SóProvas


ID
933379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As relações entre o Estado e a sociedade sofreram consideráveis
alterações em função do neoliberalismo. Acerca desse assunto e da
sua relação com o serviço social, julgue os itens que se seguem.

A partir de 1970, o Brasil, seguindo as orientações neoliberais internacionais, promoveu a abertura da economia aos capitais internacionais, efetivou um programa de privatização, bem como efetuou a reforma previdenciária e administrativa, mantendo, contudo, a lógica fordista/keynesiana de proteção social.

Alternativas
Comentários
  • No leito da crise brasileira dos anos 80, vem sendo gestada uma cultura política da crise que recicla as bases da constituição da hegemonia do grande capital. Dois vetores básicos vêm sendo privilegiados na formação dessa cultura: a defesa do processo de  privatização, como forma de reduzir a intervenção estatal, e a constituição do “cidadão-consumidor”, que sujeito político nuclear da sociedade regulada pelo mercado (MOTA, 1995, p. 24).

    A reforma promovida pelo neoliberalismo é entendida por Boschetti como contrarreforma pois vai de encontro a todas as conquistas sociais no âmbito da garantia e expansão dos direitos sociais. Então nesse texto a reforma colocada pelas neoliberais será aqui por nós como contrarreforma explicitada por Boschetti. As dualidades apontadas por Sposati (2012) no campo da Seguridade Social são: a relação públicoprivado na proteção social presente na política de saúde e assistência social, o que na visão desta autora, tangencia o alcance universal; o alcance de um sistema universal de proteção social, distinto entre formas não monetárias, entre cobertura de salário/renda e de outras necessidades sociais. 

  • Neoliberalismo no Brasil: 1990.

    Fordismo/Keynesianismo: corrente adotada no Welfare State e não no Neoliberalismo.

  • Orientações neoliberais são contrárias ao Keynesianismo, pois este preconiza a participação do estado no desenvolvimento econômico por meio da ampliação de políticas sociais, já o neoliberalismo preconiza o estado mínimo (privatizações, abertura da economia aos capitais internacionais).

  • Neoliberalismo é contrário ao Keynesianismo.

    Keynesianismo: corrente adotada no Welfare State e não no Neoliberalismo.