SóProvas


ID
931114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à gestão estratégica de pessoas
nas organizações.

Na visão atual da gestão de pessoas, o trabalhador é visto como um parceiro da organização e incentivado a participar nas decisões organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • EJA BEM!
    A área de gestão de pessoas não é um fim em si mesma, mas um meio de alcançar a eficácia e a eficiência por meio das pessoas, permitindo condições favoráveis para que estas alcancem seus objetivos.
    As organizações estão percebendo que, para se tornarem bem-sucedidas, deverão ser capazes de otimizar o retorno sobre os investi­mentos de todos os parceiros, principalmente o dos empregados. Quando uma organização está realmente voltada para as pessoas, a sua filosofia global e a sua cultura organizacional passam a refletir essa crença. A gestão de pessoas nas organizações é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas – empregados, funcionários, recursos humanos ou qualquer denominação utilizada – para alcançar os objetivos organizacionais e individuais. Os nomes – como departamento de pessoal, relações industriais, recursos humanos, desenvolvimento de talentos, capital humano ou capital intelectual – são utilizados para descrever a unidade, o departamento ou a equipe relacionada com a gestão das pessoas. Cada qual reflete uma maneira de lidar com as pessoas.
    5.2 Objetivos
    Diversos autores apresentam variados objetivos da gestão de pessoas. Chiavenato (2006) define que a gestão de pessoas deve contribuir para a eficácia organizacional mediante os seguintes meios:
    • Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e a realizar sua missão: a função da gestão de pessoas é um componente fundamental da organização de hoje. Antigamente, a ênfase era coloca­da no fazer corretamente as coisas por meio dos métodos e das regras impostos aos funcionários e, assim, obter eficiência. O salto para a eficácia veio com a preocupação em atingir objetivos e resultados, sendo o principal objetivo da gestão de pessoas ajudar a organização a atingir suas metas, objetivos e realizar sua missão.
    • Proporcionar competitividade à organização: isso significa saber empregar as habilidades e as capacidades da força de trabalho. A função da gestão de pessoas é fazer com que as forças das pessoas sejam mais produtivas para beneficiar clientes, parceiros e empregados.
    • Proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados: dar reconhecimento às pessoas, e não apenas dinheiro, é o que constitui o elemento básico da motivação humana. Para melhorar o desempenho, as pessoas devem perceber justiça nas recompensas que recebem. Recompensar bons resultados, e não recompensar pessoas que não tenham um bom desempenho. Tornar claros os objetivos e o modo como eles são medidos.

  • Gab: CERTO

    Empowerment

    A palavra está em inglês, mas seu significado é universal. Trata-se de DAR PODER, autoridade e RESPONSABILIDADE às pessoas para torná-las mais ativas e proativas dentro da organização. Trata-se de uma mudança cultural, uma transformação no comportamento das pessoas, que passam a ter mais AUTONOMIA e iniciativa pessoal nas atividades, ao contrário das tradicionais regras e regulamentos que inibem e impedem a plena realização das pessoas.

    CHIAVENATO, Gestão de Pessoas, O novo papel. 4° Ed. pág. 168.