SóProvas


ID
929215
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Produção e organização do produto a ser preservado são ações
simultâneas e paralelas. No momento em que o homem foi capaz
de perceber isso e de colocar em prática essa atividade de
ordenamento, estabeleceu a noção básica de biblioteca. Com
relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A usabilidade da informação mede até que ponto um produto, sistema, serviço de informação ou uma informação se prestam ao uso.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

     

    Conceituando usabilidade de acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia:

    usabilidade browsability, usability 1. INF "grau com que usuários específicos podem alcançar metas específicas em determinado ambiente, com eficácia, comodidade e de modo aceitável [Booth 1989]. Mais especificamente, os componentes de usabilidade foram identificados por Bennett (1984) e, mais tarde, operacionalmente por Shackel (1990), de modo que pudessem ser testados, podem ser expressos em termos de: aprendibilidade ou facilidade de aprender - o tempo e o esforço exigidos para alcançar determinado nível de desempenho de uso - as tarefas concluídas por usuários experientes, a velocidade de cumprimentos da tarefa e os erros cometidos; flexibilidade - a amplitude com que o sistema pode comportar mudanças das tarefas e ambientes além dos que foram inicialmente especificados; atitude - a atitude positiva que o sistema produz nos usuários" (ROW02, p. 181). <=> programa amigável. 2. BIB facilidade com que um catálogo de biblioteca, índice, base de dados bibliográficos e outros tipos de recursos informacionais podem ser utilizados pelo usuário. <=> teste de usabilidade. 

  • A usabilidade

    Os estudos de usabilidade têm crescido na procura de soluções para sistemas de informação automatizados, com as páginas da web e outros tipos de interação via sistemas amigáveis. [...]. A usabilidade pode ser mensurada de acordo com os atributos ergonômicos do produto, em termos do esforço mental e atitudes dos usuários e pela forma como os usuários interagem com o produto e sua aceitação (BEVAN; MACLEOD, 1994).

    BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos da. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 168-184, maio/ago. 2007.

    Gab. Certo