-
Errado.
Cada VLAN poderá estar em um switch gerenciável na rede, mas a conexão entre elas será via roteador.
E se estivessem as duas VLANs em um único switch gerenciável, não haveria a separação física (VLANs distintas).
Dica: restrição (como "é necessário") em questões da Cespe, é sinal de erro na maioria dos casos de Informática.
Identificando:
Se uma organização for atendida por duas VLANs distintas, então, para que ocorra a comunicação entre usuários das diferentes VLANs, é necessário o uso de um switch layer 2.
-
Pode ser tambem um switch L3
-
Para que máquinas em diferentes VLANs possam se comunicar, o switch deve ser de camada 3, pois somente estes podem fazer a troca de labels tags. O switch de camada 2 não é capaz de trocar as tags.
-
Switchs layer 2 não possibilitam trabalhar com vlans
-
A configuração de duas VLAN's distintas podem ser feita no switch layer 2, porém para comunicação entre os hosts de cada uma dessas VLAN's é necessário o roteamento entre as redes configuradas, portando layer 3.
Note que o switch layer 3 neste caso se faz necessário apenas para atender a necessidade de comunicação entre as VLAN's.
-
Se uma organização for atendida por duas VLANs distintas, então, para que ocorra a comunicação entre usuários das diferentes VLANs, é necessário o uso de um switch layer 3 OU UM ROTEADOR.
-
Corrigindo a questão:
''Se uma organização for atendida por duas VLANs distintas, então, para que ocorra a comunicação entre usuários das diferentes VLANs, é necessário o uso de um switch layer 3 (camada de rede).''
-
Um switch layer 2 apenas possui a capacidade de trabalhar com MAC addresses. Isso permite que ele se comunique apenas baseado em endereços MAC. Ele propaga todo broadcast e não tem capacidade de interligar redes ou sub-redes.
-
1. SWITCH - LAYER 2
Funciona como uma BRIDGE MULTIPORTAS;
MAIOR CAPACIDADE de COMUTAÇÃO de FRAMES;
Envio de forma UNICAST ou MULTCAST.
RECONHECE o MAC ADRESS - ao receber um quadro, o switch AMAZENA em uma TABELA (CAM - Content Address Memory);
CRIA VLANs, mas NÃO faz a INTERCONEXÃO ENTRE ELAS;
INTERCONEXÃO de ENLACES HETEROGÊNEOS (Ficha, UTP, etc.).
2. SWITCH - LAYER 3
FAZ TUDO QUE O LAYER 2, ALÉM DE:
Funcionar como um ROTEADOR, MAIS RÁPIDO e SOFISTICADO;
CRIA REDES VIRTUAS (VLANS);
RECONHECE IP.
-
Para redes diferentes é necessário um switch layer 3 ou um roteador.
-
O switch layer 2 não é capaz de realizar a comunicação de um computador que esteja em uma VLAN com outra VLAN, somente um roteador ou o switch layer 3 consegue fazê-lo.
-
As VLANs são usadas para segmentar redes comutadas da Camada 2 por vários motivos. Independentemente do motivo, os hosts em uma VLAN não podem se comunicar com os hosts em outra VLAN, a menos que haja um roteador ou switch da Camada 3 para fornecer serviços de roteamento.