-
ERRADO.
Fibre Channel, ou FC, é uma tecnologia de comunicação de alta velocidade que é utilizada para redes de armazenamento. O Fibre Channel é um padrão homologado pelo Comitê Técnico T11 do INCITS, ligado ao ANSI. A tecnologia é utilizada principalmente para interligar servidores a sistemas de armazenamento do tipo SAN (Storage Area Network). Apesar do nome, e de ser utilizado principalmente com fibras ópticas, o Fibre Channel também pode ser utilizado com cabeamento metálico.
-
O fibre channel (FC) suporta diversos protocolos de transporte, incluindo IP e SCSI, permitindo a utilização de cabeamento metálico ou óptico na interface física, o que torna essa tecnologia única para atender às necessidades de armazenamento de dados e de comunicação em redes de computadores.
-
Segundo professor Mario Aquino do Cathedra, pode ser utilizado cabo par trançado também.
-
Padrão Fibre Channel -> foi definido pelo ANSI em 1994, como uma interface de transferência de dados, visando oferecer uma alternativa para substituição das interfaces de armazenamento existentes, como a SCSI, por exemplo.
O padrão foi projetado para endereçar um meio comum de interligação para os três tipos diferentes de tráfego de uma rede de comunicação: voz, dados e imagem. Suporta diversos protocolos de transporte, incluindo IP e SCSI, permitindo a utilização de cabeamento metálico ou óptico na interface física, o que torna essa tecnologia única para atender às necessidades de armazenamento de dados e de comunicação em redes de computadores.
Características:
Links de comunicação full-duplex com duas fibras ópticas por link (opções de outros meios);
Taxas de transmissão de 100Mbps a 3,2Gbps em um único link (200Mbps até 6,4Gbps em um link full-duplex);
Suporte para distâncias até 10km;
Suporte a múltiplos níveis de custo/performance, de pequenos sistemas a supercomputadores;
Suporte a comandos de interfaces de redes e canais de I/O existentes.
Fonte: http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_fibre_channel.php
-
A arquitetura fibre channel (FC) possibilita transferir dados de um nó de rede para outro via interfaces seriais de alta velocidade. correto
FC possibilita comunicação via protocolo IP. correto
A conexão só pode ser via cabos de fibra óptica e dados são transferidos em quadros (frames) de tamanho fixo. errado
-
E os dados são transferidos em quadros (frames) de tamanho fixo?
-
Nossos colegas já responderam adequadamente. Segue apenas um trecho que achei pertinente mencionar sobre este trecho aqui **"FC possibilita comunicação via protocolo IP." << correto.
Segundo Manoel Veras(2009,p.190),"O FCIP é um protocolo de tunelamento que possibilita que múltiplas SANs baseadas no protocolo FC possam ser interligadas através de uma rede padrão IP."
Bibliografia:
DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS
-
Outro trecho errado também: (...) transferidos em quadros (frames) de tamanho fixo.
Pois são variáveis, visto que um dos campos de um quadro FC é o campo de dados, e ele varia de 0-2112 bytes.
Segundo Somasundaram(2011,p.158),"O campo de dados em um quadro FC contém a carga útil de dados, de até 2.112 bytes de dados originais- na maioria dos casos,dados SCSI. (...) Um quadro de controle de conexão, por definição, tem uma carga útil de 0 bytes."
Bibliografia:
ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES-SOMASUNDARAM-2011.