SóProvas


ID
932800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos protocolos de roteamento, julgue os itens seguintes.

Do ponto de vista da robustez, os protocolos de roteamento que se baseiam no algoritmo distance vector, por realizarem seu processamento sem depender dos vizinhos, não propagam informações que possam ter sido alteradas ou corrompidas, como acontece nos protocolos que utilizam o algoritmo link state.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    Os protocolos de roteamento de dividem em classes, são elas:

    Distance Vector – também conhecidos como algoritmo Bellman-Ford, enviam toda a sua tabela de roteamento apenas para os vizinhos. Utilizam a distância para a definição do melhor caminho, além de escolher a melhor rota. Baseiam-se na contagem dos saltos e geram loops com maior frequência que os algoritmos link satate. Nele, as rotas são anunciadas como vetores de distância e direção. Vale destacar que a distância é definida pela contagem de saltos enquanto a direção pelo roteador do próximo salto ou pela próxima interface de saída, não apresentando um mapa real da topologia da rede.

    Link State – também conhecido como “caminho mais curto”, enviam as informações de roteamento para todos os nodos, ou seja, usam flooding e enviam apenas as atualizações de sua tabela que sofreram alguma alteração. Conhecem a rede mais profundamente e de uma forma mais geral, o que permite uma melhor ação que o Distance Vector. Necessitam de mecanismos mais sofisticados e eficientes a fim de controlar o tráfego que geram, são computacionalmente mais intensos – requerendo assim computadores mais potentes e com mais memória; sua implementação e manutenção tendem a ser mais caras. 

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Assertiva ERRADA.

    .

    .

    Não é verdade que algoritmos distance-vector não propagam informações aos vizinhos ou não dependem deles para formulares suas tabelas de roteamento. O próprio RIP depende de conhecer seus vizinhos para determinar o valor de cada rota e comumente propaga suas tabelas de roteamento para eles, além de receber deles as suas tabelas. 

    .

    Isso invalida a questão. 

  • Confesso q pela primeira vez curti 1 comentario do Ibsen...mas, ainda assim vou tentar tirar essas estória a limpo pra ver se ele tá falando a verdade!

  • Daqui a pouco vem um falar que a questão inverteu os conceitos.