SóProvas


ID
928696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a modelos de computação
GRID e clusters.

A computação GRID, um modelo para a computação distribuída, pode envolver vários computadores interligados via rede. Esse modelo é apropriado se as computações distribuídas precisam de comunicação freqüente entre os computadores participantes. Nesse modelo, os recursos estão sob controle centralizado.

Alternativas
Comentários
  • "A computação GRID, um modelo para a computação distribuída, pode envolver vários computadores interligados via rede. Esse modelo é apropriado se as computações distribuídas precisam de comunicação freqüente entre os computadores participantes. Nesse modelo, os recursos estão sob controle centralizado."

    No modelo em grade (grid) não há a figura de um servidor central para a gerência dos recursos, pois estes são controlados distribuidamente pelo software da infraestrutura (middleware).
  • Acredito que o controle centralizado seja melhor identificado em Cluster de computadores.

    Bons estudos.
  • De forma resumida, um grade computacional, ou grid, é um serviço para o compartilhamento de poder de processamento e capacidade de armazenamento pela rede, a fim de se otimizar as tarefas realizadas. A idéia do grid é ir bem além de ser apenas um meio de comunicação entre computadores e busca transformar a rede global de computadores em um único e vasto recurso computacional.
    Paulo Trezentos afirma que um sistema distribuído (que não possuem controle centralizado) torna-se uma grid quando é estabelecida uma infra-estrutura de software e de hardware que possibilite a coordenação das tarefas de modo a garantir a qualidade do serviço oferecido.
    Fonte: 
    http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/grades/index.html
  • Acredito que exista um outro erro quando ele fala que exige comunicação constante. Sistemas GRID podem fazer o download de um pacote de tarefas, processá-los offline, e mais tarde enviar os resultados. Como exemplo temos o projeto World communit Grid.

  • Complemento. Principais diferenças entre Cloud e GRID.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.99),"As clouds e os grids compartilham visões similares,pois ambos reduzem os custos da computação,aumentando a flexibilidade e otimizando o uso dos recursos, mas apresentam inúmeras diferenças, passando pelo compartilhamento dos recursos(recursos não compartilhados na computação em nuvem vs recursos compartilhados no grid), o uso da virtualização(na computação de nuvem a virtualização é o elemento central, o que ainda não é uma realidade no grid),a forma de implementar a segurança(na computação de nuvem a segurança é obtida pela isolação e no grid pelas credenciais e consequente delegação) e o grau de centralização(grid apresenta o controle descentralizado, a nuvem centraliza o controle)."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DE INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS 2009


  • Gabarito Errado

    Grid é uma arquitetura de cooperação sem elemento mestre.
     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Cluster: centralizado, homogêneo, computadores no mesmo local conectados por cabos

    Grid: descentralizado, pode ser homogêneo ou heterogêneo, computadores em diferentes locais conectados pela internet

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    QUESTÃO PARECEDÍSSIMA:

    CESPE: Nos GRIDs, a alocação dos recursos é feita por um gerente de recursos centralizado, e os nós que compõem o GRID trabalham cooperativamente como um recurso unificado. Nos clusters, cada nó tem seu gerente de recursos. Os nós em clusters são autônomos e não o são nos GRIDs.

    ERRADO!

    DESCENTRALIZADO E FRACAMENTE ACOPLADO.

  • O CLUSTER de uma forma geral, é um aglomerado de máquinas conectadas em umas mesma rede local ou dedicada. O cluster possui uma estrutura mais rígida onde é eleito um único controlador central na estrutura, as demais máquina são escravas do controlador central.

    O GRID possui uma estrutura mais flexível e democrática, onde é aproveitado tempo ocioso de processamento de diversas máquinas, que podem estar geograficamente distantes, para executar determinadas tarefas. Não existe um controlador central, a participação é voluntária.

    Fonte: Resumos