SóProvas


ID
934648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a aspectos econômicos e
ambientais do contexto brasileiro e mundial.

O sistema elétrico brasileiro é constituído fundamentalmente por usinas hidrelétricas, complementado por usinas térmicas e fontes alternativas de energia, como a eólica, cuja produção apresenta vantagens como a baixa emissão de gases poluentes e a reduzida geração de resíduos, bem como impacto sonoro desprezível e pouca transformação na paisagem.

Alternativas
Comentários
  • Quem conhece Fortaleza, sabe que a última afirmação é falsa, muda-se significativamente a paisagem!
  • Resposta: "Errada" 

    Algumas das desvantagens da energia eólica são o considerável impacto visual e o impacto sonoro para quem vive nas proximidades.


    Empreendimentos irão adicionar mais de 8.500MW em até 5 anos ao sistema energético brasileiro

    Hyoung-Il So/SXC;A energia eólica é uma opção complementar à fonte hidrelétrica, predominante no sistema brasileiroAmpliar
    • A energia eólica é uma opção complementar à fonte hidrelétrica, predominante no sistema brasileiro

    No Brasil, o aproveitamento da energiaeólica tomou impulso a partir de 2004, com a implementação do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa). Este programa contratou 54 parques eólicos, que totalizaram 1.423 MW. Até o final de 2012, 53 desses parques, totalizando 1.288 MW, estavam em operação comercial.

    A adequação de linhas de crédito dos bancos de desenvolvimento econômico, como Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Nordeste (BNB), para o financiamento da construção de parques eólicos e para a instalação da indústria eólica, bem como o incentivo de ICMS concedido pelos estados, também se mostrou importante elemento para a inserção da fonte eólica.

    Nos últimos anos, com a fixação do sistema de leilão no País, os geradores começaram a reduzir seus preços, diminuindo o custo real dos projetos eólicos no Brasil, o que promove a redução dos preços de fabricação de turbinas eólicas. Dessa forma, em cerca de cinco anos, o País irá multiplicar em aproximadamente cinco vezes a capacidade instalada deusinaeólicas, passando dos atuais 1.860 MW para 8.544 MW. 

    EPEExpansão da capacidade instalada em usinas eólicasAmpliar
    • Expansão da capacidade instalada em usinaeólicas

    Para se ter uma ideia, nos últimos dois anos o governo federal contratou a construção de 141 novos empreendimentos. A medida possibilitou que, somente em 2012, a capacidade instalada chegasse a 456 MW, resultado dos quase R$ 2.800 milhões de investimentos. Destaque para as usinas instaladas no Rio Grande do Norte – Alegria II, Aratuá 1, Cabeço Preto e Cabeço Preto IV. Já para 2013, a expectativa é de que o número de usinas chegue a 80 e a capacidade instalada se eleve para 2.027 MW.

     

    Outra característica dos empreendimentos eólicos é que os sítios potenciais estão localizado em regiões em que as comunidades são carentes de atividades econômicas, o que impulsiona a geração de trabalho e renda nas regiões onde são instaladas. 

    http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2013/03/04/usinas-geradoras-de-energia-eolica-incrementam-capacidade-produtiva-do-pais

  • Gabarito: ERRADO

    O examinador caminha bem quanto às vantagens e fontes energéticas no Brasil, mas peca quanto à energia eólica.

    Principais desvantagens da energia eólica
    A intermitência, ou seja, nem sempre o vento sopra quando a electricidade é necessária, tornando difícil a integração da sua produção no programa de exploração; Pode ser ultrapassado com as pilhas de combustível (H2) ou com a técnica da bombagem hidroeléctrica. Provoca um impacto visual considerável, principalmente para os moradores em redor, a instalação dos parques eólicos gera uma grande modificação da paisagem; Impacto sobre as aves do local: principalmente pelo choque destas nas pás, efeitos desconhecidos sobre a modificação de seus comportamentos habituais de migração; Impacto sonoro: o som do vento bate nas pás produzindo um ruído constante (43dB(A)). As habitações mais próximas deverão estar, no mínimo a 200m de distância.
  • O aproveitamento de energia eólica proporciona IMENSA transformação da paisagem:

  • Concordo com o erro na questão: "bem como impacto sonoro desprezível e pouca transfromação na paisagem". Contudo, a seguinte afirmação está errada também: "como a eólica, cuja produção apresenta vantagens como a baixa emissão de gases poluentes e a reduzida geração de resíduos". Então, pergunto-lhes: há alguma emissão de gases poluentes e geração de resíduos na eólica? Acho que não.
  • Quando afirma que a geração de energia eólica produz baixo impacto sonoro e pouca transformação na paisagem. No Brasil, aproximadamente 85% da energia produzida tem matriz hidrelétrica. O restante se divide em termoelétrica (cerca de 13%), nuclear e fontes alternativas, como a eólica. No caso da energia eólica, ela é uma das preferidas dos ambientalistas, por ser renovável e não poluente, mas os aerogeradores são caros e barulhentos e modificam significativamente a paisagem. Os principais parques eólicos do Brasil estão no Ceará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

     A questão está errada
  • Eu discordo com a afirmativa sobre o impacto visual das instalações eólicas. Se formos comparar com a transformação causada pelas instalações hidroelétricas e termoelétricas, ela sim transforma POUCO a paisagem. Sobre o som, eu não fazia ideia. 

  • Concordo plenamente com o Marcos que é o único aqui que não esta cego pelo sistema: Moinhos de vento não arrebentam com o solo, não desviam curso de rios, tornam a paisagem mais holandesa e menos "industrial". sim, porque usinas são concretos e turbinas muito grandes que tornam a paisagem mais indústria, mais fabril, ou seja, menos natureza! "orai e vigiai" e parabéns ao Marcos que não se deixa influenciar ! eita Brasilzinho So!

  • A energia eólica é atualmente a segunda forma mais comum de energia renovável, só perdendo para a hidrelétrica. As turbinas, geralmente com dezenas de metros de diâmetro, não poluem e são fáceis de construir. Elas podem ser instaladas tanto em terra quando em mar, mas a produção de energia depende da existência de ventos. Os críticos também dizem que as turbinas prejudicam muito o panorama visual, além do seu alto custo financeiro. A Europa é a região do mundo que mais se aproveita a energia eólica. O Brasil já faz uso da mesma na Região Nordeste, principalmente nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. (Apostila Vestcon MTE 2014).


    Não fazia ideia de que havia esse impacto sonoro.

  • pollyne essa é um a questão típica para engenheiro elétrico...

  • Como assim? Nao entendi, pois o impacto na paisagem é meramente visual, nao interfere no curso da natureza como no caso das usinas.