-
Concentração fundiária: é a concentração de pessoas em determinadas áreas de agricultura ou outras terras.
-
será se tem inquietado o governo mesmo se fosse seria fácil fazer a reforma agrária no Brasil
-
Um problema que existe no Brasil desde a época da colonização é a concentração fundiária. Esse termo significa a concentração da maior parte da terra nas mãos de poucas pessoas, o que gera os latifúndios. Esse tipo de propriedade rural está associado não só à imensidão de suas proporções, mas também à improdutividade da terra. Isso leva a uma situação em que sobram agricultores sem terra e terra sem ser cultivada. A solução para esse problema seria a adoção de uma política efetiva de reforma agrária. Embora alguma coisa já tenha sido feita nesse sentido, nunca houve real vontade política de se fazer uma reforma agrária realmente abrangente. Dados do INCRA de 2010 revelam que 40% das grandes propriedades rurais do Brasil são improdutivas.
Dessa forma, a alternativa correta é a letra (B).
Entretanto, é importante fazer uma ressalva de que, embora esse seja um problema antigo e conhecido da sociedade brasileira, ele nunca inquietou nenhum governo a ponto de se tomarem medidas efetivas para minimizá-lo ou extingui-lo. Exemplo disso foi a nomeação de Katia Abreu para o ministério da agricultura no início de 2015. Ela não só representa os interesses do grandes agropecuaristas, mas teve a ousadia de afirmar que não existem mais latifúndios no Brasil, o que pode ser refutado por qualquer estatística de instituição minimamente séria.
RESPOSTA: LETRA B.
-
Creio eu que concentração fundiária seje a concentracao de pessoas sem emprego devido ao processo de modernização das máquinas, substituindo a mão de obra.
-
Eduardo Barros errou feio.
Concentração fundiária é a conetração de TERRAS para determinadas PESSOAS.
Ou seja, a política agrícola beneficia os latifundiários. Esses latifundiários aumentam a posse de terras, e com maior poder começam a dominar o mercado. O pequeno produtor, conhecido como minifundiário, não consegue vender sua produção, e ao entrar em dívida, vende suas terras aos latifundiários.
Ou seja, um ciclo de poder fomentado/incentivado pelas políticas agrícolas.
-
GABARITO LETRA B
-
Trecho do comentário da profa.
"...é importante fazer uma ressalva de que, embora esse seja um problema antigo (...), ele nunca inquietou nenhum governo a ponto de se tomarem medidas efetivas para minimizá-lo ou extingui-lo..."
Porque não é do interesse do governo resolver o problema! O monopólio de terras é apenas mais um dos muitos monopólios brasileiros, ou seja, é um ninho de vespas.
-
Eduardo Barros sua resposta está errada