De fato, Penedo foi primeiro núcleo de povoamento.
Há controvérsias acerca da fundação de Penedo.
Uns dizem que foi o Donatário Duarte Coelho, outros dizem que foi o Duarte de Albuquerque (este deu início ao primeiro núcleo de povoamento, que seria penedo).
Duarte Coelho era donatário da capitania de pernambuco. Ele começou uma excursão á região sul da capitania, então ele estabeleceu engenhos de açúcar e as base do Porto Fluvial de Penedos no Rio São Francisco. Então, ás margens do nosso rio São Francisco.
Acerca da referida "Civilização do Couro"
A civilização do couro, conforme definição do historiador Capistrano de Abreu, objetivava abastecer com os produtos da pecuária o mercado interno, pois as áreas valorizadas pelo capital mercantil não tiveram condições concretas de cumprir qualquer ênfase à própria sobrevivência, seja de oprimidos ou de opressores.
No sertão nordestino, o couro passou a fazer parte do dia-a-dia, pois quase tudo era feito dessa matéria-prima de origem animal. As cadeiras, os alforjes, as mesas, os gibões, os chapéus, enfim, a cultura sertaneja passou a utilizar o couro em quase tudo que era confeccionado, usado cotidianamente pelos sertanejos em afazeres, alimentação, conforto etc.
Diferenciada das demais formas civilizatórias que fomentaram a ocupação do território nacional, a formada no sertão nordestino assumiu compleição própria em função das condições adversas de clima e vegetação que propiciada pela razão econômica da expansão em direção aos sertões distantes, repletos de perigos e incertezas, moldou o caráter do homem sertanejo ao longo dos séculos que embasaram a formação da civilização do couro.
Fonte: http://www.caldeiraodochico.com.br/a-civilizacao-do-couro/