SóProvas


ID
933529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito da avaliação de programas e de políticas sociais, julgue
os itens subsequentes.

Na avaliação da organização e da gestão das políticas e ou programas sociais, recomenda-se considerar os indicadores da relação entre as esferas governamentais, da relação entre o Estado e as organizações não governamentais e da participação e do controle social democrático.

Alternativas
Comentários
  • "Boschetti (2009) define três aspectos para análise e avaliação das políticas sociais:

    Aspecto 1: Configuração e abrangência dos direitos e benefícios possui como indicadores, Natureza e tipo dos direitos e benefícios previstos e/ ou implementados, abrangência, critérios de acesso e permanência, formas e mecanismos de articulação com outras políticas sociais.

    Aspecto 2: Configuração do financiamento e gasto, o qual possui como indicadores - Fontes do financiamento, direção dos gastos, magnitude dos gastos.

    Aspecto 3: Gestão e controle social democrático, o qual é abordado na questão, possui como indicadores - Relação entre as esferas governamentais, relação entre estado e organizações não governamentais e participação e controle social democrático."

    Para maiores informações: Avaliação de políticas, programas e projetos sociais, Ivanete Boschetti, CFESS 2009.


  • Boschetti define três aspectos para o processo de análise a avaliação e seus respectivos indicadores. O Aspecto 3 é a GESTÃO E CONTROLE SOCIAL DEMOCRÁTICO que tem como indicadores:

    1. Relação entre as esferas governamentais: compreender os papéis assumidos em cada esfera.

    2. Relação entre estado e organizações não-governamentais: avaliar e compreender a relação que se estabelece entre os órgãos públicos e as ONGs

    3. Participação e controle social democrático: analisar os mecanismos de controle que a sociedade dispõe para acompanhar e fazer valer o exercício da cidadania.