SóProvas


ID
932017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto aos princípios fundamentais de contabilidade, estabelecidos pela Resolução CFC n.° 750/1993, julgue os itens a seguir.

O princípio da prudência determina a adoção do maior valor para os componentes do ativo e do menor valor para os do passivo, sempre que forem apresentadas alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

Alternativas
Comentários
  • Gab E

    Exatamente o contrário...

    O princípio da prudência determina a adoção do maior valor para os componentes do ativo e do menor valor para os do passivo, sempre que forem apresentadas alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
     

  • Prudência = maior valores para passivos e despesas e menores valores para ativos e receitas :

    Atualizado;07/01/2021;CPC 00 R2

     prudência havia sido retirada da última versão do CPC 00, pois era incompatível com a neutralidade. Isto é, quando você deixava ao elaborador das demonstrações contábeis a possibilidade de ser ou não prudente, isso poderia enviesar demais as demonstrações contábeis. Todavia, na revisão que ocorreu em 2020, a prudência está de volta, com o seguinte teor:( Gabriel rabelo )

    2.16. A neutralidade é apoiada pelo exercício da prudência. Prudência é o exercício de cautela ao fazer julgamentos sob condições de incerteza. O exercício de prudência significa que ativos e receitas não estão superavaliados e passivos e despesas não estão subavaliados. Da mesma forma, o exercício de prudência não permite a subavaliação de ativos ou receitas ou a superavaliação de passivos ou despesas. Essas divulgações distorcidas podem levar à superavaliação ou subavaliação de receitas ou despesas em períodos futuros.

    Prudência ---> Atualmente ; ativos e receitas não estão superavaliados e passivos e despesas não estão subavaliados,o exercício de prudência não permite a subavaliação de ativos ou receitas ou a superavaliação de passivos ou despesas.

  • Tipico da Cespe inverter os conceitos. Pegadinha para os desatentos.

    O princípio da prudência determina a adoção do maior valor para os componentes do ativo do menor valor para os do passivo, sempre que forem apresentadas alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

  • Gabarito: Errado

    Princípio da Prudência - determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os componentes do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

  • PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA: MENOR ATIVO; MENOR PL; MAIOR PASSIVO. 

  • Gab E

    Princípio da Prudência!

    ATIVO = MENOR VALOR

    MAIOR VALOR = PASSIVO

  • AGORA VAI UMA DICA!!!

    Para quem vai fazer PF e PCDF os professores William Notario e Rani Passos do ESTRATEGIA CONCURSOS fizeram uma mentoria voltada pra contabilidade e informática que juntas somam 50% da prova. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessas duas disciplinas. Fica a sugestão.

    Receba 20 % de desconto usando o cupom TOP20

    Link do site:  https://go.hotmart.com/P46776226D

    FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!

  • Ao contrário, o princípio da prudência determina o menor valor para o ativo e o maior valor para o passivo, e ainda impõe a escolha da hipótese que resulte no menor PL quando se apresentam opções igualmente aplicáveis.

    "Derrotado não é quem perde mas sim quem desiste... Avante!"

  • GAB: E

    O CONTRARIO

  • GABARITO ERRADO

    O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    O entendimento é o seguinte: quando se apresentem alternativas válidas para quantificação das mutações patrimoniais que alterem o PL, escolhe-se o menor valor para o ativo, e maior valor para o passivo

  • [1] [2] É EXATAMENTE O QUE ELE DISSE, SÓ QUE TUDO AO CONTRÁRIO.

    FONTE:

    [1] CONCURSEIRO QUASE NADA

    [2] KIKO

  • Princípio da Prudência = sempre espere o pior

    Menor valor pra Ativo e maior para Passivo

  • CESPE 2014.

    A determinação do maior valor para o passivo e do menor valor para o ativo, entre duas opções igualmente válidas, está em consonância com o PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA.

    Certo