SóProvas


ID
929917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das técnicas de redação e dos critérios de seleção de notícia,
julgue os itens a seguir.

A teoria do espelho preconiza que o jornalismo é o reflexo da realidade; portanto, tudo o que se vê no jornal é a representação invertida da verdadeira imagem.

Alternativas
Comentários
  • A afirmação "representação invertida" distorce a explicação da teoria na primeira oração da frase, que explica corretamente o que preconiza a teoria do espelho.
  • Acrescentando ao comentário do colega acima, coloquei um trecho explicativo da teoria do espelho abaixo:

    "A metáfora é autoexplicativa.Ela foi a primeira metodologia usada na tentativa de compreender porque as notícias são como são, ainda no século XIX. Sua base é a ideia de que o jornalista reflete o que é a realidade, ou seja, as notícias são como são porque a realidade assim as determina. A imprensa funciona como espelho da realidade, apresentando um reflexo do cotidiano."

    fonte: 
    http://teoriadojornalismouniube.blogspot.com.br/2010/11/teoria-do-espelho.html
  • "De acordo com esta teoria, as notícias de um bom jornalismo representam a realidade em sua forma fiel. Ou seja, ela acredita que o bom jornalismo consegue transmitir a realidade perfeitamente, como um espelho reproduz a imagem. A imparcialidade, aqui, é vista como completamente possível, pois crê que o jornalista é, como um profissional honesto, um “comunicador desinteressado”.O que isso significa? Para a Teoria do Espelho, o jornalista não deixará que suas paixões políticas e toda a sua formação cultural interfiram na comunicação. Isso significa que nem mesmo a sua forma de ver o mundo, com seus conceitos de bom e mal, irão prejudicar a reportagem ou notícia."

    Fonte: http://analisesdejornalismo.wordpress.com/2009/08/15/a-teoria-do-espelho/

  • Faz sentido, porque o espelho de fato inverte a imagem. Mas não é :)

  • De acordo com Felipe Pena, em Teoria do Jornalismo, A Teoria do Espelho foi a primeira metodologia utilizada na tentativa de compreender porque as notícias são como são, ainda no século XIX. Ainda segundo o autor, sua base é a ideia de o jornalismo reflete a realidade: A imprensa funciona como um espelho do real, apresentando um reflexo claro dos acontecimentos do cotidiano

    Conforme Nelson Traquina, em Teorias do Jornalismo, “é a teoria mais antiga e responde que as notícias são como são porque a realidade assim as determina”. "Central à teoria e á noção-chave de que o jornalista é um comunicação desinteressado, isto é, um agente que não tem interesses específicos a defender e que o desviam da sua missão de informar, procurar a verdade, contar o que aconteceu, doa a quem doer."

    (...)

    “Certamente as notícias são um produto centrado no referente, onde a invenção e a mentira são violações das mais elementares regras jornalísticas. Assim, o referente, ou seja, “a realidade”, não pode deixar de ser um fator determinante do conteúdo noticioso.” 

  • De acordo com a Teoria do Espelho, o que se vê no jornal é uma fiel representação da realidade.

  • Na primeira oração ele constrói a metáfora da teoria do espelho de forma correta, como um reflexo. Na última oração, desconstrói tudo da primeira (contradição), se equivocando quando diz que a metáfora da teoria do espelho é a imagem invertida. Creio ser muito mais interpretativo que teórico.