SóProvas


ID
928015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a riscos ocupacionais de
natureza biológica e química.

Poeiras orgânicas de exposição ocupacional são definidas como materiais particulados de origem vegetal a que se expõem pessoas em variadas atividades.

Alternativas
Comentários
  • DESCULPEM O A QUANTIDADE DE ESPAÇO UTILIZADO, MAS O SITE NÃO PERMITE EDITAR O QUADRO...
    POEIRAS ORGÂNICAS

    XXVI - ALGODÃO, LINHO, CÂNHAMO, SISAL

    Trabalhadores nas diversas operações com poeiras provenientes desses produtos.

    XXVII - AGENTES FÍSICOS, QUÍMICOS OU BIOLÓGICOS, QUE AFETAM A PELE, NÃO CONSIDERADOS EM OUTRAS RUBRICAS.

    Trabalhadores mais expostos: agrícolas; da construção civil em geral; da indústria química; de eletrogalvanoplastia; de tinturaria; da indústria de plásticos reforçados com fibra de vidro; da pintura; dos serviços de engenharia (óleo de corte ou lubrificante); dos serviços de saúde (medicamentos, anestésicos locais, desinfetantes); do tratamento de gado; dos açougues.

  • ​As poeiras orgânicas e inorgânicas provocam problemas respiratórios preocupantes nos agricultores e provêm essencialmente da terra, dos alimentos dos animais e dos próprios animais (pelo, descamação da pele e dejetos secos).

    A exposição dos agricultores às poeiras inorgânicas (ex.: sílicas e silicatos) ocorre principalmente nas atividades agrícolas em contacto com o solo: preparação da terra, cultivo, colheita, etc.

    As poeiras orgânicas estão presentes em locais onde estão armazenados alimentos secos para os animais, cereais, forragens, etc. e nos locais de permanência dos animais. As tarefas relacionadas com a abertura de fardos de feno, limpeza de locais de armazenagem e de permanência dos animais, alimentação e tratamento dos animais são as que comportam maior risco. A colheita e ensilagem de cereais e forragens e a adubagem e fertilização do terreno (com estrume seco ou produtos azotados, respectivamente) também constituem risco para os agricultores uma vez que existe a libertação de partículas provenientes dos processos de corte e recorte e no processo de distribuição dos adubos e fertilizantes.

    http://negocios.maiadigital.pt/hst/sector_activida...​