SóProvas


ID
929872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do que dispõe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros,
julgue os itens que se seguem.

Um repórter tem o direito de não executar pautas que agridam as suas convicções.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    É a chamada cláusula de consciência , que pode ser traduzida na faculdade de o jornalista rescindir o seu contrato com a empresa jornalística à qual esteja vinculado, no caso de não concordar com a linha editorial assumida pela empresa, sem que, por causa da rescisão, tenha qualquer ônus. Não basta para tanto a discordância, pois esta deve refletir a possibilidade da linha editorial afetar a honra, a consciência ou outros valores morais do profissional.
     
    Ademais, os proprietários dos meios de comunicação não podem exigir o cumprimento de imposições profissionais que agridam as convicções pessoais do jornalista, sobretudo quando ocorrem súbitas mudanças de orientação editorial.
  • GAB C

    Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros

     

    Capítulo IV - Das relações profissionais

    Art. 13. A cláusula de consciência é um direito do jornalista, podendo o profissional se recusar a executar quaisquer tarefas em desacordo com os princípios deste Código de Ética ou que agridam as suas convicções. Parágrafo único. Esta disposição não pode ser usada como argumento, motivo ou desculpa para que o jornalista deixe de ouvir pessoas com opiniões divergentes das suas.