SóProvas


ID
934585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Acerca das correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.

O memorando, que se caracteriza pela rapidez e simplicidade de procedimentos burocráticos, deve ser redigido sem rebuscamentos acadêmicos e sem linguagem estritamente técnica, aspectos específicos da redação de documentos oficiais mais complexos, como a exposição de motivos.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro esteja em afirmar  que a linguagem técnica deva ser utilizada na exposição de motivos. A redação de textos técnicos exige a observância de algumas particularidades próprias da linguagem técnica corporativa ou organizacional
  • Olá pessoal, no  Manual  de Redação da PR consta que:

    "Ao elaborar uma exposição de motivos, tenha presente que a atenção aos requisitos básicos da redação oficial (clareza, concisão, impessoalidade, formalidade, padronização e uso do padrão culto de linguagem deve ser redobrada.) A exposição de motivos é a principal modalidade de comunicação dirigida ao Presidente da República pelos Ministros."

    Diante do exposto, a questão diz que: "O memorando, que se caracteriza pela rapidez e simplicidade de procedimentos burocráticos, deve ser redigido sem rebuscamentos acadêmicos e sem linguagem estritamente técnica ( Até aqui está correta) , aspectos específicos da redação de documentos oficiais mais complexos, como a exposição de motivos ( Esta  parte da questão está em desacordo com o Manual de Redação).

    Espero ter ajudado..A dificuldade á para todos...Continuem firmes...Se estiver equivocada me ajudem...

  • 1.2. A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais

    As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.

    Note que essa regra encontra-se prevista no Capítulo I do MROPR, que trata dos aspectos gerais da Redação Oficial e, portanto, aplica-se a todo e qualquer documento confeccionado pela Administração Pública.
    É importante lembrar que a clareza e simplicidade, sem deixar de lado a norma culta da língua, objetiva que qualquer cidadão consiga interpretar o conteúdo do expediente, independentemente de qual natureza é esse documento e, assim, materializar o princípio da publicidade, consagrado no art. 37 da CRFB de 1988.

    Abs.
  • O memorando, que se caracteriza pela rapidez e simplicidade de procedimentos burocráticos, deve ser redigido sem rebuscamentos acadêmicos e sem linguagem estritamente técnica (correto), aspectos específicos da redação de documentos oficiais mais complexos, como a exposição de motivos.

    Exposição de motivos nem sempre terá linguagem ESTRITAMENTE técnica. O documento que tem tal linguagem, SEMPRE, será o Parecer.

    Veja o que diz Agnaldo Martino:

    Na Administração Pública, o parecer, geralmente, é parte integrante de um processo, para o qual aponta solução favorável ou desfavorável, precedida da necessária justificativa, com base em dispositivos legais, jurisprudência e informações. É um ato de procedimento administrativo que indica e fundamenta a solu-ção que deve ser aplicada ao caso. O parecer pode ser:
    a)administrativo. refere-se a caso burocrático;
    b)científico ou técnico. relaciona ­se com matéria específica. Ex.: o parecer dos auditores.

    Espero ter ajudado.

    #avante
  • A última parte refere-se ao PARECER, como falado por nosso colega, acima.
  • Trocando em miúdos, a questão está induzindo a considerarmos que na exposição de motivos deve-se utilizar linguaguem estritamente técnica e rebuscamentos acadêmicos!!
  • Agora me diz, qual a necessidade de escrever em fundo vermelho?
  • pois é... tenho que virar o computador de cabeça pra baixo pra conseguir ler essa mensagem com fundo vermelho....

  • A questão defende que "o memorando, que se caracteriza pela rapidez e simplicidade de procedimentos burocráticos, deve ser redigido sem rebuscamentos acadêmicos e sem linguagem estritamente técnica, aspectos específicos da redação de documentos oficiais mais complexos, como a exposição de motivos".

    Na verdade, todo documento oficial deve obedecer aos requisitos da impessoalidade, concisão, clareza, uniformidade, entre outras, que contribuem para a manutenção do que caracteriza a linguagem de um documento oficial. 


    A resposta é incorreta. 

  • Não existe documento simples para procedimento (Burocrático)

    Errado

  • Os comentários do professor são extremamente secos, sem maiores explicações....Melhor ir direto aos comentários!!!

  • Na verdade, todo documento oficial deve obedecer aos requisitos da impessoalidade, concisão, clareza, uniformidade, entre outras, que contribuem para a manutenção do que caracteriza a linguagem de um documento oficial, INCLUSIVE A EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS.



    GABARITO ERRADO
  •  PARA COMPLEMENTAR - SOBRE O MEMORANDO.


    3.4. Memorando

    3.4.1. Definição e Finalidade

      O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

      Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

      Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.

    3.4.2. Forma e Estrutura

      Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício,com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

      Exemplos:

      Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurídicos

  • Aspectos específicos da redação de documentos oficiais mais complexos, como a exposição de motivos (está em desacordo com Manual de Redação).

  • ERRADO.

    Nenhum documento oficial deve ser redigido com resbucamento acadêmico e linguagem estritamente técnica.

  • Gab. Errada

     

    O memorando, que se caracteriza pela rapidez e simplicidade de procedimentos burocráticos, deve ser redigido sem rebuscamentos acadêmicos e sem linguagem estritamente técnica, aspectos específicos da redação de documentos oficiais mais complexos, como a exposição de motivos. << o erro da questão

  •  

    ERRADO

     

     

    Nenhum tipo de comunicação oficial deve ter linguagem rebuscada ou estritamente técnica. Afinal, essas correspondências devem ser lidas não só pelos ocupantes de função pública, mas por qualquer brasileiro

  • TODO documento oficial deve obedecer aos requisitos da impessoalidade, concisão, clareza, uniformidade.