-
Pq está errada? eu a considerei com certa.
-
O propósito de um editorial é mostrar um ponto de vista sobre uma questão de interesse. O editorial pode ser assinado ou não. Se o editorial não for assinado, ele geralmente apresenta as visões do veículo que o publicou, expressado pelo editor ou por um membro da equipe (ou, ocasionalmente, um colaborador freelance) que escreveu com o apoio do editor ou editora.
Se o editorial é assinado, ele não representa o ponto de vista do veículo. Porém, é geralmente aceito que o editorial ganhou uma posição de destaque porque o editor (ou corpo editorial) acha que ele representa um ponto de vista que merece audiência.
Fonte: http://www.wfsj.org/course/pt/L4/L4P05.html
-
"Na chamada "grande imprensa", os editoriais são apócrifos — isto é, nunca são assinados por ninguém em particular." — Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Editorial)
Na definição da Wikipedia, a delimitação "na chamada grande imprensa" acaba, por inferência lógica, a por em cheque o caráter determinístico na questão. Também errei essa. Dado anotado.
-
a questão está certa. E também está errada. A cara da CESPE.
-
Eu creio que se a questão falasse que o editorial é publicado sempre no mesmo espaço estaria mais correto do que afirmar "publicado em espaço de opinião do jornal". Porque entendo que o espaço de opinião das publicações são aquelas últimas páginas deixadas para os colunistas.
-
Creio que uma das característica do editorial é justamente não ter assinatura:
[No Brasil, editoriais] são textos sem assinatura, para que expressem a "opinião do jornal", e não de alguém, sobre os assuntos mais importantes da pauta jornalística (in: Linguagem dos Conflitos, Manuel Carlos Chaparro).
O erro está, acredito, em atribuir a opinião ao "conselho editorial", e não à empresa jornalística, que são coisas diferentes.
-
Restrição. O editorial representa o ponto de vista do veículo e não apenas do conselho editorial. Isso tornou a questão incompleta, passível de ser anulada.
-
Representa o ponto de vista do jornal.
-
Dicionário Essencial de Comunicação (Rabaça e Barbosa):
Editorial - Texto jornalístico opinativo, escrito de maneira impessoal e publicado sem assinatura, referente a assuntos ou acontecimentos locais, nacionais ou internacionais de maior relevância. Define e expressa o ponto de vista do veículo ou da empressa responsável pela publicação ou emissão. (p. 88)