Gabarito Certo
Um hipervisor, ou monitor de máquina virtual, é um software, firmware ou hardware que cria e roda máquinas virtuais (VMs). O computador no qual o hipervisor roda uma ou mais VMs é chamado de máquina hospedeira (host), e cada VM é chamada de máquina convidada (guest). O hipervisor se apresenta aos sistemas operacionais convidados como uma plataforma de virtualização e gerencia a execução dos sistemas operacionais convidados.
Dessa forma, permite utilizar, ao mesmo tempo, diferentes sistemas operacionais (sem modificar ou modificá-los em caso de paravirtualização) no mesmo computador. É uma extensão de termo anterior, «supervisor», que se aplicava aos kernels dos sistemas operacionais.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
Virtualização: são soluções computacionais que permitem a execução de vários sistemas operacionais e seus respectivos softwares a partir de uma única máquina. Cada máquina virtual se traduz em um ambiente computacional completo.
Tipo I – Baremetal: ele fica entre o HOST e o GUEST, é o hypervisor nativo, o qual comunica diretamente com o hardware. INDEPENDE de sistema operacional, pois ele é o próprio sistema operacional, sendo o único programa que funciona no modo núcleo.
Tipo II – Hosted: funciona como uma aplicação fornecendo ambiente de execução para outras aplicações. Ele roda sobre um Sistema Operacional nativo como um processo dele. DEPENDE do sistema operacional.
Virtualização Total = Independência
Paravirtualização = Modificações
Virtualização assistida pelo hardware = Processadores modernos
Guest = Máquina Virtual (própria máquina virtualizada)
Host = Máquina Física
Hypervisor = Camada de Virtualização ou VMM – Virtual Machine Monitor (sistema responsável pela virtualização)
Paginação = As páginas são de tamanho fixo.
Segmentação = Os segmentos são de tamanho variável.
Atenção: Cloud computing pode ser vista como a evolução e convergência das tecnologias de virtualização e das arquiteturas orientadas a serviços.