SóProvas


ID
926464
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Quanto aos tipos de escala comumente utilizadas na elaboração de questionários para estudos do tipo survey (levantamento em campo), é correto afirmar que uma questão

Alternativas
Comentários
  • O grupo de foco (focus group) teve origem na sociologia. Hoje, é amplamente utilizado na área de marketing e também tem crescido em popularidade em outros campos de ação (OLIVEIRA; FREITAS, 1998).

    É uma entrevista realizada por um moderador bem treinado de uma forma nãoestruturada e natural, com um pequeno grupo de respondentes visando descobrir "possíveis idéias ou soluções para um problema de marketing por meio da discussão do tema" (AAKER; KUMAR; DAY, 2001, p. 211).

    focus group constitui-se na técnica mais importante de pesquisa qualitativa. Profissionais como Garee e Schori (1997) que executam a pesquisa de marketing constantemente consideram esta técnica um sinônimo da pesquisa qualitativa. Oliveira e Freitas (1998, p. 85) salientam que o seu objetivo é "...obter entendimento dos participantes sobre o tópico de interesse da pesquisa, não importando se é utilizado sozinho ou em conjunto com outros métodos, nem mesmo se busca questões ou respostas".

    Os grupos geralmente são constituídos de 08 a 12 entrevistados que se reúnem com um moderador4) para um debate em grupo, focando um produto ou qualquer outro assunto de interesse da pesquisa. Estas reuniões são geralmente registradas, utilizando-se aparelhos como câmaras de TV, máquinas fotográficas, etc. e, em sua maioria, observadas através de um vidro que permite ver, sem ser visto, conhecido como one-way mirror.

    No focus group os entrevistados são estimulados a debater seus interesses, atitudes, reações, motivos de estilo de vida, sentimentos acerca da categoria de produtos, experiência de uso e os moderadores vão registrando as consideraçõesfeitas pelos participantes. É importante salientar que a chave para o seu sucesso está nas livresintervenções e opiniões de seus membros, o que, no entanto, demanda habilidade do moderador para fazer com que todos participem da discussão, sem que se crie nenhum tipo de ascendência em dinâmica de grupo (ROSSI; SLONGO, 1997).

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552005000200002

  • O que consegui encontrar a respeito foi:

    a) Errado. Escala por intervalo é aquela que possui um ponto zero arbitrário, uma distância proporcional entre os intervalos e uma faixa de medidas entre [-∞,∞]. A temperatura em graus Celsius é exemplo de medida por intervalo, onde o ponto zero corresponde a uma convenção (a fusão do gelo em água).

    b) Errado. O caso citado usa a escala Likert (escala psicométrica das mais conhecidas e utilizada em pesquisa quantitativa, que pretende registrar o nível de concordância ou discordância com uma declaração dada).

    c) Errado. Em uma escala nominal, qualquer dado pertence a uma categoria, as quais devem ser exaustivas, mutuamente exclusivas (cada dado pertence a uma só categoria) e não ordenáveis (não é estabelecida preferência de uma classe em relação a outra).

    Exemplos de características definidas em escalas nominais são: a religião, a raça, a localização geográfica, o sexo, a profissão, tipo de residência, preferências, ocupações, etc.

    d). Errado. Trata-se da escala de diferencial semântico. Geralmente utilizada para classificar uma marca, produto, lojas, etc, que utilizem adjetivos opostos como, por exemplo, moderna x antiquada. Apesar de ser bastante versátil, este tipo de escala exige grandes esforços em determinar os adjetivos opostos apropriados para construir a escala.

    e) Certo. Escalas de proporção possuem quantidades absolutas em vez de relativas. O zero absoluto representa um ponto na escala no qual há ausência de um determinado atributo. Dinheiro e peso são escalas de razão porque possuem zeros absolutos e propriedades intervalares. Por haver um acordo universal acerca da localização do ponto zero, as comparações entre as magnitudes de valores na escala de razão são aceitáveis.


    Fontes:

    a) http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgT-wAC/geoprocessamento-03-bancos-dados-geograficos-parte-i-fundamentos-cap1?part=2

    b) http://www.netquest.com/br/blog/a-escala-likert-coisas-que-todo-pesquisador-deveria-saber/ 

    c) http://joselucio2006.wordpress.com/2007/01/24/escalas-de-medida-de-variaveis/

    d) http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&uact=8&ved=0CCkQFjAC&url=http%3A%2F%2Fxa.yimg.com%2Fkq%2Fgroups%2F21923719%2F191865467%2Fname%2FCap%25C3%25ADtulo%2B10%2B-%2BMKT.docx&ei=FyHtU5uKD8LMsQTfxIHgBg&usg=AFQjCNG21LQPWJZhpr6dqXjlO73moREfBw&bvm=bv.72938740,d.cWc

    e) http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:TwYeJAWjgp0J:comunicafapcom.files.wordpress.com/2010/09/4-0-conceituacao-e-desenho-de-uma-pesquisa.ppt+&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a