabendo compreender, refletir, criticar e agir. Podendo diversificar as formas de avaliar o aluno.

  • Gabarito E.

    I. A avaliação emancipatória está situada numa vertente político-pedagógica cujo interesse primordial é analisar a participação ativa do individuo no seu processo avaliativo, permitindo que ele copie os modelos educacionais existentes.

    II. Os conceitos básicos envolvidos nessa proposta de avaliação são: emancipação, conformação, decisão democrática, transformação, reprodução e crítica educativa.

    A avaliação emancipatório apresenta os seguintes passos .

    •Processo sistemático, contínuo e integrado destinado a:

    •Determinar se objetivos foram alcançados;

    •Identificar aspectos do objeto da avaliação e do contexto a serem aprimorados

    •Planejar e desenvolver correção de rumos

    •Acompanhar o processo de ensino-aprendizagem;

    •Verificar saberes, competências e habilidades dos alunos;

    •A sequência formativa tem três etapas:

    1)coleta de informações, referente aos progressos realizados e às dificuldades de aprendizagem encontradas pelo aluno;

    2)interpretação dessas informações, com vistas a operar um diagnóstico das eventuais dificuldades;

    3) adaptação das atividades de ensino/aprendizagem 


ID
926080
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir da constatação do trabalho como práxis humana que possibilita criar e recriar, não apenas no plano econômico, mas no âmbito da arte e da cultura, da linguagem e dos símbolos, do mundo humano como resposta às suas múltiplas e históricas necessidades “[...] é que o trabalho se constitui em direito e dever e engendra um princípio formativo ou educativo (FRIGOTTO, 2012). Assim sendo, podemos afirmar que:

I. O trabalho como princípio educativo é uma técnica didática ou metodológica no processo de aprendizagem, sem relação com o princípio ético-político;

II. A pedagogia das competências constitui-se em um aparato ideológico que sustenta a concepção do trabalho enquanto princípio educativo;

III. Da compreensão do trabalho como princípio educativo deriva a ideia de que é fundamental socializar, desde a infância, o princípio de que a tarefa de prover a subsistência, e outras esferas da vida pelo trabalho, é comum a todos os seres humanos, evitando-se, desta forma, criar indivíduos ou grupos que exploram e vivem do trabalho de outros;

IV. O trabalho como princípio educativo surge do fato de que todos os seres humanos são seres da natureza e, portanto, têm a necessidade de alimentar-se, proteger-se das intempéries e criar seus meios de vida.

São afirmações corretas:

Alternativas
Comentários
  • Princípios são leis ou fundamentos gerais de uma determinada racionalidade, dos quais derivam leis ou questões mais específicas. No caso do trabalho como princípio educativo, a afirmação remete à relação entre o trabalho e a educação, no qual se afirma o caráter formativo do trabalho e da educação como ação humanizadora por meio do desenvolvimento de todas as potencialidades do ser humano. Seu campo específico de discussão teórica é o materialismo histórico em que se parte do trabalho como produtor dos meios de vida, tanto nos aspectos materiais como culturais, ou seja, de conhecimento, de criação material e simbólica, e de formas de sociabilidade (Marx, 1979). 

    Fonte: http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/trapriedu.html


ID
926083
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação à formação docente para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, podemos dizer que:

I. A formação inicial realiza-se em cursos de graduação e programas de licenciatura ou outras formas, em consonância com a legislação e com normas específicas definidas pelo Conselho Nacional de Educação.

II. Aos professores graduados, não licenciados, em efetivo exercício na profissão docente ou aprovados em concurso público, não é assegurado o direito de participar ou ter reconhecidos seus saberes profissionais em processos destinados à formação pedagógica ou à certificação da experiência docente.

III. A formação inicial esgota as possibilidades de qualificação profissional e desenvolvimento dos professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, não cabendo aos sistemas e às instituições de ensino a organização e viabilização de ações destinadas à formação continuada de professores.

É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA:alternativa E

    Segundo a RESOLUÇÃO N° 4, DE 13 DE JULHO DE 2010:

    Art. 57. Inciso 1° A valorização do profissional da educação escolar vincula-se à obrigatoriedade da garantia de qualidade e ambas se associam à exigência de programas de formação inicial e continuada de docente e não docentes, no contexto do conjunto de múltiplas atribuições definidas para os sistemas educativos ,em que se inscrevem as funções do professor

    (...)

    Art. 58. A formação inicial, nos cursos de licenciatura, não esgota o desenvolvimento dos conhecimentos, saberes e habilidades referidas, razão pela qual um programa de formação continuada dos profissionais da educação será contemplado no projeto político - pedagógico.


  • Resolve a questão um pouco de bom senso.


ID
926086
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As organizações de ensino e educacionais que tenham o objetivo de reproduzir a lógica da competição e das regras do mercado buscam a instalação de uma prática de ensino que valoriza a concorrência e a eficiência dos resultados. Essas organizações podem ser caracterizadas através:

I. Da atenção à eficiência dos alunos em relação à qualidade, ao desempenho e as necessidades básicas da aprendizagem;

II. Da supervalorização de algumas disciplinas, tais como Matemática e Ciências, em virtude da sua importância para um país em desenvolvimento tecnológico;

III. Do repasse das obrigações do poder público às empresas e à comunidade;

IV. Da ênfase e criação de sistemas de avaliação de controle dos resultados educacionais;

V. Do estabelecimento de formas inovadoras de treinamento de professores.

São afirmativas corretas:

Alternativas

ID
926089
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Desde o ano de 2007, as instituições públicas federais de educação profissional implantaram em suas ações o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Sobre o PROEJA, podemos afirmar que:

I. Os cursos de educação profissional técnica de nível médio do PROEJA deverão contar com carga horária mínima de três mil e quatrocentas horas.

II. O aluno que demonstrar a qualquer tempo aproveitamento no curso de educação profissional técnica de nível médio, no âmbito do PROEJA, fará jus à obtenção do correspondente diploma, com validade nacional, tanto para fins de habilitação na respectiva área profissional, quanto para atestar a conclusão do ensino médio, possibilitando o prosseguimento de estudos em nível superior.

III. O PROEJA abrangerá somente os cursos e programas de educação profissional técnica de nível médio.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Art. 4o  Os cursos de educação profissional técnica de nível médio do PROEJA deverão contar com carga horária mínima de duas mil e quatrocentas horas.

    § 1o  O PROEJA abrangerá os seguintes cursos e programas de educação profissional:


    I - formação inicial e continuada de trabalhadores; e
    II - educação profissional técnica de nível médio.
  • De acordo com o Decreto nº 5840, 13 de julho de 2006, os Documentos Base do PROEJA e a partir da construção do projeto pedagógico integrado, os cursos Proeja podem ser oferecidos das seguintes formas:

    1- Educação profissional técnica integrada ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos.
    2- Educação profissional técnica concomitante ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos.
    3- Formação inicial e continuada ou qualificação profissional integrada ao ensino fundamental na modalidade de educação de jovens e adultos.
    4- Formação inicial e continuada ou qualificação profissional concomitante ao ensino fundamental na modalidade de educação de jovens e adultos.
    5- Formação inicial e continuada ou qualificação profissional integrada ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos.
    6- Formação inicial e continuada ou qualificação profissional concomitante ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos.

    E, segundo a RESOLUÇÃO N° 6, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012:

    Art.28.Parágrafo único: Nos cursos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) exige-se a seguinte duração:

    I - mínimo geral de 2.400 horas.


ID
926092
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção de currículo, pautada no multiculturalismo, reconhece as diferentes situações sociais e repertórios culturais presentes nas salas de aula e nas relações de poder. O currículo nessa perspectiva parte do reconhecimento dessas diferenças, da heterogeneidade cultural. Para tanto é necessário, dentre outros aspectos, que:

Alternativas

ID
926095
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação, diferentemente da verificação, envolve um ato que ultrapassa a obtenção da configuração do objeto, exigindo decisão do que fazer ante ou com ele. A verificação é uma ação que “congela” o objeto; a avaliação, por sua vez, direciona o objeto numa trilha dinâmica de ação. “[...] no geral a escola brasileira opera com a verificação e não com a avaliação da aprendizagem”. (LIBÂNEO, 2011). São consideradas ações de uma prática avaliativa escolar:

Alternativas

ID
926098
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A formação do trabalhador enquanto direito social se fundamenta na superação da dicotomia trabalho manual/ trabalho intelectual, com a integração entre ensino médio e educação profissional. Nesse sentido, são princípios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio:

I. Respeito aos valores estéticos, políticos e éticos da educação nacional, na perspectiva do desenvolvimento apenas para a vida profissional;

II. Trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular;

III. Articulação da Educação Básica com a Educação Profissional e Tecnológica, na perspectiva da integração entre saberes específicos para a produção do conhecimento e a intervenção social, assumindo a pesquisa como princípio pedagógico;

IV. Dissociabilidade entre educação e prática social, desconsiderando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem;

V. Indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem;

VI. Interdisciplinaridade assegurada no currículo e na prática pedagógica, persistindo a fragmentação de conhecimentos e de segmentação da organização curricular;

VII. Contextualização, flexibilidade e interdisciplinaridade na utilização de estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional, envolvendo as múltiplas dimensões do eixo tecnológico do curso e das ciências e tecnologias a ele vinculadas.

É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA!alternativa correta:A  Segundo a RESOLUÇÃO N° 6 DE 20 DE SETEMBRO DE 2012:

    Art. 6° São Princípios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio:

    I - relação e formação desenvolvida no Ensino Médio e a preparação para o exercício das profissões técnicas, visando à formação integral do estudante;

    II - respeito aos valores estéticos, políticos e éticos da educação nacional, na perspectiva do desenvolvimento para a vida social e profissional;

    III - trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura como a base da proposta político - pedagógica e do desenvolvimento curricular;

    IV - articulação da Educação Básica com a Educação profissional e Tecnológica, na perspectiva da integração entre saberes específicos para  a produção do conhecimento e a intervenção social, assumindo a pesquisa como princípio pedagógico;

    V -indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem;

    VI - indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino - aprendizagem;

    VII - interdisciplinariedade assegurada no currículo e na prática pedagógica, visando à superação da fragmentação de conhecimentos e de segmentação da organização curricular;

    VIII - contextualização, flexibilidade e interdisciplinariedade na utilização de estratégias educacionais favoráveis á compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional. envolvendo as múltiplas dimensões do eixo tecnológico do curso e das ciências e tecnologias a ele vinculadas;

  • Resposta correta: letra B.

    Cuidado na alternativa I diz: ... o desenvolvimento se da APENAS para a vida profissional. Esse apenas torna a questão errada.

  • A questão quer saber quais assertivas são Princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio conforme a Resolução CNE/CEB Nº 6, de 20 de setembro de 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Vejamos:

    I. Incorreta.

    O erro foi restringe no final do texto "Respeito aos valores estéticos na perspectiva do desenvolvimento apenas para a vida profissional". Vejam:

    De acordo com o artigo 6º, II, da CNE/CEB Nº 6/12: "respeito aos valores estéticos, políticos e éticos da educação nacional, na perspectiva do desenvolvimento para a vida social e profissional."

    II. Correta.

    De acordo com o artigo 6º, III, da CNE/CEB Nº 6/12: "trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular;

    III. Correta.

    De acordo com o artigo 6º, IV, da CNE/CEB Nº 6/12: "articulação da Educação Básica com a Educação Profissional e Tecnológica, na perspectiva da integração entre saberes específicos para a produção do conhecimento e a intervenção social, assumindo a pesquisa como princípio pedagógico."

    IV. Incorreta.

    O erro é porque não pode ter dissociabilidade entre educação e prática social e nem desconsiderar os conhecimentos que o sujeito já tem anteriormente, ou seja, deve ser aproveitado todo tipo de conhecimento que o ajude.

    De acordo com o artigo 6º, V, da CNE/CEB Nº 6/12: "indissociabilidade entre educação e prática social, considerando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem."

    V. Correta.

    De acordo com o artigo 6º, IV, da CNE/CEB Nº 6/12: "indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem."

    VI. Correta.

    De acordo com o artigo 6º, VII, da CNE/CEB Nº 6/12: "Interdisciplinaridade assegurada no currículo e na prática pedagógica, persistindo a fragmentação de conhecimentos e de segmentação da organização curricular."

    VII. Correta.

    De acordo com o artigo 6º, VIII, da CNE/CEB Nº 6/12: "Contextualização, flexibilidade e interdisciplinaridade na utilização de estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional, envolvendo as múltiplas dimensões do eixo tecnológico do curso e das ciências e tecnologias a ele vinculadas."

    Portanto, somente as assertivas II, III, V e VII são verdadeiras.

    Gabarito do monitor: B


ID
926101
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O planejamento é definido como um processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis, a fim de alcançar objetivos concretos, em prazos determinados e em etapas definidas. Em relação ao planejamento educacional, é correto afirmar que:

Alternativas