SóProvas


ID
927658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O processo de gestão por competências tem se destacado como
uma opção para o aprimoramento da gestão de pessoas nas
organizações. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

A gestão por competência deve ser implantada a partir do mapeamento das competências organizacionais e profissionais desejadas bem como das competências existentes.

Alternativas
Comentários
  • O modelo de Gestão por Competências vem para otimizar as ferramentas de RH e busca compatibilizar os objetivos individuais e organizacionais. A partir deste modelo, a organização deixa de basear seus processos de RH nos cargos/funções para atuar nos espaços ocupacionais, de forma que as competências dos colaboradores estejam alinhadas à visão estratégica da empresa, contribuindo, assim para os resultados.Isso quer dizer que, na Gestão por Competências os processos básicos da Gestão de Pessoas deixam de ser o Recrutamento e Seleção, o Treinamento e Desenvolvimento, a Remuneração, o Planejamento de Carreira, a Política de Cargos e Salários. Afinal, esses processos focam na atuação dos cargos/funções em suas atividades específicas, dentro de setores (departamentos) definidos.

  • A gestão por competências é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis.
    Na abordagem da gestão por competências, a noção de competência individual substitui o tradicional conceito de qualificação para o cargo. Propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias à consecução de seus objetivos.
  • Correto

    O Mapeamento e Mensuração por Competências é a base de toda a Gestão por Competências: 

    Mapeamento: das competências técnicas e comportamentais (CHA) para cada uma das atividades;

    Mensuração: de quanto o cargo precisa de cada uma das competências para atingir os objetivos da empresa.

    O Mapeamento tem como propósito identificar o gap ou lacuna de competência, ou seja, a discrepância entre as competências NECESSÁRIAS e as competências EXISTENTES

    Exemplos de Métodos e Técnicas para identificar as competências NECESSÁRIAS a contextos e estratégias organizacionais:
    -Análise dos documentos que compôem o planejamento estratégico da organização (missão, visão de futuro, objetivos...);
    -Entrevista ou, se em grupo, grupo focal;
    -Observação;
    Questionário.

    Exemplos de Métodos e Técnicas para identificar as competências EXISTENTES na organização:
    -Testes;
    -Simulações;
    -Avaliação de desempenho (360º ou avaliação por múltiplas fontes).

    Fonte: Material de Gestão por Competências de Andreia Ribas
  • Para efeito de informação:

    Algumas bancas têm considerado que a etapa inicial da gestão por competência é o mapeamento ou a identificação das competências. No entanto, vale observar a ordem abaixo das etapas da Gestão por Competências:

    *Formulação da estratégia da organização;
    *Mapeamento de competências;
    *Desenvolvimento e captação dessas competências e 
    *Avaliação

    O mapeamento de competências basicamente visa identificar os gaps (lacunas) de competências na organização através da identificação das competências necessárias para que a mesma atinja seus objetivos estratégicos e da análise das competências já existentes na organização, de forma que esses gaps sejam reduzidos ou eliminados.

    Fonte: Administração Geral Para Concursos: Rodrigo Rennó - pag 337/338

    Espero ter contribuído,

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Rodrigo Rennó - Estratégia

    A questão foi considerada correta. Desta forma, para o CESPE, o mapeamento das competências é o passo inicial da gestão por competências!